Ir para o conteúdo

Ricardo Nicolau deixa portas abertas para Lula

O pré-candidato ao Governo do Amazonas, Ricardo Nicolau (Solidariedade), não descarta fazer palanque para Lula no Amazonas nas eleições deste ano. O assunto ainda é debatido internamente, mas passa por decisão nacional.

Ricardo Nicolau e Lula
Ricardo Nicolau e Lula

O pré-candidato ao Governo do Amazonas, Ricardo Nicolau (Solidariedade), não descarta fazer palanque para Lula no Amazonas nas eleições deste ano. O assunto ainda é debatido internamente, mas passa por decisão nacional. Isso porque, o senador Eduardo Braga (MDB) ainda não foi anunciado oficialmente como aliado do petista. A campanha de Lula teme que a grande rejeição de Braga nas pesquisas possa surtir efeito negativo nos números de Lula no Amazonas.

Pelo Amazonas

Questionado pelo jornalista Jefferson Coronel se daria palanque ao ex-presidente e líder nas pesquisas, Nicolau disse nesta segunda-feira, 18/07, na rádio Onda Digital, que fará "o que for melhor para o Amazonas" e deixou as portas abertas para marchar com Lula, caso seja necessário.

Solidariedade

Ricardo Nicolau é filiado ao único partido que ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir os incentivos à Zona Franca de Manaus, com sucesso na Justiça.

*

Paulinho da Força, metalúrgico e sindicalista, é atual presidente da sigla e aliado de primeira linha de Lula.

Martelo batido

Lula sela acordo com o MDB e provoca racha no partido de Renan, Eunício e Braga

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (18) com pelo menos dez diretórios do MDB para selar apoio à sua chapa à Presidência da República.

O encontro ocorreu em São Paulo, com a presença de senadores e figurões dos dois partidos.

*

Entre eles o senador do Amazonas Eduardo Braga. Também estava presentes os senadores Ranan Calheiros (MDB-AL), que sempre foi próximo de Lula; Marcelo Castro (MDB-PI), além do ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE).

Sim ao impeachment

Tanto Braga quanto Eunício e Castro haviam se distanciado do PT durante o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), quando otaram SIM.

Acordo

Até agora, os diretórios do MDB que fecharam acordo com o PT são de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Duas vias

Pode-se dizer que grupos do MDB anunciaram apoio a Lula, mas Lula ainda não anuciou apoio nos Estados, como no Amazonas,

Tebet na fogueira

Simone Tebet 

O mais cruel nesse acordo político é que o MDB declara abertamente seu apoio ao Lula, mesmo tenso traído o PT no processo de impeachment de Dilma Rousseff e mesmo tendo uma candidato do partido à presidência: Simone Tebet (MDB-MS).

*

Tebet já foi “Joana D’Arc” na campanha para a presidência do Senado, quando o MDB a mandou para a fogueira. Agora corre o risco de  ser de novo.

Expulsa da motociata

Uma mulher foi retirada de uma motociata do presidente Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira 15, em Juiz de Fora (MG).

Um vídeo mostra o momento em que a manifestante se aproxima do presidente aos gritos de ‘Corrupto” e é contida por homens que, aparente, cuidavam da segurança do ato.

Apesar da facada...

É a primeira vez que o presidente retorna à cidade após sofrer o atentado a faca durante sua campanha presidencial em 2018

...Lula lidera!

As pesquisas eleitorais vêm demonstrando que Lula lidera as intenções de voto em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do País.

Olho nas bombas

Bombas de gasolina são fiscalizadas por equipes da Defesa do consumidor e Pocon

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa e o Procon-AM fiscalizaram postos de gasolina no Sul do Amazonas nesta segunda-feira (18).

O motivo foi  verificar a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) sobre os combustíveis.

*

— Estamos visitando o Sul do Amazonas devido a tantas demandas que chegaram ao CDC e ao Procon relacionadas a não redução do ICMS sobre os combustíveis – explicou o deputado estadual João Luiz,  presidente da comissão.

Gasolina mais barata

Nas últimas semanas, a CDC/ALEAM e o Procon-AM têm fiscalizado postos de combustíveis na capital amazonense. Após as ações dos órgãos dos poderes Executivo e Legislativo, os estabelecimentos reduziram o valor na bomba de gasolina.

O povo quer saber

Delegada Camila Cocconello descarta crime político e é criticada por criminalistas - Foto: Ricardo Almeida/ Divulgação Sesp

Como a delegada da polícia civil do Paraná Camila Cecconello conseguiu concluir em  quatro dias que um crime, cujo assassino gritava "aqui é Bolsonaro", que o assassinato do tesoureiro do PT, Marcelo Arruda,  não teve nada a ver com o Bolsonaro?

É claro que teve

O advogado criminalista e professor de Direito Welington Arruda, do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) disse que ho.uve motivo político, sim.

Segundo ele, não haveria crime se a festa de aniversário da vítima não tivesse como tema o PT.

*

— A discussão se deu a partir de uma questão política. O policial penal federal (Jorge Guaranho) saiu do local onde estava para invadir uma festa com decoração do PT. Não haveria crime se a festa fosse de qualquer outro tema, pois ele (Guaranho) não teria sequer saído de onde estava —, analisou o professor.

Borret em Manaus

Alfredo Borret: obras de arte com tapas de garrafas e bolacha de choppe

Manaus recebe nesta terça-feira (19/7), no Museu da Cidade, a exposição fotográfica do artista Alfredo Borret, carioca considerado um dos expoentes na produção de peças artesanais confeccionadas com tampas metálicas de garrafa e bolachas de chopp.

*

A mostra segue até o dia 18/8, aberta ao público e com entrada gratuita, de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h20, com agendamento prévio pelo e-mail: museu.manaus@gmail.com.

Uma boa causa

De acordo com a Manauscult,  a exposição de Borret é o pontapé inicial do projeto “Reciclarte”, que vai criar um Núcleo de Design e Inovação em Reciclagem.

*

O projeto visa atender jovens entre 18 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social, m Manaus.

ÚLTIMA HORA

VEXAME – Bolsonaro mente para os embaixadores, ao atacar as urnas eletrônicas

Em mais um ato de desespero diante de uma iminente derrota eleitoral em outubro, Jair Bolsonaro voltou a mentir sobre o integridade das urnas eletrônicas, nesta segunda-feira (18), durante reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada. O extremista de direita subiu o tom em perigoso ataque às instituições, em especial o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele utilizou-se da transmissão da TV Brasil, uma rede pública, para desferir mais um ataque aos ministros  Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, do STF. Bolsonaro protagonizou um novo vexame internacional ao voltar a requentar fake news disseminadas em 2021, quando, duramente uma de suas lives, ele apresentou inquérito da Polícia Federal sobre um suposto ataque hacker ao TSE para fraudar as eleições de 2018. Ocorre que a PF nunca informou o tribunal sobre alguma ocorrência de fraude no pleito.

*

“O próprio TSE encaminhou à Polícia Federal as informações necessárias à apuração dos fatos e prestou as informações disponíveis. A investigação corre de forma sigilosa e nunca se comunicou ao TSE qualquer elemento indicativo de fraude”, destacou o tribunal, em nota.  O TSE também sempre fez questão de informar que desde o início de votação por meio de urna eletrônica, em 1996, nunca houve fraude em nenhuma eleição, o que faz do processo um dos mais seguros do mundo. Inclusive porque foi por meio dele que Bolsonaro foi eleito diversas vezes deputado federal, e em 2018.

Orgulho

José Antônio (foto), de 5 aninhos, viralizou nas redes sociais, ao expor na frente da casa onde mora seus brinquedos, para doar a outras crianças. O garotinho vive em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte e comoveu a todos com esse gesto de solidariedade. A mãe dele, Thaiany Aguiar, garante que foi o menino quem tomou a iniciativa. Para ela, também foi uma grande surpresa ver que o filho, mesmo ainda muito novo, já pensa em ajudar outras pessoas.

— Estávamos arrumando os brinquedos e tinha coisas que ele não utilizava mais e, a partir disso, ele perguntou se poderia juntar para fazer uma doação. Desde pequeno a gente passa pra ele a importância de doar, sempre doamos roupas, calçados, mas brinquedos a gente nunca tinha feito… então surgiu realmente dele –, explicou.

Vergonha

Bolsonaro não quer mais ver Hamilton Mourão na sua frente “nem pintado de verde”. No entanto o general continua bajulando o ex-capitão.  Nesta sexta-feira (15/7) o vice-presidente bloqueou no Twitter o coronel do Exército Marcelo Pimentel. Crítico da adesão de militares ao bolsonarismo, o coronel da reserva disse nesta semana que a “ameaça de golpe” do governo Bolsonaro “envergonha”.

— A ameaça de golpe envergonha. Não há adesão das Forças Armadas para um golpe –, afirmou Pimentel à coluna na última segunda-feira (11/7). Segundo o coronel que passou à reserva em 2018, o discurso bolsonarista de suposto golpe é alimentado por pelo menos quatro generais do entorno do presidente: Paulo Sérgio Nogueira, ministro da Defesa; Walter Braga Netto, provável vice de Bolsonaro; Augusto Heleno, ministro do GSI; e Luiz Eduardo Ramos, auxiliar de Bolsonaro na campanha.

“Grande democrata” o general Mourão, hein?

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes