Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

FVS descarta casos suspeitos de coronavírus no Amazonas


A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) descartou os quatro casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) que ainda estavam sob investigação no Amazonas. Com isso, dos 15 casos investigados, apenas um foi confirmado desde que foram anunciados os primeiros casos suspeitos. Os outros 14 deram negativo, conforme os exames e, nas últimas 48 horas, não houve registro de novos casos suspeitos.

As informações foram repassadas ao governador Wilson Lima, em reunião realizada nesta segunda-feira (16/03), na sede da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), que contou com a participação do secretário de Saúde Rodrigo Tobias e de sua equipe técnica, além da diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto.

Segundo a FVS, a paciente que testou positivo (uma mulher de 39 anos que fez uma viagem recente para Londres) está recuperada e já saiu do período de transmissibilidade da doença. Ela continua em isolamento domiciliar, mesmo não representando mais risco de transmissão. Todas as pessoas que tiveram contato com ela foram monitoradas e nenhuma testou positivo para o Covid-19.

O governador ressaltou que acompanha de perto tudo o que vem acontecendo em relação o novo coronavírus e que as medidas de prevenção e contenção do surto estão sendo tomadas conforme os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda na sede da Susam, Wilson Lima participou de reunião com diretores de unidades de urgência e emergência onde se discutiam estratégias para prevenção e condução de casos.

“Estamos acompanhando tudo o que acontece nesse sentido. No fim de semana estive reunido para tratar com a minha equipe da Secretaria de Saúde e da Fundação de Vigilância em Saúde. Aqui no Amazonas só temos um caso. Os demais casos suspeitos até agora foram descartados e, nas últimas 48 horas, não temos nenhum novo caso suspeito de coronavírus no Estado do Amazonas. É claro que amanhã pode ser uma outra situação. A gente espera que continue assim e que a gente possa diminuir o máximo possível a possibilidade de que isso possa se agravar”, afirmou Wilson Lima.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, confirmou que até o momento não há a circulação do vírus no Estado de forma sustentada, o que significa que não está transmitindo de pessoa para pessoa.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas.