Ir para o conteúdo

Juíza Jaiza Fraxe libera vacinas para interior do Amazonas; Manaus precisa mostrar plano

O Governo do Amazonas informou que retomará a distribuição das vacinas para o interior. A Prefeitura de Manaus só terá acesso às doses da AstraZeneca quando apresentar plano de vacinação. Por enquanto, a capital pode continuar usando as doses de Coronavac que já tem em mãos para idosos.​

A decisão veio depois do despacho da juíza federal Jaiza Fraxe. De acordo com a magistrada, a suspensão era temporária até a apresentação do plano de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. Manaus ainda precisa se adequar.

Somente nos últimos dias, o Amazonas recebeu 177 mil doses de vacina, mas que continuavam em depósitos da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) por decisão judicial.

“A suspensão no âmbito da cidade de Manaus foi temporária, de sua cota-parte das vacinas sobretudo as AstraZeneca, enquanto não realizado um plano de acordo com as diretrizes do ministério da saúde, o que, segundo documentos dos autos, é provável que já exista, pois é interesse coletivo que haja o mais rápido possível a imunização de todos. Também não foi suspensa a aplicação entre os idosos. Ao contrário, a aplicação neles é urgente e não inclui, nessa fase, os cuidadores, pois que esses prestam serviços em regime de escala em vários estabelecimentos e infelizmente não há doses para todos nesse momento de fila, sendo que a prioridade está clara nos grupos", pontuou a juíza.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes