BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Manaus encerra participação de conferência em Bangkok com carta-proposta de U$ 200 milhões


Encerrando sua participação na conferência Cidades Resilientes do Banco Mundial, realizada esta semana na cidade de Bangkok, na Tailândia, o prefeito Arthur Virgílio Neto apresentou nesta sexta-feira, 10, uma carta-proposta, no valor de U$ 200 milhões, para dotar com a infraestrutura necessária as comunidades situadas em áreas de risco, como a Nossa Senhora de Fátima, na zona Norte da capital. O recurso também contempla a integração do sistema aquaviário ao transporte coletivo de Manaus.

“Todos os dias de evento nessa conferência organizada e patrocinada pelo Banco Mundial foram muito proveitosos. Falamos sobre parceiras público-privadas, um dos carros-chefe da nossa gestão em Manaus, e as possibilidades de operações de créditos para melhorarmos a resistência da cidade diante aos desastres naturais, bem como para tornar as águas do nosso igarapé do Mindu mais navegáveis, dando um desafogo ao trânsito”, explicou Arthur Virgílio.

O projeto Navega Mindu foi inspirado na experiência bem-sucedida da cidade de Bangkok, que possui um sistema fluvial no rio Chao Phraia com mais de 30 estações de embarque e desembarque de passageiros, sendo algumas conectadas a terminais de ônibus e estações do metrô. As embarcações, que fazem o serviço de transporte regular de passageiros, têm tamanhos variados e transportam passageiros sentados e também em pé.

“Eu acredito que esse modal pode ser integrado ao BRT, que vamos implementar, e ao nosso sistema convencional de ônibus, porque nós temos muitos rios e igarapés navegáveis, como o Mindu e o Rio Negro”, avaliou Arthur.

No primeiro momento, a Prefeitura irá desenvolver um estudo técnico da navegabilidade do igarapé do Mindu para que, no futuro, seja possível criar um sistema de transporte intermodal na capital.

COP23

Na 23° Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP23), o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, realiza palestra sobre os projetos que buscam financiamento do Banco Mundial. O prefeito da cidade Bonn, anfitriã da COP23, Ashok-Alexander Sridharan, convidou o prefeito de Manaus a compor a Cúpula de Líderes Locais e Regionais na discussão global das mudanças climáticas.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.