BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Simone Papaiz participa de reunião com técnicos do Ministério da Saúde


A secretária de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz, participou neste domingo (19) de videoconferência com técnicos do Ministério da Saúde, Hospital Sírio Libanês, Fundação Itaú Unibanco e Congresso Nacional de Saúde (Conas). A reunião envolveu secretários de Saúde dos 26 estados e do Distrito Federal, e nela foram discutidas as principais demandas das unidades federativas no trabalho de enfrentamento ao coronavírus.

O grupo de trabalho faz parte da iniciativa “Todos pela Saúde”, capitaneada pelo Sírio Libanês e Itaú Unibanco, e que tem trabalhado no assessoramento técnico e apoio financeiro aos estados, por meio do Ministério da Saúde. O Banco Itaú anunciou, há algumas semanas, a doação de R$ 1 bilhão para o Ministério da Saúde utilizar no apoio aos estados.

Durante a videoconferência, a secretária Simone Papaiz expôs um panorama da situação do Amazonas frente à pandemia do coronavírus e pontuou medidas que considera importantes para reduzir os impactos do problema, além de demandas prioritárias para o Estado, como a aquisição urgente de respiradores e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“Os Estados têm apresentado as mesmas problemáticas, que convergem para a ausência de EPIs e respiradores pulmonares, devido à dificuldade na aquisição e a preços fora da média de mercado que eram praticados. Além dos recursos humanos insuficientes para o atendimento dos doentes”, afirma ela.

A secretária também, assim como os demais secretários de Saúde, levantou a importância da testagem da população assintomática, o que possibilitaria a liberação do isolamento social para aquelas pessoas que tiveram contato com o vírus, mas se encontram fora do período de transmissão, de forma a retomar o aquecimento da economia.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.