Ir para o conteúdo

Dito & Feito: WILSON LIMA – “Amazonino foi um dos maiores líderes políticos do Amazonas!”

Mesmo tendo imposto duas derrotas ao ex-governador Amazonino Mendes, o atual governador Wilson Lima reconheceu os méritos do adversário político

Mesmo tendo imposto duas derrotas ao ex-governador Amazonino Mendes, morto neste fim de semana, o atual governador Wilson Lima, de forma civilizada e republicana, reconheceu os méritos do adversário político.

— Entrei para a política fazendo críticas e buscando, em grande parte das vezes, sempre ser um contraponto ao que ele e seu grupo político foram e representaram para o nosso Estado. Mas uma coisa é inegável: Amazonino foi um dos maiores líderes políticos da história do Amazonas –, admitiu o governador.

Wilson Lima já entrou na política, em 2018,  pegando pela frente Amazonino um campeão de votos, experiente  e dono de um carisma que o elegeu várias vezes. A disputa foi decida em 2ֻº turno, Lima derrotou o gigante com 58,5% dos votos válidos. Em 2022, voltaram a duelar na urnas. Mas dessa vez o Negão não avançou e ficou em 3º lugar. Wilson disputou o 2º turno com Eduardo Braga (MDB) e mais uma vez saiu vitorioso. Era o fim de um ciclo, que havia começado em 1982 com Gilberto Mestrinho, cacique do MDB que lançou Amazonino ao nomeá-lo Prefeito de Manaus.

Luto decretado

Wilson decretou luto oficial por 7 dias em todo o Estado. Já o prefeito David Almeida decretou luto oficial na cidade de Manaus por cinco dias, em memória de Amazonino Mendes.

Crenado em São Paulo...

Até a tarde desta segunda-feira (13) a família de Amazonino ainda não havia decidido se ele seria cremado em São Paulo ou seria transportado para um velório em Manaus, onde com certeza receberia o adeus emocionado de seus eleitores, principalmente da população pobre por quem  ele tanto lutou.

...Ou adeus em Manaus?

A assessoria do ex-governador informou que o  corpo deve ficar cerca de três dias em São Paulo para ser embalsamado.

E só depois desse processo será decidido se o corpo se corpo será cremado na capital paulistana ou em Manaus.

Predestinação

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, lamentou o falecimento de Amazonino.

Para o deputado, o Brasil perde um relevante homem público com a morte de Amazonino Mendes.

*

—  O nome de batismo já indicava sua predestinação para se tornar um dos filhos mais ilustres do Amazonas ao ocupar, por mais de uma vez, o cargo de governador, além de ter sido senador e prefeito de Manaus – disse Pacheco.

Amazonas era a pauta

Pacheco disse ainda que Amazonino caracterizou a sua vida pública por diversas iniciativas que proporcionaram um vigoroso crescimento econômico e social do Amazonas.

—  Presto meus sentimentos aos familiares, aos amigos e aos admiradores.

Barbalho lamenta

O governador do Pará, Jader Barbalho (MDB-PA) escreveu em suas redes sociais que recebeu a notícia da partida de Amazonino com “tristeza”

—  Com tristeza recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de Manaus e ex-governador do Amazonas Amazonino Mendes, com quem convivi por muitos anos na vida pública. Minha solidariedade à família e amigos –, afirmou Jader Barbalho (MDB-PA).

Filhos do Juruá

O conterrâneo do ex-governador, senador Plínio Valério (PSDB-AM), também nasceu em Eirunepé, a terra natal de Amazonino.

Segundo o senador tucano, o conterrâneo entrou para a história do Amazonas e marcou a vida dos amazonenses pelo seu trabalho.

— Nascido também em Eirunepé, compartilhávamos o amor pela calha do Juruá.

Barcos diferentes

No entanto, Valério fez questão de registrar que, na política, “navegamos quase sempre em barcos diferentes”.

— Mas sempre no mesmo rio. Compartilhava com ele o amor pelo Amazonas, que sempre foi o combustível de sua luta.

Anos rebeldes

No auge do movimento estudantil no Amazonas, o hoje sernador Omar Aziz (PSD-AM) conheceu Amazonino Mendes, então em seu primeiro mandato de governador.

Amazonino gostou do entusiasmo, da ousadia, da bandeira política  e  da ousadia de Omar, então militante do PCdoB, e trouxe para o seu lado.

*

— Fomos aliados e já estivemos em lados opostos, como determina a democracia. O respeito e a admiração sempre foram marca dessa relação. Aos amigos e familiares, em nome do filho Armando, meus sentimentos de solidariedade neste momento de profunda dor –, disse Omar, que entrou na política pelas mãos de Amazonino.

Como uma bússola

O líder do MDB no senador, Eduardo Braga, disse que a trajetória de Amazonino “permanecerá para sempre como uma bússola para quem alimenta o genuíno propósito de servir a população.

— Especialmente a menos favorecida, a que habita as periferias das metrópoles e os rincões mais distantes da Amazônia.

Fonte de inspiração

Braga, que chegou á prefeitura no grupo político de Mazoca,  lembrou que esteve em campos opostos a Amazonino em “outros momentos”.

—Mas sempre primando pelo respeito e partilhando de um imenso amor pelo nosso estado. Suas vitórias, suas derrotas, seus acertos e erros são fontes inesgotáveis de inspiração.

Leite quer Pelé herói

Entre os 20 primeiros projetos de lei apresentados na Câmara nesta legislatura, quatro tratam de um assunto comum: a inclusão do nome de Pelé no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria.

*

Autor de outro desses projetos, o deputado Sidney Leite (PSD-AM) defende o nome do rei no Livro  dos Heróis.

֫— Trata-se de uma homenagem ao grande brasileiro e grande homem que tão bem honrou e representou o Brasil – justifica o amazonense”.

Golpista em fim de carreira

Aécio Neves andou falando al da ex-presidente Dilma e levou uma do olho da presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Para a petista, a fala de Aécio Neves sobre ida da presidenta Dilma pra China é desrespeitosa e desprezível.

— Golpista em fim de carreira, devia se envergonhar da crise em que ajudou a mergulhar o Brasil. Dilma nos orgulha! –, disse Gleisi.

Cospe pra cima

Aécio ironizou a possibilidade de a ex-presidente Dilma Rousseff assumir a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

*

— Que o PT e o presidente Lula não queriam a ex-presidente Dilma por perto, nem na campanha nem no governo, era sabido por todos. Mas enviá-la para Xangai [sede do banco] com tantas boquinhas mais próximas chega a ser cruel –, xavecou.

Me dá um dinheiro aí!...

Realmente, Aécio adora chamar todo mundo de ladrão, quando ele não tem  e nunca teve nada de “ honesto”.

O neto de Tancredo Neves – que deve estar rolando na sepultura –, é aquele que  foi gravado pelo dono do frigorífico JBS Joesley Batista, pedindo a ele R$ 2 milhões.

*

No áudio, com duração de cerca de 30 minutos, o ex-presidente nacional do PSDB justifica o pedido dizendo que precisava da quantia para pagar sua defesa na Lava Jato.

Pego com a boca na botija

O ex-senador pode ter esquecido, mas a gente não.

O parlamentar foi  denunciado pelo Ministério Público Federal de receber R$ 2 milhões do então presidente da J&F, Joesley Batista, em 2017, quando ocupava o cargo de senador.

Propina na mala

A propina foi entregue a Aécio em dinheiro vivo em quatro parcelas, foi levada dentro de malas de São Paulo até Minas Gerais.

A maior parte dos pagamentos foi flagrada e filmada pela Polícia Federal durante as investigações.

Quase cassado

Em fevereiro de 2022, o Ministério Público Federal (MPF) reforçou o pedido de condenação do deputado federal Aécio Neves pelo crime de corrupção passiva.

E chegou a requerer que Aécio perdesse o atual mandato de deputado federal.

Perguntar não ofende

Ao reavivar a memória, alguém ainda acha que Aécio neves tem mortal para falar em Dilma?

Nana, nina, não!

A Agrocortex, empresa do setor madeireiro do grupo espanhol Masaveu, tentou comprar a Fazenda Novo Macapá.

Mas imediatamente o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) emityiu documento considerando nula a compra e exploração da Fazenda.

*

O documento foi Assinado em dezembro, o ofício apontou indícios de que a empresa tentou evitar restrições das leis brasileiras à compra de terras por estrangeiros.

Maior que São Paulo

O terreno na Amazônia tem 190 mil hectares, mais do que a cidade de São Paulo, e fica no Acre e no Amazonas.

O Incra apura se houve compra camuflada de terras brasileiras por empresas estrangeiras sem a autorização do órgão ou do Congresso.

ÚLTIMA HORA

Agora tem comandante

General garante que todos os militares que participaram de atos golpistas serão punidos

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, disse a interlocutores que os militares envolvidos por dolo ou omissão nos atos golpistas do dia 8 de janeiro, que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, serão punidos. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Paiva teria dito que a instituição “está conduzindo apurações internas, além das que devem ocorrer na Justiça” e que “a regra será não poupar ninguém”. Apesar da afirmação, Paiva teria ressaltado que as investigações conduzidas pelos militares serão feitas discretamente, uma vez que a legislação determina o sigilo das apurações e para evitar a exposição de quem eventualmente venha a ser considerado inocente das acusações.

*

“Na Justiça, há um cenário de incerteza sobre as ações envolvendo militares, que pode resultar em atrito do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), relator das investigações no STF, Moraes tem afirmado a pessoas próximas que pretende manter todos os casos na corte, ou seja, na Justiça comum”, ressalta a reportagem. Inicialmente, integrantes do governo avaliavam que os casos deveriam ficar sob competência da Justiça Militar, mas a posição contrária de Moraes Teria resultado em uma reavaliação do entendimento.

ORGULHO

Terrorista bolsonarista quebra o relógio do século XVII, mas a peça será restaurado

Destruído por um vândalo na invasão ao Palácio do Planalto, em janeiro, o relógio raro do século XVII (17), peça da coleção histórica brasileira, vai ser restaurado por especialistas com experiência em obras centenárias e com ajuda do governo da Suíça. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, disse que a Embaixada da Suíça se ofereceu para intermediar o conserto da peça, feita pelo famoso relojoeiro francês Balthazar Martinot. A oferta partiu do embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri.  “O embaixador ofereceu uma ação de recuperação do relógio porque tem empresa de restauradores com experiência nesse tipo de reforma que é centenária. Será, segundo eles, uma honraria e uma manifestação em favorecimento à democracia”, disse a ministra.

VERGONHA


O brutamonte bolsonarista Daniel Silveira corre o sério risco de apodrecer na cadeia, abandonado pelos seus comparsas e totalmente endividado. Um dia após perder sua imunidade parlamentar, o ex-deputado federal pelo PTB do Rio de Janeiro foi preso em Petrópolis, na quinta-feira (2), por descumprir 175 vezes medidas cautelares definidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Poucas horas depois, o troglodita ainda foi dedurado friamente pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES) de participar numa patética trama golpista juntamente com o ex-presidente fujão. Na sentença que determinou originalmente a sua detenção, Daniel Silveira foi acusado pelo ministro Alexandre de Moraes de violar várias cautelares – como o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de utilizar suas redes sociais e a concessão de entrevistas. Por essas violações, o ex-parlamentar já acumula multas de quase R$ 4,4 milhões, segundo balanço feito pelo STF em 15 de dezembro.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes