Ir para o conteúdo

Dito & Feito: terra indígena sim, com muito orgulho

Manaus é a cidade com a maior população indígena do Brasil, – 71,7 mil

Charge de Mário Adolfo

Manaus é a cidade com a maior população indígena do Brasil, considerando números absolutos. É o que aponta o Censo 2022. Ao todo, o estudo identificou 71,7 mil desse grupo social na capital do Amazonas.

O levantamento mostra que 4.832 cidades brasileiras possuem indígenas. Na comparação com a pesquisa anterior, realizada em 2010, o número subiu. Na ocasião eram 4.48 .

Outros dois municípios do mesmo estado aparecem na sequência. São Gabriel da Cachoeira, perto das fronteiras com Colômbia e Venezuela, mostrou a segunda maior população indígena do Brasil (48,3 mil), e Tabatinga, a terceira (34,5 mil). Os indígenas no Brasil são hoje mais de 1,69 milhão de pessoas, segundo dados do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados nesta segunda (7/8). Esse total representa 0,83% do total da população brasileira.

Os números mostram um grande aumento em relação aos dados do último Censo, em 2010, quando a população indígena era de 896,9 mil e representava 0,47% do total da população.

96,6% indígena

No entanto, a  cidade com a maior proporção de indígenas é Uiramutã, em Roraima.

Lá, 96,6% da população local é indígena. O município conta com 13,8 mil pessoas, das quais 13,3 mil se autodeclararam indígenas.

Mais três do AM

Outras duas cidades do interior do Amazonas também lideram o ranking de população indígena.

Santa Isabel do Rio Negro tem o segundo maior percentual: 96,17%.  São Gabriel da Cachoeira tem 93,17%, e Amaturá, 91,95%.

Braga irritado

O senado Eduardo Braga (MDB-AM) anda meio irritado com o assédio e a pressão que vem recebendo depois que assumiu o encargo de relator da reforma tributária.

Braga   recebeu mais de 100 pedidos de audiência nas últimas semanas, dos mais diversos setores da economia, mesmo durante o recesso parlamentar.

Soltando os cachorros

Eduardo chegou a soltar os cachorros (nos bastidores, claro) com o lobby de colegas parlamentares que tentam manter benefícios para alguns setores na proposta.

Enfrentando o lobby

Segundo técnicos do Senado que auxiliam Braga, o relator sabe que terá de enfrentar forte lobby de setores que ficaram com alíquotas reduzidas no texto aprovado pela Câmara, mas que o senador gostaria de excluir da lista de beneficiados.

Maracutaia no Incra

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (7/8) a operação Balcão de Negócios, com objetivo de investigar um grupo que seria responsável por falsificar e transferir, de forma fraudulenta, terras públicas da União para particulares.

Ladrões de terras

São cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Itaituba/PA.

Entre os alvos estão um corretor de imóveis e dois servidores só INCRA no município.

Documentos falsos

As investigações tiveram início após funcionários de um cartório de registros de imóveis local suspeitarem das assinaturas e da formatação de documentos do INCRA durante uma tentativa de transferência de imóvel público para terceiros. O cartório oficiou ao INCRA, que confirmou a falsificação dos documentos.

Mulheres vão à luta

O Governo do Amazonas disponibilizou, pela primeira vez, um Curso de Defesa Pessoal Feminina.

A aula inaugural, realizada no último sábado (05/08), na Vila Olímpica de Manaus, reuniu 120 mulheres para aprenderem técnicas de luta e autodefesa.

E por que não?

Elas no tatame: Mulheres agora têm curso de defesa pessoal em Manaus

Em princípio, a ideia é inserir as mulheres a uma vida mais saudável por meio do esporte, proporciona ferramentas para sua segurança pessoal e, quem sabe, revelar novas atletas.

*

No entanto, talvez o curso também sirva de defesa para aquelas mulheres que sofrem violência doméstica nas mãos de companheiros  machistas, valentões e covardes acostumados a bater em mulher.

Briga de cachorro grande

Zuckerberg X Musk: quem vencerá o combate do ano 

A luta entre os bilionários da tecnologia, Elon Musk e Mark Zuckerberg, poderá ser acompanhada ao vivo pelas redes sociais.

Musk anunciou que o combate passará na rede social ‘X’, o antigo ‘Twitter‘, ao vivo e ainda afirmou que todo o lucro arrecadado com a luta será doado para a caridade.

*

Desde que Musk postou nas redes sociais a ideia da luta com Zuckerberg, ambos estão treinando para o embate.

Bilionários no ringue

Ainda que Elon Musk esteja treinando, Mark Zuckerberg tem a vantagem da experiência em artes marciais.

Ele começou a treinar Jiu-Jitsu durante a pandemia.

UFC se oferece

Dana White, chefe do UFC, comentou que a luta entre eles poderia acontecer em sua organização, e que seria “a maior luta de todos os tempos”.

Bolsonaro admite que...

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou, nesta segunda-feira (7/8), em São Paulo, o fato de seu ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, ter negociado a venda de um relógio da marca Rolex recebido em viagem oficial por R$ 300 mil.

...Tentou vender Rolex!

Bolsonaro participou de um almoço com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), na sede da Prefeitura de São Paulo, e foi questionado sobre o Rolex recebido com um conjunto de joias durante uma visita à Arábia Saudita, realizada em outubro de 2019.

*

Segundo o ex-presidente, é natural alguém “querer cotar alguma coisa” na internet.

—Não vejo nenhuma maldade em você cotar o preço de alguma coisa, é natural –, disse o ex-capitãio.

Drex, a moeda digital

O real digital, a representação digital tokenizada da moeda brasileira, será chamado Drex.

O nome foi confirmado nesta segunda durante live do Banco Central (BC) pelo coordenador do projeto, o economista Fabio Araujo.

Testando

O Banco Central faz testes com 16 consórcios do protótipo da moeda brasileira digital.

A expectativa é que seja testado com consumidores apenas entre o final de 2024 e início de 2025.

O povo quer saber

ÚLTIMA HORA

PAUL McCARTNEY NO BRASIL – Ex-Beatle traz "Got Back Tour" a cinco cidades brasileiras

O eterno Beatle Paul McCartney, 81, irá se apresentar em cinco cidades no Brasil com a turnê "Got Back Tour", que passará por Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Os shows serão realizados entre os dias 30 de novembro e 16 de dezembro. Ao todo, foram anunciadas cinco datas, mas as vendas não começaram ainda.

A última apresentação de Paul no Brasil aconteceu há quatro anos.   “Got Back Tour”  estreou nos Estados Unidos em abril do ano passado). No Brasil, Paul se apresentará em Brasília (30/11, na Arena BRB Mané Garrincha), Belo Horizonte (03/12, na Arena MRV), São Paulo (09/12 , no Allianz Parque), Curitiba (13/12), no Estádio Couto Pereira e Rio de Janeiro (16/12, no mesmo Maracanã onde ele se apresentou pela primeira vez no Brasil, batendo seu recorde de público, em 1990).

*

— Tenho boas notícias. Estamos voltando ao Brasil em novembro para tocar para vocês. Temos ótimas lembranças de todas as nossas visitas ao país. Eu amo ir ao Brasil porque vocês gostam de rock, de cantar e festejar ao mesmo tempo. Estamos muito animados. Vamos nos divertir. Vamos arrasar. Vamos passear. Brasil, vamos nos divertir muito! — escreveu Paul McCartney, em comunicado.

ORGULHO

Aracy Balabanian: O Brasil perde o talento de uma de suas maiores atrizes

A atriz Aracy Balabanian era o orgulho da dramaturgia brasileira. A  Lenda do teatro e da TV nacional nos deixou nesta segunda-feira (7). A atriz morreu aos 83 anos, meses depois de descobrir um câncer no pulmão. A causa da morte, no entanto, ainda não foi revelada. Nascida em 1940, Aracy deixou sua marca na televisão brasileira com atuações em séries e novelas, incluindo Sai de Baixo, Vila Sésamo, Corrida do Ouro, Ti-Ti-Ti e A Próxima Vítima. Ela despontou no teatro nos anos 1960, trabalhando em Os Ossos do Barão, de Jorge Andrade, e na montagem brasileira de Hair. Seu último trabalho completo na TV foi a novela Sol Nascente, de 2016. Desde então, ela fez participações esporádicas em produções como Malhação e Juntos a Magia Acontece.

VERGONHA

Um juiz questionou o depoimento de mulheres que denunciam um médico por violência sexual em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. Enquanto elas relatavam o abuso que haviam sofrido, o juiz responsável por ouvi-las, Francisco José Mazza, rebateu as afirmações das vítimas, alegando que mulheres são "bicho da língua grande" e que "chutam as partes" baixas.

— Quem acha que mulher é boazinha tá tudo enganado, viu? –, disse juiz.

Ao ouvir o relato de uma das vítimas do médico que dizia ter sido tocada nas partes íntimas sem consentimento, o juiz pôs o depoimento em xeque, dizendo que era assediado por mulheres quando era professor.

— Tinha aluna que chegava se esfregando em mim – aqui não tem nenhuma criança, todo mundo é adulto –, e dizia: 'professor, não sei o quê, não sei o quê...', Eu dizia: ‘minha filha, é o seguinte, quando eu deixar de ser seu professor, você faça isso comigo'”, disse o magistrado.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes