Ir para o conteúdo

Dito & Feito: SUCURIS AMEAÇAM CONDOMÍNIO DE LUXO

O que você faria se deparasse com um serpente dentro de seu banheiro?

Vizinhos do Parque Municipal do  Mindu, reserva florestal que ainda mantém sua mata intacta e um bucólico igarapé, os moradores do Condomínio Greenwood Park, na Av Ephigenio Salles, andam sobressaltados com a invasão de sucuris, às vezes rastejando pelo sistema de esgoto da suas casas ou nadando nas águas de piscinas. Há quatro dias, o clima de pavor chegou ao ápice, quando uma delas foi encontrada dentro da bacia sanitária de uma residência, para desespero da dona de casa que  acabara de entrar no banheiro.

As sucuris (serpente do gênero Eunectes)  começaram a aparecer no condomínio depois que as fortes chuvas do inverno amazônica começaram a desabar em  Manaus.  O pavor dos moradores – que já não dormem direito, não deixam seus pets saírem à rua e não se atrevem a nadar na piscina – , obrigou uma equipe de funcionários que dá manutenção ao condomínio – conhecido por “verdinhos” por causa da cor do macacão –, a investigar  de onde os répteis estavam saindo. A operação deu certo. Depois de 20 minutos caminhando dentro da mata, às margens das águas do igarapé, os bravos caçadores deram de  cara com um ninho de serpentes e, sabiamente, não ficaram para contar história e muito menos fazer uma selfie. Desabaram numa carreira desesperada sem olhar para trás. Fracassada a “expedição sucuri”,

Os moradores do local estão tentando encontrar formas de  se livrar da ameaça dos répteis ao condomínio de luxo. Alguns já ligaram pedindo socorro à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e a até ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Exageradamente, um socialite ameaçou:

— Pois eu vou ligar já, já para o Instituto Butantã, de São Paulo!

Mas foi contida pelo marido.

Paraíso de serpentes

Depois do medo que passaram ao deparar com o ninho de Sucuris, os funcionários da conservadora que dá manutenção ao condomínio juraram nunca mais colocar os pés nas matas ou nas águas do Mindu.

Principalmente depois que pesquisaram no Google e descobriram que  as sucuris, também são chamadas de anacondas.

Cruz credo!

E mais: A peçonhenta sucuri apresenta hábitos semiaquáticos, em regiões de lagos, pântanos, rios, brejos, entre outros.

— Cruz credo! Então o Mindu é um paraíso pra elas! –, tremeu um “ verdinho”, se benzendo três vezes.

0:00
/
A cobra sendo retirada

Abraço mortal

As sucuris não têm presas inoculadoras de veneno, entretanto, sua mordida pode provocar dor e até infecções.

São conhecidas por matarem suas presas por constrição, isto é,  utilizando os próprios músculos de seu corpo, elas espremem a presa, até que a vítima morra como consequência da interrupção do fluxo sanguíneo e de oxigênio.

Mindu nunca mais

Elas podem também enrolar a vítima e levá-la para dentro da água, onde morrerá por afogamento. Após matar sua presa, a sucuri a engole inteira.

— Deus que me livre e guarde! Mindu? Tô fora! –, jurou um outro funcionário da manutenção, batendo três vezes na madeira.

A caminho de Mérida

Wilson Lima discursa na conferência da Anual da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas – GCF

O governador Wilson Lima está participando da   Anual da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas – GCF Task Force -, que este ano será realizada na cidade de Mérida, no estado de Yucatán, no México.

*

O evento é considerado um dos mais importantes espaços para discussões de iniciativas subnacionais voltadas ao meio ambiente.

Guardiões da Floresta

Durante a programação, o governador Wilson Lima  destacou as iniciativas do Amazonas para a temática ambiental e valorização da população que mora nas áreas de proteção.

*

Uma delas é o Programa Guardiões da Floresta, a maior iniciativa de Pagamentos por Serviços Ambientais do mundo, que beneficia mais de 14 mil famílias de 28 Unidades de Conservação.

Contaram com o ovo

Diz um velho ditado da selva que não deve contar com o ovo no fiofó da galinha.

No dia 7 de fevereiro, em comemoração do título da Copa Libertadores, campeonato que dá vaga para o Mundial da Fifa, o vestiário do Flamengo foi flagrado cantando música provocando o Real Madrid.

*

Real Madri, pode esperar, a tua hora vai chegar! – gritavam arrogantemente, liderados pelo vice-presidente de futebol do clube, Marcos Braz.

O choro do craque: Pedro bem que fez dois, mas não era o dia do Mengão

“Flacasso”

Nesta terça-feira (7)  vimos que não é bem assim.

Depois de ser eliminado pelo Al Hilal por 3 a 2 na semifinal do torneio o Flamengo teve que engolir os rivais, que não perdoaram e relembraram a confiança (arrogante)  dos rubro-negros  naquele fevereiro – Real Madri, pode esperar....

*

Humildade e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

O INFILTRADO

Nesta terça-feira (7), o líder do PSOL na Câmara, Guilherme Boulos (SP) disse que o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, é um “infiltrado” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que faz “boicote” à economia com a manutenção da taxa básica de juros do país, a Selic, em 13,75% ao ano.

*

— O Campos Neto é um infiltrado no governo Lula, um infiltrado do ex-ministro da Economia Paulo Guedes, um infiltrado do Bolsonaro. É um cara que não deixa a taxa de juros baixar. Tem um interesse, na minha opinião, de boicote à economia, à geração de empregos, à retomada do crescimento econômico – disse Boulos.

Índio na foto

Foi aberta nesta terça-feira (7)  a exposição fotográfica “Protagonismo Indígena”, em homenagem  ao “Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas”.

A mostra acontece no Museu da Cidade (Muma), na rua Gabriel Salgado,  Centro histórico.

Aldeia vizinha

Serão 41 imagens que revelam, destacam e valorizam a riqueza cultural e o dia a dia dos povos indígenas.

Parte da exposição são de fotos  de aldeias existentes as áreas urbanas e rurais da cidade de Manaus.

Zambelli liberada...

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) voltou a publicar em suas redes sociais na noite desta segunda-feira (6), após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu cancelar o bloqueio após três meses.

... Pero no mucho!

Mas tem uma coisa: Zambelli não estará totalmente livre para publicar o que quiser.

A decisão do ministro é de multa diária de R$ 20 mil caso ela publique mensagens que sejam consideradas como incentivadoras de golpe militar, contra o Estado democrático de direito ou contra a Justiça Eleitoral.

Memórias do cárcere

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu trocar três integrantes da Comissão de Ética Pública da Presidência (CEP) e retirou do colegiado três nomes que tinham sido indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

*

Entre os novos escolhidos está o advogado Manoel Caetano Ferreira Filho, que visitou o petista no período em que ele esteve preso em Curitiba (PR).

Memórias do cárcere 2

Manoel Caetano fez parte da defesa de Lula e costumava visitar

o petista em Curitiba durante o período em que o atual presidente ficou preso. Apenas dois dias depois da prisão, em 9 de abril de 2018, o advogado recebeu a autorização para visitar o ex-presidente.

*

Era ele quem levava informações sobre o andamento dos processos ao petista.

ÚLTIMA HORA

DESSA BOLSONARO NÃO ESCAPA

TSE mantém inclusão de minuta golpista em ação contra Bolsonaro

Trama sinistra: Minuta do golpe saiu de uma pé de ouvido entre Anderson Torres e Jair Bolsonaro

O corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Benedito Gonçalves, rejeitou, nesta terça-feira (7), o pedido feito pela defesa de Jair Bolsonaro, para que o nome do ex-presidente fosse retirado da ação que inclui a minuta golpista, além de abuso do poder político e o uso indevido dos meios de comunicação social nas eleições de 2022, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Vale lembrar que a minuta do golpe foi encontrada durante uma operação da Polícia Federal, de busca e apreensão na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. Na decisão, o ministro afirma que desde o resultado das eleições, incluindo a diplomação e a posse presidencial, o pleito se tornou alvo de atos antidemocráticos e “insidiosas conspirações”.

*

De acordo com Benedito, ainda existe um “clima de articulação golpista” rondando as eleições de 2022. A decisão foi proferida na ação de investigação eleitoral que mira a reunião no Palácio do Alvorada em que Bolsonaro proliferou várias fake news sobre o sistema eleitoral, que inclusive, é a mais avançada contra o ex-presidente.

ORGULHO

Realidade e fantasia: Vovô na pele do ranzinza Carl Fredricksen

O vovô Antônio Cordeiro, de 90 anos, de Taubaté, em São Paulo, encarnou o  ranzinza Carl Fredricksen, do desenho de animação “UP: Altas Aventuras” da Disney/Pixar, para participar de um concurso de fantasias. O sucesso do aposentado como operador de máquinas de papel foi tanto que ele virou uma celebridade. O prêmio de R$ 5 mil foi apenas um mero detalhe. Elegantemente vestido, o vovô caprichou no terno cinza, na gravata borboleta preta, na camisa branca  impecavelmente passada e nos óculos de aros escuros e bem grossos. Era o próprio Carl Fredricksen.

VERGONHA

Beethoven, o cãozinho saiu ferido do pet shop

O cãozinho Beethoven, da raça Shihtzu,  perdeu um olho, depois de ficar em um hotelzinho na cidade, Ipatinga, na Região do Vale do Aço. Depois do incidente, os vereadores da Câmara Municipal de Ipatinga, na Região do Vale do Aço, aprovaram em segundo turno o projeto de lei que prevê a obrigatoriedade da instalação de câmeras de segurança em clínicas veterinárias, pet shops e outros estabelecimentos que prestam qualquer tipo de atendimento a animais domésticos. A proposta, que busca garantir a segurança e o bem-estar de animais domésticos em estabelecimentos comerciais da cidade, foi proposta pela vereadora Professora Mariene (Patriota), e foi aprovada em 1ª votação na última sexta-feira (3/2), em reunião extraordinária.

— Uma situação desesperadora para a tutora que teve o animal mutilado e que apresentou sérios problemas de cicatrização, sem que os responsáveis pelo estabelecimento informassem o que provocou aquela lesão –, disse a parlamentar.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes