BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Podcast manauara tira dúvidas sobre Eleições 2020


Como forma de contribuir para um voto consciente, os alunos do curso de Jornalismo da UniNorte – Centro Universitário do Norte produziram uma série especial sobre as Eleições 2020, por meio do podcast ‘Pílula’. O material começa a ser veiculado na próxima segunda-feira, dia 2, às 13h via aplicativos de streaming.
São dez episódios que serão veiculados nas duas primeiras semanas de novembro, de segunda a sexta-feira, às 13h, na reta final da campanha eleitoral. Os episódios vão tratar sobre o que faz o prefeito e os vereadores, ficha limpa, fake news, mudanças causadas pela pandemia do Covid-19, entre outros assuntos. ‘Quais são os candidatos à prefeitura de Manaus?’ é o primeiro episódio da série, que vai apresentar os 11 candidatos com breve biografia e principais propostas.

A ideia partiu da necessidade de esclarecer dúvidas relacionadas ao pleito municipal, como explica a coordenadora do projeto, professora Manoela Moura. “Desde o início da pandemia nós nos preocupamos em levar informação com qualidade que pudesse ajudar a combater as notícias falsas sobre esse momento atípico. Vimos que seria importante também abordarmos sobre as eleições e tratar tópicos que geram questionamentos e merecem ser esclarecidos. Neste caso no meio digital e on-line”, destaca.

Democracia e informação

De acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo, Jonária França, a iniciativa é um ganho tanto para os alunos quanto para sociedade, que passa a ter um espaço voltado para a reflexão a respeito das eleições. “O processo eleitoral é importantíssimo para a democracia. Estamos oportunizando aos nossos alunos, futuros jornalistas, a participarem da cobertura de uma eleição, com a produção de material que visa mostrar a realidade desse processo para a sociedade. É uma forma de mostrar para o nosso acadêmico a importância da democracia. O projeto Pílula é um espaço para o cidadão acompanhar as eleições por meio de conteúdo de qualidade”, ressalta.

Pesquisa e aprendizado

A estudante finalista, Sabrina Rocha conta como produziu o material sobre o fundo eleitoral e a Lei Orçamentária Anual (LOA). “Busquei informações e notícias nos sites da Câmara e Senado e tentei tornar o texto mais explicativo possível. Coloquei informações mais analíticas por lembrar que devemos sempre observar e relatar os fatos, mas também mostrar as discussões que permeiam o assunto a ser falado. A experiência foi ótima, porque fica o aprendizado do que foi pesquisado e discutido”, relata.

Sobre o Pílula

O podcast é uma ação realizada dentro do Projeto Radiofônico Saber Viver, que surgiu no início do isolamento social por conta da pandemia do coronavírus. O conteúdo jornalístico busca tratar de assuntos relevantes do Amazonas e de Manaus. A equipe é formada por 12 alunos desde o 3º até o 8º período, sob orientação da professora Manoela Moura. Com mais de 80 episódios, todo o material é produzido pelos próprios acadêmicos de Jornalismo de suas casas e está disponível no Spotify, iTunes e Google Podcast. Novos episódios de segunda à sexta-feira, às 13h.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.