Ir para o conteúdo

Dito & Feito: Silas conduz evangélicos à terra prometida de Lula

Ala da bancada evangélica já trabalha com a expectativa de se aproximar do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Uma ala da bancada evangélica já trabalha com a expectativa de se aproximar do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir da volta do recesso parlamentar.

O movimento ocorre em meio à troca de comando da frente parlamentar, que a partir de agosto será presidida pelo deputado Silas Câmara (Republicanos-AM).  Câmara vai assumir o posto que atualmente é ocupado pelo deputado Eli Borges (PL-TO), ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com a troca de comando da frente, parlamentares que defendem uma aproximação com Lula admitem que a abertura de diálogo com o Palácio do Planalto será facilitada.

Já entre os integrantes do governo Lula, a avaliação é de que Silas Câmara é um parlamentar "pragmático" e de perfil "conciliador". Por outro lado, os petistas avaliam que Eli Borges fechou a bancada para o diálogo com o Executivo por conta de sua proximidade com Bolsonaro.

Recentemente, por exemplo, o deputado do PL disse que Lula “não entendeu a importância dos evangélicos” no Brasil. A declaração se deu quando o chefe do Executivo decidiu não ir à Marcha para Jesus, em São Paulo (SP).

Oposição encolheu

Para o segundo semestre, a expectativa de integrantes da frente Evangélica é que haja uma redução da oposição da bancada a pautas governistas no Congresso, com exceção às de costume.

Bom pro Brasil e pra Silas

Atualmente o grupo conta com 132 deputados e 14 senadores, força suficiente para influenciar em qualquer votação.

Silas Câmara já defendeu publicamente que deve apoiar matérias ''boas para o Brasil'' do governo Lula.  

Deputado do PL faz o L...

Deputado Yury faz um L, irrita Valdemar e por isso será expulso do PL

Aliás, a debandada de ex-aliados de Bolsonaro para om lado de Lua não se resume a Silas Câmara.

O deputado federal do PL, partido de Jair Bolsonaro, Yury do Paredão incendiou os bastidores do PL ao posar em uma foto fazendo o “L”, ao lado de outras figuras políticas de esquerda.

*

Na foto, o parlamentar está acompanhado de dois ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Paulo Pimenta (Comunicação Social) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional).

...E Valdemar se rasga todo!

A foto foi em 13 de julho, no lançamento de um sistema de bombas da transposição do Rio São Francisco de Pernambuco para o Ceará.

O presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto ficou furioso e anunciou na segunda-feira, 17 de julho, em redes sociais que abriu o pedido de abertura que pode expulsar Yury da sigla.

*

—  Solicitei ao diretório do PL no Ceará a abertura do processo de expulsão do deputado federal Yury do Paredão. Ao que tudo indica, o parlamentar licenciado parece não comungar com os ideais do Partido Liberal –, disse o presidente da sigla.

Habib’s  também faz o L

O empresário Alberto Saraiva, dono da rede de restaurantes de comida árabe Habib’s, disse que está "contente" com o país e que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, "é 10".

Saraiva afirmou, ainda, que "não apoiaria" o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) novamente.

Haddad é 10

Alberto Saraiva, dono da Habib´s diz que Brasil agora tem governo equilibrado

Em entrevista ao UOL, Alberto Saraiva disse que, quando Haddad foi escolhido ministro da Fazenda, havia uma preocupação.

— Mas hoje o empresariado está em total apoio a ele –, afirma o empresário.

A avaliação dele é que o petista tem inteligência, é bem-intencionado, luta pelo país e ouve todos os setores. "De zero a 10, é 10", afirmou.

Governo equilibrado

De acordo com o dono do Habib’s, o país tem um governo mais equilibrado, mas ele não é o único responsável pelo momento positivo.

Ele citou a Câmara, o Senado e o Banco Central e disse também que a sorte tem ajudado a economia:

— Tem um pouco de sorte nisso, porque a situação dos outros países favorece o Brasil! – avalia Saraiva.

Itapemirim quebrou

A Justiça de São Paulo decretou a falência da empresa Itapemirim Transportes Aéreos, que atuou nos aeroportos com a sigla ITA.

A decisão judicial atendeu a pedido de um dos credores da empresa, a Travel Technology Interactive do Brasil Solução em Software Ltda. A decisão saiu no dia 13, mas foi publicada na segunda-feira (17).

Itapemirim: Em dezembro de 2021, a companhia aérea suspendeu os voos

Massa falida

De acordo com a decisão judicial, são obrigações do escritório vender os bens da massa falida da empresa em 180 dias.

Em seguida,  entregar um plano para cumprir com os compromissos da ITA, dentro de 60 dias, e apresentar a lista de credores.

Mais do que justo

E uma nova lei anunciada, se aprovada,  promete mexer na rotina de motoristas e entregadores que trabalham com plataformas como a Uber, 99, Rappi, I Food, entre outros.

Remuneração digna

Um dos pontos-chave da proposta é a definição de uma remuneração mínima para os trabalhadores das plataformas.

Essa remuneração, então, seria baseada no salário mínimo atual, garantindo um patamar mínimo de ganhos para os profissionais.

Inclusão na Previdência

Além disso, o projeto também visa estabelecer regras de proteção social, como a inclusão dos trabalhadores em programas de Previdência.

A nova lei também deverá  estabelecer  limites para evitar o excesso de trabalho e garantir condições adequadas para os profissionais.

ÚLTIMA HORA

RIA OU CHORE – Evangélicos querem Damares presidente

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) se tornou a aposta de uma ala de políticos evangélicos para disputar as eleições presidenciais de 2026, diante do atual cenário de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A entrada de Damares na corrida tem um potencial obstáculo: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do mesmo partido da ex-ministra de Jair Bolsonaro (PL).

No entanto, segundo parlamentares, o partido não descarta a possibilidade de lançar Damares pela avaliação de que, mesmo que ela não vencesse a disputa presidencial, poderia ajudar a ampliar a bancada evangélica no Congresso.

O incentivo a que Damares participe da eleição se ancora na percepção de que a ex-ministra tem um apelo muito grande entre os evangélicos, que representam mais de 30% da população.

ORGULHO

A seleção das meninas promete parar o pais dia 24, contra o Panamá

Pela 1° vez na história, o governo decretou ponto facultativo em dias de jogo da Seleção Feminina na Copa do Mundo de Futebol, que começa no próximo dia 20, na Austrália e Nova Zelândia. A decisão veio após um pedido da ministra do Esporte, Ana Moser. Nos dias em que os jogos começaram até as 7h30, servidores públicos devem iniciar o expediente às 11h. Nos dias de jogos iniciados às 8h, o expediente começa ao meio-dia. A Seleção Brasileira estreia no torneio no dia 24, contra o Panamá, às 8h. Em toda a história do país, é a 1° vez do ponto facultativo, comum em jogos da Seleção Masculina de Futebol, é assinado também para a Seleção Feminina. O pedido veio diretamente da ministra do Esporte, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando ambos estiveram no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, para acompanhar o treino da Seleção das meninas.

Vamos torcer, isto é, se seu chefe não for machista e liberar você do trabalho, como faz nos jogos da Seleção Masculina de Futebol.

VERGONHA

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na tarde desta terça-feira (18), uma operação de busca e apreensão em endereços ligados a Roberto Mantovani e Andreia Munarão, casal acusado de agredir o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e seu filho na última sexta-feira (14) no Aeroporto de Roma (Itália). Roberto e Andreia prestaram depoimento à PF nesta terça-feira e tiveram seus celulares apreendidos para perícia já na delegacia em Piracicaba (SP). Na parte da tarde, a ministra Rosa Weber, do STF, autorizou e policiais federais fizeram busca e apreensão em endereços ligados ao casal na cidade de Santa Bárbara d'Oeste, interior paulista.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes