Ir para o conteúdo

Dito & Feito - ZIRALDO – O Menino Maluquinho que o Brasil pra sempre vai amar

Confira a homenagem a Ziraldo e os bastidores da política e eleições que se aproximam.

Charge de Ziraldo
Charge de Mário Adolfo

No sábado triste de abril, Ziraldo partiu deixando um rastro de tinta nanquim num céu de aquarela e um monte meninos Maluquinho, Pererês, Jeremias, Supermães  tristes, mas felizes de terem compartilhado da jornada desse artista genial, de traço impecável, espírito inquieto e   uma criatividade que  nos fazia perguntar “de onde ele tirou isso?” Ziraldo foi ao encontro da lua, para provar de vez que ela é Flicts!

A caminho das estrelas, Ziraldo deixou também uma  multidão de “ órfãos do Pasquim, criado em 1969, pouco depois do AI-5, o decreto que recrudesceu o ímpeto autoritário da ditadura, com cassações, prisões e perseguições implacáveis, foi um sucesso imprevisto. Agora, com o adeus de Ziraldo,  o único fundador de O Pasquim vivo é o cartunista jaguar, uma vez que Sérgio Cabral (não o governador, mas  o jornalista honesto , seu pai), infelizmente, está fora do ar, com Alzhaimer. Já tomaram o caminho das estrelas e devem estar festejando o reencontro com o cartunista  mineiro Millôr Fernandes, Henfil, Paulo Francis, Tarso de Castro e Ivan Lessa.

Time de cartunistas

O hebdomadário – como era chamado o nanico –,  que enfrentou os anos mais difíceis da ditadura militar sem perder o bom humor,  abrigou o maior time de cartunista do país, entre eles craques  Jaguar, Fortuna, Henfil, Claudius e Millôr Fernandes e o próprio Ziraldo.

*

Foram eles que enfrentaram os anos de chumbo da ditadura tendo como arma apenas  papel, lápis, caneta, nanquim, irreverência e deboche.

Censura e cadeia

Foi o único jornal que, apesar de nanico, bateu de frente com os  generais mal humorados do regime militar. Por conta disso,  em outubro de 1970, quase  toda a redação do jornal foi presa.

Doses de inspiração

O Pasquim era tão irreverente que não raro se vê na redação  jornalistas trabalhando com um copo de whisky ou de uma boa cachacinha ao lado da máquina de escrever.

*

Exemplo dado até mesmo pelo chefe de redação e também  durante as famosas entrevistas, onde bebia entrevistadores e os entrevistados.

No cangote

Na corrida para a prefeitura de Manaus, cuja campanha só deve pegar fogo mesmo depois do boi de Parintins, o pré-candidato Am0on Mandel (Cidadania( continua colado no cangote do prefeito David Almeida, provável (Avante)  candidato à reeleição.

*

De acordo com pesquisa divulgada pelo portal AM Post. David  tem 29,1% das intenções de voto e Amom  tem 25%.

Direita ainda patina

O candidato de extrema-direita Alberto Neto (PL), mesmo s endo o xodó de Bolsonaro, não passa dos 12,3%, enquanto  o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), com o apoio do governador Wilson Lima,  patina nos 10%.

Na lanterna

Lá atrás a coisa parece estar embolada na lanterna.

Na sequência, aparecem Wilker Barreto (Mobiliza), com 2,3%; Maria do Carmo Seffair (Novo), com 1,0%, Israel Tuyuka (PDT), com 0,9% e Anne Moura (PT), com 0,7% das intenções de voto.

Fim de prazo para eleitoral

O prazo final para regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais terminou nesta segunda-feira (8).

*

Depois dessa data, esses serviços ficarão indisponíveis, pois a Justiça Eleitoral passará a se dedicar a organização das eleições municipais.

Biometria é fundamental

Quem for tirar o título pela 1ª vez precisa ir a um cartório eleitoral para coletar a biometria, que é gratuita.

Esse cadastro evita que uma pessoa vote no lugar de outra e permite identificar se um eleitor tem mais de um registro eleitoral.

Esbanjando otimismo

O senador Eduardo está otimista que em relação à aprovação da regulamentação da reforma tributária, da qual foi relator no ano passado, até o fim do ano.

— A regulamentação da reforma está no topo da agenda nacional –, garantiu durante o debate “Rumos 2024”, promovido pelo jornal Valor Econômico em São Paulo

.

Uma eleição no caminho


No entanto, o senador admite que  a tramitação dos dois projetos de regulamentação poderá enfrentar um complicador no segundo semestre: as eleições municipais.

—  A disputa eleitoral mobilizará as forças políticas nacionais e partidárias, o que pode contaminar o debater de uma matéria tão sensível como essa –, alertou.


Paga e não bufa!

O imbrochável  Jair Bolsonaro (PL) reclamou nesta segunda-feira, 8, da multa que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou a ele pelo caso de importunação a uma baleia jubarte em junho 2023.

Ciro mau caráter

A Bancada Feminina do Senado Federal solicitou um voto de repúdio contra o ex-presidenciável e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), por falas contra a senadora cearense Janaína Farias (PT), recém-empossada.

Desrespeito à dignidade

O documento foi assinado por 14 senadoras e foi entregue nesta segunda-feira, 8, ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD).

*

Elas argumentam que as falas de Ciro violam os princípios de respeito e dignidade e configuram-se em violência política de gênero.

“Assessora de cama”

Em entrevista na última semana, Ciro criticou o fato da parlamentar estar assumindo uma cadeira no Senado Federal, questionando a capacidade dela estar no cargo. Chegou a dizer que Janaína é "assessora para assuntos de cama" do ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

*

— Ela só fez serviço particular do Camilo, e serviço particular, assim, é o harém, são os eunucos, são as meninas do entorno. Ela sempre foi encarregada desse serviço –, chegou a dizer Ciro Gomes.

Ah, como sou perseguido!

O ex-presidente classificou a punição como uma “perseguição sem fim”.

A multa de R$ 2.500, registrada no início do mês, descreve a infração de “molestar de forma intencional espécime de cetáceo em águas jurisdicionais brasileiras”.

*

A situação ocorreu em um passeio de jet ski em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, em que Bolsonaro se aproximou do animal com o motor ligado.

ÚLTIMA HORA

XANDÃO MANDA INVESTIGAR MUSK – Ações do milionário  e da plataforma X representam uma afronta à soberania do Brasil

Após ameaças e ataques do bilionário Elon Musk, proprietário da plataforma X (antigo Twitter), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um novo inquérito para investigar as condutas do empresário. Além disso, incluiu Musk entre os investigados no inquérito já em curso sobre as milícias digitais.

Moraes também ordenou que a plataforma X cumpra todas as ordens judiciais brasileiras e estabeleceu uma multa de R$ 100 mil para cada perfil reativado irregularmente por Musk. O ministro alegou ter identificado indícios de obstrução de Justiça e incitação ao crime nas ações de Musk nos últimos dias.

*

Musk criticou publicamente as decisões de Moraes neste sábado (6) e ameaçou reativar os perfis de usuários bloqueados pela Justiça. Para Moraes, as ações de Musk e da plataforma X representam uma afronta à soberania do Brasil e reforçam a conexão com atividades criminosas.


ORGULHO

Ziraldo: a partida do cartunista comoveu o Brasil

No Brasil inteiro pipocaram manifestações de carinho e admiração por Ziraldo, que nos deixou no sábado (6).  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um dos que lamentou a morte do pai do Menino Maluquinho. Ele afirmou que Ziraldo foi um dos maiores expoentes da cultura, da imprensa, da literatura infantil e do imaginário do país.

—  O Menino Maluquinho, seu personagem mais conhecido, povoou mentes e a imaginação de crianças de todas as idades em todas as regiões. Um livro que virou filme, peças, pautou músicas e vem sendo passado de pais para filhos como sinônimo de inocência, curiosidade e beleza, além de um olhar esperançoso em relação aos imensos potenciais do mundo em que vivemos –, disse o presidente.

Para o presidente são inúmeras e diversas as contribuições de Ziraldo, seja com a Turma do Pererê, em seu trabalho à frente do Pasquim, nos anos da ditadura, em livros inesquecíveis, como Flicts, e num extenso trabalho em revistas e jornais brasileiros.

—  Na defesa da imaginação, de um Brasil mais justo, com democracia e liberdade de expressão. Nesse momento de imensa tristeza, me solidarizo com os familiares, amigos, parentes e fãs de Ziraldo –, acrescentou Lula em rede social.

VERGONHA

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados vai analisar nesta quarta-feira, 10, a manutenção da prisão preventiva do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), suspeito de ser um dos mandantes dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O relator do caso, deputado Darci de Matos (PSD-SC), defendeu, no mês passado, que Brazão continue preso.

Antes do pedido de vista coletivo que adiou a votação para esta semana, o relator afirmou que o deputado obstruiu a Justiça ao comprometer as operações policiais que apuravam as execuções e, por isso, deve continuar preso, conforme determinou o Supremo Tribunal Federal (STF).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes