Ir para o conteúdo

Dito & Feito: TOQUE DE MIDAS CRIMINOSO – Amazon, Apple, Google e Microsoft compram ouro ilegal da Amazônia

Minério foi adquirido de um refinador italiano, que comprou ouro de uma empresa que o adquire ilegalmente na região da floresta amazônica

A participação das big techs na cadeia do garimpo ilegal de ouro seria por meio da aquisição do metal de uma refinaria italiana, que tem fornecedor na floresta amazônica. A informação está em reportagem publicada nesta segunda-feira (25) pela organização Repórter Brasil. Segundo a reportagem, registros públicos dessas companhias citam a empresa privada italiana Chimet como fonte do ouro usado em seus produtos. Há outras 100 em sua cadeia de suprimentos. O metal é usado em pequenas quantidades em placas de circuito para artigos eletrônicos de consumo. No entanto, nenhuma delas quis comentar o caso.

Relações perigosas

E essa empresa italiana, Chimet, segundo os documentos, compra milhões de dólares em ouro de uma empresa brasileira chamada CHM do Brasil.

Relatório da polícia citado pela reportagem, de agosto de 2021, afirma que Chimet teria comprado R$ 2,1 bilhões (US$ 385 milhões) em ouro da CHM entre 2015 e 2020.

Quem mente?

A CHM,  por sua vez, supostamente adquiriu o metal precioso ilegalmente de garimpeiros.

Mas nega. Por meio de advogado, afirma que todo o seu ouro foi adquirido de maneira legal, e que tem documentação.

PF detona

Documentos  da Polícia Federal apontam que a empresa não estava registrada no Banco Central do Brasil como uma entidade legalmente autorizada a comprar e vender ouro. Tampouco aparece no diretório online do banco central essas entidades.

*

Assim, é ilegal para qualquer pessoa, exceto mineradores e suas associações, comprar e vender ouro no Brasil sem tal registro.

Passando a boiada

A mineração ilegal aumentou no Brasil desde a chegada ao poder do presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2019.

Com seu discurso e ações, estimula a ação de invasores e busca legalizar a mineração em terras indígenas.

*

O garimpo ilegal leva violência, morte e doenças a esses territórios, desmata florestas e polui rios com o uso de mercúrio.

Dirceu em Manaus

O ex-ministro da Casa Civil nos governos do PT, José Dirceu, chegou a Manaus nesta segunda-feira (25) e nesta terça-feira, 26, já seguiu para Itacoatiara e hoje, quarta-feira para Tefé.

Zé Dirceu lança "Memórias" e aproveita para fazer reuniões com lideranças políticas

Memórias do cárcere

Dirceu veio lançar um livro “Zé Dirceu – Memórias”, escrito  quando ele estava na prisão e publicado em 2020.

No relato Dirceu narra sua militância no movimento estudantil, quando foi preso no congresso da UNE em Ibiúna,  seu exílio e treinamento para a guerrilha a ilha de Fidel Castro.

Política na Amazônia

No roteiro amazônico o ex-ministro aproveita para fazer reuniões com lideranças políticas do Amazonas, engajadas na corrida do ex-presidente Lula ao Planalto.

Aras de saia

Um grupo de sete senadores que atuaram na CPI da Covid protocolou nesta terça-feira (26) no STF (Supremo Tribunal Federal) um pedido de abertura de inquérito sobre a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, por suspeita de prevaricação.

Dona negacionista

A vice-procuradora da República é a mesma que, no auge da pandemia, fez um parecer negacionista em defesa de Bolsonaro no qual colocou em xeque a eficácia do uso de máscara para evitar a disseminação do coronavírus.

"A atuação do atual PGR e [a] de seus testas de ferro são claramente políticas. Desde o início de sua atuação evidencia-se uma blindagem ao governo federal", diz o pedido dos senadores.

Blindagem de Bolsonaro: Lindôra teria sido usada como "testa de ferro" de Augusto Aras

Testa de ferro

Na ação, os senadores solicitam a manifestação direta do procurador-geral da República, Augusto Aras, nos casos e dizem que Lindôra foi usada como "testa de ferro" por ele.

“Meiota” aos idosos

O  deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa, apresentou o Projeto propondo o pagamento de meia tarifa por idosos nos estacionamentos pagos do Estado.

*

— A iniciativa já existe em outros estados, mas há a necessidade de uma lei estadual para assegurar que a pessoa idosa usufrua desse benefício que estimula a participação dos idosos na sociedade –, defende o deputado.

Tudo pelo voto

Jair Bolsonaro está fazendo de tudo para virar o jogo e ganhar a eleição.

Além de sair distribuindo dinheiro a torto e a direito, agora está prometendo até estádio para  a torcida do Flamengo.

Vai um estádio aí?

Em evento de agronegócio realizado em São Paulo nesta segunda-feira, o presidente prometeu atender o Flamengo em relação ao desejo do clube de construir o estádio próprio na região do Gasômetro, na região central do Rio.

Bolsonaro garante estádio de olho gordo no voto da torcida do Flamengo

A Caixa banca

Para isso, Bolsonaro revelou que falou com Daniella Marques, presidente da Caixa Econômica, responsável pela administração da área, e com o comando do Exército.

*

— Dani (Daniella Marques), como está a negociação do terreno da Caixa, do Gasômetro, para o Flamengo, que quer construir seu estádio de futebol? Tratamos desse assunto.

Exército no pacote

Bolsonaro lembrou que ligou para o comando do Exército Brasileiro, porque, vizinho ao Gasômetro, tem um quartel do Exército.

— Se for o caso, entra no pacote. Vamos atender ao Flamengo.

Alfinetando Paes

Em seguida, o ex-capitão mandou uma indireta para o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

— Estudo de viabilidade ( para o estádio do Flamengo) está bastante avançado. Sem intermediários. Se aparecer um prefeito aí dizendo qualquer negócio, está mentindo –, xavecou Bolsonaro.

BMW do papai

O Shopping Ponta Negra iniciou nesta terça-feira (26) a campanha de Dia dos Pais (14 de agosto), que vai sortear duas motos BMW, modelos G310R e G310GS, respectivamente. A promoção segue até o dia 21 de agosto.

Sonho de duas rodas

As motos BMW são o sonho de consumo de muitos apaixonados por veículos de duas rodas.

— Chegou a hora de você dar um super brinquedo pro papai. É uma campanha divertida, que tem como propósito tornar essa data especial para pais e filhos –, disse a gerente de Marketing do Shopping, Priscila Furtado.

ÚLTIMA HORA

Saiu a nova Carteira de Identidade. Mas só no Rio Grande do Sul

Mudança: Nova carteira de identidade terá apenas o número do CPF

A nova carteira de identidade começa a ser emitida nesta terça-feira (26) somente com o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país. O documento não terá mais o número do RG (Registro Geral), que deixará de existir. A CIN (Carteira de Identidade Nacional) será emitida primeiro no estado do Rio Grande do Sul. Em agosto, o documento também será emitido no Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná, que participam do projeto-piloto. Já os outros estados terão até março de 2023 para iniciar a emissão do novo modelo.

*

A principal diferença é o número do documento, que, na CIN, passa a ser o do CPF. Atualmente cada estado emite o RG, o que pode possibilitar que um cidadão tenha vários números, um em cada região. Já o CPF é um único registro para todo o país.

ORGULHO

A primeira missão não tripulada da Artemis 1 (foto), já tem data marcada! A Nasa informou que o programa americano com voo de retorno à Lua deve acontecer daqui a um mês, a partir de 29 de agosto. Esse será o primeiro de uma série de voos com os quais os Estados Unidos pretendem voltar à Lua com uma tripulação humana. A agência espacial também informou que quer estabelecer uma presença sustentada na Lua e obter experiências necessárias para planejar uma viagem a Marte. Isso está previsto para os anos de 2030.  Artemis 1 vai viajar ao redor da face oculta da Lua, em uma missão que poderá durar entre quatro e seis semanas, mais do que qualquer espaçonave tripulada já fez sem acoplar.

VERGONHA

Ministério Público do Trabalho (MPT) transformou em inquérito civil a investigação preliminar aberta contra o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães (no traço de Duke) pelas possíveis práticas de assédios sexual e moral. No despacho, o procurador Paulo Neto, do MPT no Distrito Federal, considera, inicialmente, que a denúncia “configura infringência à ordem jurídico-trabalhista e aos direitos coletivos dos trabalhadores”. A decisão é desta terça-feira (26/7). O MPT também concedeu 10 dias para a Caixa Econômica Federal juntar ao inquérito cópia integral dos procedimentos administrativos decorrentes do recebimento de 14 denúncias apresentadas entre 2019 e 2022 no canal interno contra Pedro Guimarães.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes