Ir para o conteúdo

Dito & Feito: vozes da seca

Cerca de 500 mil pessoas podem ser impactadas até outubro e governador alerta Brasília

Charge de Mário Adolfo.

O Amazonas enfrentará uma seca histórica nas próximas semanas. A estiagem deve impactar a distribuição de água e alimentos, pois grande parte do transporte de itens essenciais é feita por meio dos rios.

O governador do estado, Wilson Lima (União Brasil), estima que cerca de 500 mil pessoas podem ser impactadas até outubro. Para enfrentar a seca e mitigar os impactos, o governo tem se reunido com órgãos e ministros para traçar estratégias. Na terça-feira (26/9), o governador viaja para  Brasília após o governo federal convocar uma reunião de emergência. Além de Wilson, participarão do encontro o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), além de deputados e senadores dos estados.

Situação de emergência

Até o momento, 15 municípios decretaram emergência ambiental, outros 40 estão em alerta. Estima-se que o Amazonas vai precisar de aproximadamente R$ 100 milhões para colocar as ações emergenciais em prática.

Antes de acontecer

Wilson Lima disse que o Estado montou uma rede de informação e de dados que antes o governo do Amazonas não tinha e começaram a ser compiladas a partir de 2019.

— Então, hoje a gente pode trabalhar de forma preventiva e de forma mais assertiva –, explicou o governador.

Mura apoia potássio

E por falar em Wilson, o encontro do  governador com  lideranças indígenas da etnia Mura, que vivem em Autazes (a 112 quilômetros da capital), manifestaram apoio ao avanço na exploração do potássio no município.

*

A reunião aconteceu nesta segunda-feira (25/09), na sede do Governo do Amazonas, com a participação de representantes da Potássio do Brasil, deputados e secretários estaduais.

Nova matriz

Segundo o governador, o apoio do povo Mura é importante não apenas para o desenvolvimento do município de Autazes, mas para o Amazonas, com a possibilidade de consolidação de uma nova matriz econômica para o estado.

*

— Esse é um passo fundamental e eu considero o passo mais importante, que é o processo de consulta ao povo Mura sobre essa atividade da exploração do potássio no município de Autazes – , destacou o governador.

Sujeira do Moro

Toda a sujeira de Sérgio Moro tinha sido jogada para baixo do tapete, começa a ser jogada para o meio da sala agora.

O corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, determinou a instauração de uma reclamação disciplinar contra o ex-juiz para apurar o repasse de R$ 2,1 bilhões à Petrobras, atendendo a interesses da força-tarefa.

Inelegível

A investigação contra Moro tem potencial de torná-lo ficha suja e inelegível.

Além do procedimento disciplinar no âmbito do CNJ, também deve haver uma investigação conduzida pela Polícia Federal.

Sobrou pra ela

A juíza federal Gabriela Hardt, que também gerenciou a Lava Jato. também é alvo da reclamação do CNJ.

A decisão do corregedor se baseia em um relatório preliminar da correição realizada pelo CNJ na 13ª Vara Federal de Curitiba e na 8ª Turma do TRF-4, que tem relação com a Lava Jato.

Crítica injusta

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, viajou de Brasília a São Paulo em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para assinar uma ação do governo federal que tem por objetivo combater o racismo no esporte.

Ministra não mentiu: Silvio Almeida (Direitos Humanos), Anielle Franco (Igualdade Racial), Ednaldo Rodrigues (CBF) e André Fufuca (Esportes) na assinatura do protocolo de intenções para promoção da igualdade racial e do combate ao racismo no esporte

Flamenguista

No entanto, os parlamentares bolsonaristas caíram de pau, acusando a  irmã de Marielli de viajar pra assistir à final da Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo no Morumbi neste domingo, 24.

Anielle é flamenguista.

Escolha da final

O uso do avião da FAB gerou críticas nas redes sociais de parlamentares da oposição.

O Ministério da Igualdade Social informou em nota enviada ao Poder360 que a final da competição havia sido escolhida para a data da ação pelo alto número de pessoas presentes e pela audiência, independentemente de quais clubes jogariam.

O Bozo podia, né?

Engraçado é que o governo Bolsonaro, o ex-presidente usava e abusava dos voos nos aviões da FAB, onde até cocaína era transportada, e ninguém falava nada.

No sufoco

Levantamento “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil”, realizado pela Serasa em parceria com a Opinion Box, mostra que 85% das pessoas dizem ter passado por situações de desequilíbrio financeiro nos últimos 12 meses.

*

A maioria delas afirma que se complicou porque gastou mais do que pretendia no mês (21%).

Parcela aí!

A pesquisa aponta ainda que hábitos como renegociar pagamento de alguma dívida (20%) e parcelar a fatura do cartão de crédito (20%) também são comuns entre os consumidores do país.

Durango Kid

Já o  desequilíbrio financeiro dos brasileiros é observado ainda em outras situações. 19% contam que já atrasaram o pagamento da fatura do cartão de crédito por não ter como pagar no momento.

*

Já  16% apontam que optaram por pagar uma dívida em relação à outra, pois não tinham como liquidar ambas.

Lula de máscara

Lula: uso de máscara com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Mihn Chinh.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (25), no Palácio do Itamaraty em Brasília (DF), o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Mihn Chinh.

*

Um detalhe da reunião entre os chefes de Estado, para além das conversas e dos acordos, no entanto, chamou a atenção: o presidente Lula estava usando uma máscara de proteção, como aquelas que foram obrigatórias durante a pandemia do coronavírus.

Antes da cirurgia

Nas redes sociais, algumas pessoas manifestaram preocupação.

O motivo para Lula ter usado máscara de proteção, entretanto, tem apenas caráter preventivo.

*

Seguindo recomendações de sua equipe médica, Lula utilizou o acessório para se proteger de doenças respiratórias até a realização de sua cirurgia no quadril, marcada para a próxima sexta-feira (29).

ÚLTIMA HORA

Bolsonaristas invadem campus da Unifesp e destroem mural de Mariellle

Dois homens bolsonaristas invadiram o campus de Osasco da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na última quarta-feira (20), e destruíram um painel que fazia parte da instalação “Unifesp mostra sua arte”, que tinha imagens da vereadora carioca Marielle Franco, assassinada em março de 2018.

Usando tinta branca, os bolsonaristas pintaram os murais da instalação. Quando os alunos do curso de Relações Internacionais notaram, todo o mural já estava coberto de branco.

— Eles indagaram que, se havia imagens de personalidades ali, porque não havia ali uma imagem do [ex-presidente] Jair Bolsonaro –, conta o professor Rodrigo Medina Zagni, chefe do Departamento de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política da Unifesp.

*

Os autores da depredação do patrimônio da universidade confessaram em suas redes sociais que pintaram os murais e atacaram as personalidades homenageadas na instalação. “Alguém avisa que a Marielle morreu”, fala um dos bolsonaristas, antes de pintar o mural. Uma semana antes, os dois homens estiveram no campus de Guarulhos da Unifesp. Porém, não conseguiram vandalizar as dependências da universidades, pois foram impedidos por alunos. Entre os alvos, estava uma pintura do rosto do filósofo Karl Marx.

ORGULHO

Ao ser homenageado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com a Ordem do Mérito, no Grau Grã-Cruz, o padre Júlio Lancellotti chamou um homem em situação de rua para receber a medalha ao lado dele. O padre convidou o instrumentista Emerson Silva Pavão para receber a medalha, na cerimônia realizada na Capela São Judas Tadeu, na Mooca, em São Paulo. O músico está em situação de rua e toca na igreja em que o religioso celebra a missa. Padre Júlio Lancellotti, de 74 anos, recebeu o título concedido a pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao país e aos brasileiros na área da Justiça. O trabalho dele foi reconhecido internacionalmente inclusive pela Unesco.

VERGONHA

Rafael Colombo: gafe na estreia que assustou até a repórter

Rafael Colombo estreou como apresentador do Jornal da Manhã, da Jovem Pan, nesta segunda-feira (25), e um momento de confusão do jornalista viralizou nas redes sociais. Durante uma passagem para uma chamada ao vivo, Rafael agradece a participação de um convidado e se vira para a câmera, para fazer a transição para a próxima chamada. Neste momento, o jornalista diz:

– Seguimos juntos aqui no Novo Dia, da CNN Brasil, tá… perdão! É a força do hábito – e se corrige: “É da Jovem Pan”.

Acontece que, neste momento, a câmera amplia o campo de visão e mostra ao fundo, no telão, uma repórter que se prepara para entrar ao vivo. É então que ela reage ao equívoco do apresentador, sorri e fica com os olhos bem abertos.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes