Ir para o conteúdo

Dito & Feito: SUFRAMA – Bosco Saraiva devolve estabilidade à autarquia

Conhecido por ser de fácil diálogo e habilidade nos bastidores, Bosco tirou a autarquia das manchetes negativas que vimos durante todo o Governo Bolsonaro

Charge de Mário Adolfo

Conhecido pela experiência ao longo de três décadas na política, Bosco Saraiva conseguiu o que se esperava dele para a missão que assumiu no Governo Lula: dar estabilidade à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Conhecido por ser de fácil diálogo e habilidade nos bastidores, Bosco tirou a autarquia das manchetes negativas que vimos durante todo o Governo Bolsonaro. Agora, o cenário se mostra mais próspero.

Números falam mais alto

A produção industrial do Amazonas registrou um aumento de 2,1% ao longo dos doze meses de 2023.

Na comparação entre novembro e dezembro, a pesquisa do IBGE também mostrou que houve um aumento expressivo de 7.4% na produção.

*

Isso  deixou o Estado em segundo lugar no ranking nacional de produção industrial, perdendo apenas para Pernambuco (11,6%).

Peregrinação no PIM

Desde que assumiu a Suframa, em abril de 2023, Bosco achou um jeito diferente de dirigir a autarquia.

Ele implementou um calendário de visitas às fábricas do Pólo Industrial de Manaus (PIM), que hoje tem mais de 400 empresas.

*

Assim, fica mais próximo dos diretores de fábricas, ouve com atenção os pedidos e se estabelece como líder do modelo econômico.

Fala, Bosco

Para o superintendente, o calendário de visitas às empresas é uma  política de aproximação com as diretorias e com os trabalhadores.

*

—  Visitar uma fábrica é uma experiência que precisa ser vivenciada. Por isso, agradecemos a boa vontade das empresas que já participam e das que vão passar a participar desse programa tão importante para mostrar a excelência com que são fabricados os produtos do nosso parque industrial –, explica Saraiva.

Investindo na ZFM

A pujança é visível.

Novos projetos têm sido anunciados para o PIM, como Philco (expansão), Vivo e Moura (implantação). Além disso, a Cal-Comp Indústria e Comércio de Eletrônica e Informática anunciou que produzirá em Manaus estações de abastecimento para carros elétricos e smartphones.

Desconstrução, não!

A vereadora Professora Jacqueline (UB) mostrou que é correta e não é adepta do verbo “ desconstruir”.

Na sessão desta terça-feira (20), quando a maioria dos vereadores da bancada de apoio ao prefeito David Almeida (Avante)  “babavam” o que ele vem fazendo nos ramais  e acusando que “ninguém nunca fez nada”,  vereadora interrompeu e pediu a palavra.

*

— Não é justo descontruir o que outros fizeram. O prefeito David vem fazendo  sim, eu reconheço, mas outros prefeitos também fizeram. Por que descontruir o que já foi feito? – cutucou a parlamentar.

Sabe de nada,  inocente!

Jacqueline lembrou que ela mesmo  já andou e já fez muito pelos ramais da cidade  e que conhece um a um, até a dimensão  de cada um deles.

— Alguns aqui até citam de forma errada a extensão dos ramais. Eu conheço todos e sei o tamanho de cada um – arregaçou Jacque.

Cinema e pipoca...

Entre os dias 22 e 28 de fevereiro, os cinéfilos de plantão vão poder curtir um  filme nas telonas do cinema pagando apenas R$ 12.

A Semana do Cinema acontece em vários cinemas do Brasil e, em Manaus, a pedida é a Cinépolis do Millennium Shopping.

*

Aliás, os cinemas do Ponta Negra tem entre seus diferenciais o conforto e a comodidade em poder estacionar praticamente na porta do cinema.

...a preço de banana!

— E para a diversão ficar completa, os nossos clientes também poderão adquirir o combo de pipoca e refrigerante com o preço promocional de R$ 26 –, informou a coordenadora de marketing do Millennium, Elizandra Xavier.

Procura-se um relator

Presidente da CPI da Braskem no Senado, Omar Aziz (PSD-AM) irá procurar senadores no começo desta semana para definir quem será o relator da Comissão.

As informações são da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.

Chance para todos

Segundo a coluna, a escolha deverá ser feita até quarta-feira (21) pela manhã, quando o colegiado deverá se reunir.

— A decisão ainda não está tomada e todos os senadores que fazem parte do grupo têm condições de assumir a relatoria –,disse  Omar.

Renan rejeitado

Renan Calheiros (MDB-AL), autor do requerimento da CPI, é um dos cotados.

Porém, seu nome enfrenta resistência do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), seu adversário político.

Crime de omissão

CPI foi instalada em dezembro para investigar o afundamento de solo em Maceió provocado pela atividade de mineração da Braskem.

*

A comissão deve apurar eventuais omissões da mineradora no atendimento às famílias atingidas pelo colapso da mina de sal-gema.

Bancada da bala...

Tramitando na Câmara dos Deputados há mais de três anos, o Projeto de Lei 5231/2020, do senador Paulo Paim (PT-RS), estabelece políticas de enfrentamento ao racismo por parte de corporações policiais.

...a serviço do mal!

Segundo a relatora, deputada Reginete Bispo (PT-RS), o projeto não está emperrado por acaso: ele sofre obstrução por parte de frentes parlamentares como as bancadas da bala e evangélica.

Cristão, pero no mucho!

Quem obstrui um projeto de combate ao racismo não pode ser considerado cristão, como os evangélicos pregam que são..

Com certeza não se sensibilizam com cenas como a que aconteceu recentemente em Porto Alegre (RS).

*

Lá, o  motoboy negro Everton da Silva, foi detido pela Brigada Militar, a quem pedia ajuda após ter sido atacado a golpes de faca por um agressor branco.

Bodó vai ao shopping

Do Tambaqui ao Bodó, os produtores estão levando filés das sete espécies mais procuradas pelos amazonenses para oferta a preços populares na Feira de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), no Shopping Ponta Negra.

*

Filés de Tambaqui, Dourado, Surubim, Filhote, Pirarucu, Aruanã e o Bodó são as espécies que terão incremento de carga para disponibilizar aos consumidores.

ÚLTIMA HORA

Bolsonaro vai permanecer calado na Polícia Federal

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) enviou uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira, 20, para que o ex-presidente não precise comparecer ao depoimento marcado na Polícia Federal para a próxima quinta, 22.

Segundo o pedido, Bolsonaro permanecerá calado durante a oitiva, por isso, não precisaria comparecer. Este é o segundo pedido da defesa para que haja mudanças no depoimento. Na segunda-feira, 19, o ministro Alexandre de Moraes rejeitou a proposta de que fosse adiado o depoimento à PF.

*

O depoimento marcado para esta quinta acontece no âmbito da investigação deflagrada na Operação Tempus Veritatis, que apura tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

ORGULHO

Documento único: Agora o que vale é o CPF. Se tiver limpo, claro

A nova Lei do CPF, Cadastro de Pessoas Físicas, entrou em vigor. A partir de agora, órgãos públicos não poderão mais exigir outros documentos no preenchimento de cadastros e você não precisará mais guardar um monte de número de documentos na cabeça. A Lei 14.534/23, dispensa outros números de identificação, como RG, PIS e número da carteira de trabalho. Agora, só é preciso informar o número do CPF para pedir serviços públicos. O decreto, sancionado em 2023 pelo presidente Lula, o decreto determina que o CPF será o único número único para identificação dos brasileiros.

VERGONHA

Está na hora do  Procom-AM fazer uma nova ação fiscalizadora aos postos de combustíveis de Manaus,qu continuam sendo acusados de cartel. Acontece que a Petrobrás anuncia redução no preço do combustível nas refinarias, mas essa redução não chega à bombas.  De acordo com as denúncias, as empresas continuam estabelecendo preços parecidos para evitar a concorrência. Esta prática, todos sabem, é  é proibida por lei.

A prática de cartel é quando as empresas combinam preços, eliminando a concorrência. A lei brasileira classifica a atividade como crime contra a ordem econômica.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes