Ir para o conteúdo

Dito & Feito: Veja quem mandou matar Bruno Pereira e Dom Phillips

Diante das evidências, a PF deu o caso por encerrado, garantiu nesta segunda-feira (23), o superintendente da Federal no estado do Amazonas, Eduardo Alexandre Fontes

Depois de reunir “indícios veementes” , a  Polícia Federal (PF) aponta o traficante conhecido como “Colômbia” como o autor intelectual dos assassinatos do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips na Amazônia em junho do ano passado.   Diante das evidências, a PF deu o caso por encerrado, garantiu nesta segunda-feira (23), o superintendente da Federal no estado do Amazonas, Eduardo Alexandre Fontes.

As investigações chegaram à conclusão de que Rubens Dario da Silva Villar ordenou as mortes de Pereira, de 41 anos, e Phillips, de 57, indicou em coletiva de imprensa o superintendente da PF no estado do Amazonas, Eduardo Alexandre Fontes.

— As investigações estão na fase final, temos indícios veementes que apontam para Colômbia como mandante nesses delitos –, disse Fontes, que qualificou o caso como “praticamente encerrado, 90% concluído”.

Assassinato encomendado

Villar, que está preso desde dezembro, é suspeito de ter liderado uma organização de pesca ilegal no Vale do Javari, região próxima da fronteira brasileira com o Peru e a Colômbia.

*

— É a fiscalização da pesca ilegal que era exercida de forma muito veemente pelo Bruno. Essa fiscalização (…) trazia grandes prejuízos ao grupo criminoso –, explicou o chefe da PF do Amazonas.

O mandante

Entre as provas reunidas pelos investigadores, Fonte citou que Colômbia forneceu àqueles identificados como autores materiais do crime munições e embarcações para a realização de pesca ilegal, e também pagou o advogado de defesa de um dos indiciados pelo duplo homicídio.

Lula limpa a Funai

Após decretar emergência no território yanomami, o governo Lula promoveu mudanças em vários cargos da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).

Em edição extra do Diário Oficial ontem foram publicadas 38 exonerações e cinco dispensas; ocorreu também uma nomeação no órgão.

Militares omissos

Há pelo menos 13 militares entre os demitidos.

As mudanças foram assinadas pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Tragédia Yanomami

image.png

A invasão da Terra Yanomami por garimpeiros ilegais ao longo dos últimos anos provocou ocupação e fechamento de postos de saúde e um caso suspeito de estupro, entre outros crimes.

Imagens não mentem

O governo Bolsonaro escreveu cartas para as entidades internacionais dando garantias de que os yanomamis estavam sendo atendidos e que programas específicos sobre a saúde do grupo tinham sido implementados.

*

O relato do governo, no entanto, contrasta com as imagens que circularam o mundo.

Lamentando o charlatão

O vereador Peixoto (Pros) talvez hoje seja o único político do país a chorar a ausência de Olavo de Carvalho, morto em 24 de janeiro de 2022, aos 74 anos, e  insiste na tese de que ele era um “gênio”  e não um charlatão.

*

— Todo cidadão que ama o Brasil e quer que o país dê certo deveria ler uma obra de Olavo. Suas ideias tem um grande protagonismo nos dias que vivemos e dá uma ideia do que pode vir se tornar –, enfatiza Peixoto.

Geração de extremistas

Na verdade, o autoproclamado filósofo e mentor da mente conturbada do ex-presidente Jair Bolsonaro, difundiu ideias que formaram uma geração de extremistas radicais e foi um dos principais promotores do negacionismo no Brasil. difundiu ideias que formaram uma geração de extremistas radicais  foi um dos principais promotores de teorias conspiratórias no Brasil

Foi ideia dele...

Antes mesmo da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), circulava com bastante frequência nesses grupos um vídeo com imagens de um bloqueio bolsonarista e a voz de Olavo de Carvalho ao fundo, em que ele defendia um golpe militar no país a partir da invasão dos principais edifícios de Brasília.

...A invasão dos Três  Poderes

— Se você tiver um movimento de desobediência civil generalizado, o pessoal cercar o palácio, não deixar senador entrar, não deixar ministro entrar, não deixar juiz entrar, se chegar neste ponto, as Forças Armadas entram — , defendeu Olavo na gravação. A frase foi falada durante uma entrevista, em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade de uma intervenção militar.

Negacionista

Não foi só isso, durante a pandemia de Covid-19, o ex-astrólogo foi um crítico assíduo das medidas sanitárias recomendadas pelos órgãos de saúde mundiais.

Além disso, Olavo de Carvalho minimizou mortes ocasionadas pelo vírus e questionou a eficácia dos imunizantes desenvolvidos para combater a doença. O escritor chegou a afirmar que o Brasil não tinha nenhuma morte por Covid-19.

Só tu mesmo, Peixoto!

Mas atém hoje, tem gente como o vereador Peixoto que acredita no “ herói” e não no enganador que Olavo de Carvalho sempre foi.

Aliás, só Peixoto mesmo porque nem o Bolsonaro que saber mais do ex-guru.

A farra do cartão corporativo

Notas fiscais do cartão corporativo da Presidência mostram que o governo gastou R$ 16,2 mil para bancar a hospedagem de uma equipe de segurança que acompanhou a então primeira-dama Michelle Bolsonaro em uma viagem de lazer a Alagoas.

*

A informação foi divulgada pelo Estadão e as notas fiscais foram obtidas pela agência Fiquem Sabendo via LAI (Lei de Acesso à Informação).

Tour de Michelle

Michelle passeou na região conhecida como rota ecológica do litoral nordestino, em São Miguel dos Milagres, entre 3 e 9 de abril de 2021. As notas se referem aos gastos dos servidores públicos na pousada O Casarão.

Maquiador “mamou”

image.png
A farra do cartão corporativo: Michelle, Damares e o maquiador Augustin Fernandes

Entre os beneficiados com o regalo estava o maquiador e amigo próximo da primeira dama  Michelle Bolsonaro, Agustin Fernandez.

Aliás, na mesma ocasião o maquiador compartilhou registros no Instagram de sua passagem pelo hotel Vila Stature.

*

A acomodação de luxo na cidade que conta com suítes e bângalos com piscina privativa na beira do mar.

Michele achou uma gracinha

Atualmente, as diárias são a partir de R$ 2 mil.

O post, inclusive, foi curtido por Michelle.

Pastel na rua...

Notas fiscais de uma parcela dos gastos do cartão corporativo de Jair Bolsonaro (PL) durante os quatro anos de mandato, avaliadas pela agência de transparência Fiquem Sabendo, revelam um presidente diferente do que era mostrado nas redes sociais.

... Camarão e bacalhau em casa!

O cardápio na residência do ex-chefe do Executivo era, comumente, composto de camarão, bacalhau e corte nobres de carne, alimentos bem mais caros do que o pastel e o espetinho com farinha que ele saboreava nas saídas presidenciais e postava na internet.

ÚLTIMA HORA

Bispos indignados com genocídio  do Povo Yanomami

image.png
Bispos: "Imagens dos corpos esqueléticos de crianças e adultos do Povo Yanomami, resultado das ações genocidas e ecocidas do Governo anterior"

Os Bispos do Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançaram neste 21 de janeiro uma nota de indignação e solidariedade diante da situação que vive o Povo Yanomami. Os Bispos se mostram “estarrecidos e profundamente indignados”.

“Estamos vendo as imagens dos corpos esqueléticos de crianças e adultos do Povo Yanomami no Estado de Roraima, resultado das ações genocidas e ecocidas do Governo Federal anterior, que liberou as terras indígenas já homologadas para o garimpo ilegal e a extração de madeira, que destroem a floresta, contaminam as águas e os rios, geram doenças, fome e morte. Mais de 570 crianças já perderam a vida”, diz a nota.

A Terra Indígena Yanomami (TIY) é a mais extensa terra indígena no Brasil com cerca de 9 milhões de hectares, sendo habitada por cerca de 28.000 indígenas Yanomami, falantes de 6 línguas distintas e divididos em mais de 300 comunidades além de grupos indígenas em isolamento.

*

De acordo com o documento dos Bispos, o garimpo ilegal, com uma presença estimada de cerca de 20.000 garimpeiros, associados a organizações criminosas que configuram o chamado “narco-garimpo, envolvidos em tráfico de drogas, de armas e lavagem de dinheiro, que contam com a cumplicidade de funcionários públicos e o apoio de uma parcela das elites locais, empresários e políticos, mantêm uma relação com a floresta marcada pelo extrativismo predatório.

—  Trata-se de uma atividade que afeta a 273 aldeias yanomami, uma situação ainda mais agravada pelo desmonte das ações de saúde junto às comunidades Yanomami. São milhares de indígenas abandonados sem qualquer assistência num momento de explosão exponencial de doenças provocadas também pela presença dos garimpos, uma situação que atinge sobretudo às crianças e às pessoas idosas, que sucumbem por doenças que tem tratamento.

ORGULHO

-amy-winehouse-1.png
A semelhança da atriz Marisa Abela com Amy Winehouse surpreende produtores

A história da cantora britânica Amy Winehouse será contada no filme “Back to Black”. O período recordado será de 1983 a 2011, e a atriz que interpretará a estrela é Marisa Abela. Além disso, o estúdio que assina a produção é o Studiocanal, em parceria com a Focus Features e a Monumental Pictures. Ainda, a filmagem teve início no dia 16 de janeiro deste ano. Continue lendo e conheça mais sobre a atriz que interpreta Amy no filme.

O portal Só Notícia Boa publicou a  primeira foto do filme sobre a cantora Amy Winehouse e fãs no mundo inteiro ficaram impressionados com a semelhança da atriz Marisa Abela, caracterizada como Amy. A foto foi divulgada na sexta, 20, pelos produtores da cinebiografia ‘Back to Black’ e já deu o tom de como será essa produção tão esperada. Back to Black, que também é o nome de um dos maiores sucessos da cantora, está sendo dirigido por Sam Taylor-Johnson, o mesmo que dirigiu a cinebiografia de John Lennon, O Garoto de Liverpool.

VERGONHA

image.png

Denunciado por uma deputada à Procuradoria-Geral da República (PGR) por ter autorizado exploração de ouro em área vizinha a território Yanomami, no estado de Roraima, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, se esquivou da acusação e apontou como “absurda”. De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, Heleno liberou o assentimento prévio na faixa de fronteira com a terra indígena em 14 de dezembro de 2022, duas semanas antes do fim do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A documentação aponta que a área está localizada em Iracema (RR), a 7,8 km do território Yanomami.

Ainda segundo a publicação, o ex-ministro foi denunciado à PGR pela deputada eleita Luciene Cavalcante (PSOL-SP), que aponta omissão na proteção das terras indígenas e o acusa de incentivar o garimpo na região.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes