Ir para o conteúdo

Obras do Prosamim prosseguem na capital e no interior do Amazonas

As obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) para 2020 englobam a conclusão das intervenções em andamento na capital e a expansão do programa para novas áreas da cidade e também no interior do Amazonas. Atualmente, o Prosamim executa obras de saneamento na Bacia do São Raimundo, beneficiando a população dos bairros Aparecida, Centro, Glória, Presidente Vargas, Santo Antônio e São Raimundo, nas zonas sul e oeste da capital. As obras são executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão que administra as ações e projetos do Prosamim, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

As obras de saneamento na Bacia do São Raimundo realizadas pelo Prosamim implantaram, no ano passado, 24 quilômetros de redes de coleta de esgoto e agora se concentram na construção de seis estações elevatórias de esgoto, que serão responsáveis por enviar o resíduo das residências até a estação de tratamento que está sendo construída no bairro do Educandos. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) está localizada às margens da Bacia do Educandos e irá receber e tratar o esgoto de mais de 130 mil pessoas. As obras da ETE estão em andamento e seu status atual é de 25% de execução.

Ainda na capital, o Prosamim vem atuando em frentes de obras nas zonas sul e oeste. Duas das obras na zona oeste estão localizadas no bairro Presidente Vargas, popularmente conhecido como “Matinha”, sendo a primeira para a conclusão da Ligação Viária Luiz Antony (LLA), que é uma via com pouco mais de um quilômetro de extensão e que vai interligar os bairros da zona oeste. A obra também vai facilitar o acesso de quem vai pela avenida Brasil até o Centro da cidade.

As obras da LLA estão com mais de 95% de conclusão e previstas para serem entregues no primeiro semestre de 2020. Essas obras contemplam uma via equipada com praça, ciclovia e iluminação de LED. No local, a construção do Parque Castelhana, localizado no final da LLA e início da rua Luiz Antony, no bairro Aparecida, será uma nova opção de lazer aos moradores da zona sul. O acesso ao parque será pela avenida Constantino Nery, ao lado do Terminal 1, e pela rua Luiz Antony.

A segunda obra no bairro Presidente Vargas é a intervenção na rua Walter Rayol que se encontra em fase inicial com a demolição das casas e a retirada dos entulhos provenientes das demolições. As obras da Walter Rayol incluem a restauração das vias do lugar, o plantio de mudas para recomposição da flora e a criação de espaços para convívio social e práticas esportivas (praças e academia ao ar livre).

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes