Ir para o conteúdo

Dito & Feito - TUDO QUE O MESTRE MANDAR - Seguindo a cartilha de Bolsonaro, Plínio Valério rejeita Fundo da Amazônia

O que Plínio ainda não percebeu é que o Fundo da Amazônia está mais vivo do que nunca

Enquanto ambientalistas e órgãos de preservação ambiental lutam pela volta do Fundo da Amazônia para a defesa da região, o senador do Amazonas, Plínio Valério (PSDB) luta contra.

Em pronunciamento nesta terça-feira (6), o tucano de Eirunepé voltou a defender a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar  “possíveis irregularidades” das Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam na Amazônia. E  acusou  o Fundo Amazônia de ser a peça central “dessa trama”.

— É através do Fundo Amazônia que se dá dinheiro para essa gente, para essas ONGs fazerem esse desserviço ao país. E você brasileiro, você brasileira, é que têm que entender o mal que esse pessoal nós faz!

Pau na Noruega e EUA

Plínio argumenta que foi traçada uma pirâmide das ONGs que atuam no Amazonas, principalmente no Alto Rio Negro, região que abriga 90% do nióbio mundial e onde foram detectadas 372 organizações não governamentais.

*

Segundo ele, no “topo da pirâmide” que financia as ONGs aparecem a Embaixada da Noruega e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

Com derrota de Jair...

O que Plínio ainda não percebeu é que o Fundo da Amazônia está mais vivo do que nunca.

A derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) – apoiado pelo senador amazonense –,   no final de outubro, deverá provocar uma nova injeção de recursos no Fundo Amazônia.

...o Fundo já vem!

Os governos da Noruega e da Alemanha, financiadores da iniciativa, informaram que desejam fazer novos aportes de verba devido à vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

*

Até o momento, os países europeus não detalharam quanto pretendem investir, o que só deverá ser definido com a retomada das negociações.

R$ 3,6 bi já vieram

Mesmo sem esse dinheiro, porém, o Fundo Amazônia já garantiu o desbloqueio de quase R$ 3,6 bilhões, que tinham sido depositados antes do governo Bolsonaro e permaneceram congelados ao longo de toda a a gestão.

IPVA zero para motos

Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2023 a lei que permite zerar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motos de até 170 cm³.

A medida foi promulgada pelo Senado e publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 11 de julho deste ano.

Braga apoia

O projeto passou por alterações através de emendas propostas pelos senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Cid Gomes (PDT-CE).

Moro com a corda no pescoço

De nada adiantou a recaída que o Sérgio Moro teve por Bolsonaro, durante os debates realizados no segundo turno da campanha para a presidência da República.

O PL, partido do presidente,  o senador eleito pelo União Brasi na Justiça, na tentativa de cassar seu mandato de senador.

*

O objetivo é que a ação possa abrir brecha para se realizar uma nova eleição no Paraná e que Paulo Martins, candidato do partido que ficou em segundo lugar, possa ocupar uma vaga na Casa.

Pode ser cassado

A ação, que pede a investigação de supostas irregularidades em gastos e doações antecipadas da campanha do ex-juiz, foi pedida ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) pelo PL estadual, há poucos dias.

*

O caso corre em segredo de Justiça. Segundo integrantes do partido, a medida foi feita pelo diretório estadual, em coordenação com a cúpula do PL, que é presidido por Valdemar Costa Neto.

Bozo me acode

Moro foi eleito para senador pelo Paraná com 33% dos votos.

Paulo Martins ficou em segundo lugar, com 29%.

O ex-juiz tem hoje uma reunião com Bolsonaro no Palácio do Alvorada e a ação contra ele deve ser um dos temas da conversa.

Sacola nunca mais

O deputado Sinésio Campos (PT) apelou para que a Comissão de Defesa do

Consumidor da Aleam (CDC-Aleam) realize ações de fiscalização para o cumprimento da Lei de sua autoria que proíbe a venda de sacolas plásticas e as biodegradáveis com propagandas dos estabelecimentos comerciais.

*

Segundo o deputado, a Casa Civil publicará a sanção no Diário Oficial do Estado (DOE) e, a partir do ato, entrará em vigor.

Violência na escola

O deputado João Luís fez pressão sobre o Requerimento enviado ao Governo do Estado e à Prefeitura de Manaus a respeito da violência nas escolas que, segundo ele, vem aumentando.

Massacre de Realengo

JL justificou que  a situação se dá por causa da crise de saúde mental.

— Tivemos o massacre de Realengo (RJ), em Suzano (SP), deixando uma marca muito negativa na sociedade. Estamos requerendo que haja segurança armada nas escolas, para oferecer mais segurança às crianças, pais e professores”, defendeu.

Voto de confiança a Lula

Em entrevista à CNN, nesta quarta-feira (7), o  senador Omar Aziz (PSD-AM) afirmou que a PEC do Estouro “atende as necessidades do Orçamento para 2023″.

Voto de confiança a Lula 2

Omar, que integra a equipe de transição de governo,

alegou que a proposta “vem da necessidade de se dar uma carta de confiança ao governo que vai se instalar a partir de 1º de janeiro”.

—  Mas prefiro estar discutindo o assunto com o futuro ministro da Economia- disse o senador do Amazonas”.

Nunca fui bolsonarista

Tarcísio de Freitas  já foi do " cordão dos puxas-saco

O quase ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai acabar sozinho. Aos poucos seus apoiadores vão tirando o time de campo. Um deles é o governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que já disse que nunca foi um “bolsonarista raiz” e que não pretende entrar em guerra ideológica no seu governo.

*

— Eu nunca fui bolsonarista raiz. Comungo das ideias econômicas principalmente desse governo Bolsonaro. A valorização da livre iniciativa, os estímulos ao empreendedorismo, a busca do capital privado, a visão liberal. Sou cristão, contra aborto, contra liberação de drogas, mas não vou entrar em guerra ideológica e cultural –, afirmou.

Traíra, eu?

Tarcísio  também defendeu a pacificação do país e se disse contrariado com as críticas que recebe, por vezes, de bolsonaristas.

A mais recente delas, por ter se sentado ao lado do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso que, segundo Tarcísio, é “preparadíssimo e razoável”.

ÚLTIMA HORA

CASAGRANDE COBRA QUINTETO DO PENTA

Nunca se uniram para cobrar as vacinas, para incentivar a vacinação, nem contra o desmatamento e ainda defendem o  reinado do perverso Jair”

Casagrande chamou o quinteto penta-campeão de " papagaios de pirata"

Demonstrando mais uma vez traços da democracia Corinthiana, o ex-craque Casagrande respondeu à postagem de Marcos,  goleiro pentacampeão com a Seleção Brasileira e que fez uma postagem no dia da vitória do Brasil sobre a Coreia do Sul, na segunda-feira. O ex-Palmeiras escreveu, com uma foto de Neymar, "Não precisamos dele não, do Casagrande para o hexa". Casão questionou se o ex-goleiro se uniu a outros companheiros de profissão para cobrar Robinho, condenado por estupro de vulnerável na Itália.

Ainda, chama-o de "bobo da corte" que defendeu o "'reinado' do perverso (Jair) Bolsonaro". Sobre os jogadores que curtiram a postagem de Marcos ou, ainda, se manifestaram de outras formas - Kaká postou uma imagem do quarteto do penta com uma montagem colocando Casagrande -, Casão escreveu que são "covardes" e que "não têm personalidade" ou "coragem de assumir sua própria opinião".

*

Casagrande também cutucou o  quinteto formado por Rivaldo, Kaká, Ronaldo, Cafu e Roberto Carlos, que estão no Catar acompanhando a Copa do Mundo.

— Nunca se uniram para cobrar as vacinas, para incentivar a vacinação, nem contra o desmatamento. Muito menos se uniram em movimentos antirracistas, contra a homofobia, contra a violência sofrida pelas mulheres. Para eles, não são motivos fortes o suficiente para se unirem! –, disparou o ex-comentarista da Globo.

ORGULHO

Joselma, de picolezeira à empresária

Joselma Oliveira , que um dia foi vista passando com um isopor vendendo picolés na feira, nos anos 90, não imaginava que ela se tornaria dona da maior fábrica de sorvetes do Ceará, a Pardal Sua empresa, hoje, se prepara para exportar a marca. A Pardal agora produz 40 mil picolés e 8 mil litros de sorvete por dia. A marca tem lojas em todo o estado e faz parte da memória afetiva dos cearenses. Depois de juntar o dinheiro da venda dos picolésna feira livre em Currais Novos, no Rio Grande do Norte, Joselma decidiu investir tudo na empresa e começou a profissionalizar o negócio. Ela conta que foi buscar conhecimentos mais técnicos, sobre como administrar uma empresa, contratar pessoas e ter um financeiro saudável.

VERGONHA

Eduardo esqueceu que o pai, Jair Bolsonaro, abraçou o presidente peruano Pedro Castillo

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), criticou  o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por já ter cumprimentado o presidente destituído do Peru, Pedro Castillo, quando o político foi declarado vencedor das eleições do país em julho do ano passado. Apesar das críticas, o político brasileiro não comentou que o seu pai também cumprimentou o peruano por sua vitória no pleito e defendeu reforçar laços com o país vizinho. Na manhã desta quarta-feira (7), Castillo anunciou à nação que iria dissolver o Congresso Nacional e instituir um "governo de emergência excepcional" a fim de convocar novas eleições e, posteriormente, mudar a Constituição. Acabou sendo preso porque ninguém apoiou o golpe, nem as forças armadas e nem  Judiciário.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes