Ir para o conteúdo

Dito & Feito: SECA O AMAZONA PODE “MELAR” A BLACK FRIDAY

Produção de indústrias na ZFM está comprometida afetada pela seca no estado

Charge de Mário Adolfo

A Black Friday deste ano não será igual à Black Friday que passou. A seca no Amazonas pode interferir na produção de ares-condicionados e televisões durante a Black Friday e o Natal.

A produção de indústrias na Zona Franca de Manaus é afetada pela seca no estado. O transporte de grande parte da produção é feito por meio do rios. Assim, com o nível baixo de água, houve a suspensão do transporte por navios.

— Ar condicionado e televisão são os principais problemas no momento no nosso setor eletroeletrônico –, afirma Jorge Nascimento, presidente executivo da Associação Nacional de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).

— No final do ano, são os dois produtos mais procurados. Temos a produção de micro-ondas, lava-louça, computadores, celulares, tabletes, fones, mas esses dois [ar condicionado e televisão] são os produtos que temos a necessidade de escoar a produção via fluvial. Computador e celular dá para mandar por aviões –, completa.

A Black Friday 2023, que ocorre toda sexta-feira após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, irá acontecer oficialmente no dia 24 de novembro.

*

No entanto, promoções e condições especiais de compra já estão circulando pelos varejos e e-commerces.

Gastança

Na pesquisa sobre os hábitos de consumo para a data, formulada pelo Mercado Livre (MELI34) junto de consumidores, foi registrado que oito em cada 10 deles, estão interessados em comprar na Black Friday.

*

Cerca de 50% da base de entrevistados planeja gastar mais este ano do que gastou na data anterior.

Terra para quem

O governador Wilson Lima e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura, Luiz Paulo Teixeira Ferreira, assinaram nesta segunda-feira (30/10), um Acordo de Cooperação Técnica para promover a regularização fundiária no Amazonas.

*

A reunião ocorreu na sede do Governo do Amazonas. Paulo Teixeira e equipe estão no estado para tratar de ações para enfrentamento da estiagem.

Segurança jurídica

O governador fez questão de registrar, a parcerias já em curso no estado, dá segurança jurídica para quem recebe o título definitivo, não correndo o risco de ser questionado por terceiros.

*

— Nós temos uma série de ações do Governo Federal no sentido de ofertar crédito, de fazer o fomento aos sistemas agroflorestais, de algumas cadeias produtivas, mas essas questões só avançam se a gente tiver a questão da legalização, da regularização das terras –.disse Lima.

Parintins rumo ao futuro

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou, nesta segunda-feira (30/10), em Parintins, o edifício de laboratórios do projeto Ocara - Polo de Empreendedorismo Digital da Amazônia, localizado no Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp/UEA).

Edifício Ocara em Parintins – Com espaço de 1.514 metros quadrados, o edifício Ocara tem sete laboratórios

UEA e Samsung

A reitora em exercício, da UEA, Kátia Couceiro, esteve na inauguração e destacou a a importância do projeto Ocara para a comunidade acadêmica da universidade e a população de Parintins.

*

— É muito prazeroso ver a magnitude dessa obra. É gratificante essa parceria entre UEA e Samsung. Daqui jovens com espírito empreendedor sairão formados, prontos para o mercado de trabalho -,disse a professora.

Piripaque

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) passou mal e desmaiou no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na noite deste domingo (29).

*

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, Zambelli caiu no chão no portão 9, de onde deveria embarcar com destino a Brasília, no voo da Latam.

Piripaque 2

A deputada, que é uma das principais apoiadoras do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), passou mal enquanto uma comissária pedia para ela se sentar.

*

A deputada, que é uma das principais apoiadoras do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), “teve um leve mal-estar em decorrência de uma queda de pressão e quadro hipoglicêmico”.

Debandada no PL

Começou a debandada no PL.

Um ano depois de emplacar a maior bancada da Câmara, o partido da extrema-direita  vive um movimento de debandada motivado por aproximações com o governo Lula (PT) e por disputas internas mirando as eleições municipais de 2024.

*

Cinco deputados federais já desembarcaram ou negociam uma desfiliação, mesmo caminho avaliado por lideranças regionais da sigla.

Bye, bye Valdemar

Entre os que negociam uma desfiliação é o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP). De olho na eleição para a prefeitura de São Paulo, o ex-ministro do Meio Ambiente já vem dialogando com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, para que ele seja autorizado a mudar de partido.

Vaza, Salles!

Na capital paulista, o partido de Bolsonaro deve apoiar o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e descartou uma candidatura de Salles pelo PL.

O possível destino do ex-ministro deve ser é o Patriota, que deve se fundir ao PTB.

*

Quem fez o mesmo caminho foi a deputada federal Magda Mofatto (GO), que deixou o PL em março, tomou o mesmo caminho.

Gordofobia

Danilo Gentilli: condenado pela justiça por gordofobia

A Justiça de São Paulo condenou o apresentador e humorista Danilo Gentili a pagar o valor de R$ 20 mil para a deputada Sâmia Bomfim, na quarta-feira, 25, após ser acusado por ela de gordofobia.

*

O réu teria feito uma série de postagens ofensivas nas redes sociais em 2018, o que gerou o processo por parte da parlamentar. O apresentador ganhou em primeira instância, mas a deputada recorreu.

Gordofobia 2

Em outra oportunidade, o humorista aproveitou uma discussão sobre a Reforma da Previdência e disse: “A mina (Sâmia Bomfim) é tão gorda que acha que até os ministros devem ser temperados”.

Depois que a deputada anunciou que iria à Justiça pelas declarações, Danilo Gentili fez o seguinte comentário:

*

Foi bom avisar com antecedência que vai me processar, assim dá tempo de a Justiça se preparar e alargar as portas do tribunal para você poder entrar”

ÚLTIMA HORA

O ex-senador Telmário, fiel a Bolsonaro, mandou matar a mulher

CAÇADA A  EX-SENADOR BOLSONARISTA – Polícia tenta prender Telmário Mota por matar a ex-companheira

A Polícia Civil de Roraima tenta prender o ex-senador Telmário Mota na investigação sobre o assassinato da mãe de sua filha. Ele é suspeito de ser o mandante do crime. Outros dois homens também são procurados - Harrison Nei Correa Mota, sobrinho do ex-senador, apontado como responsável pelo planejamento e logística do crime, e Leandro Luz da Conceição, que seria o executor.

Segundo a PCRR, Antônia foi assassinada no dia 29 de setembro. No momento do disparo, ela estava saindo de casa para trabalhar, por volta das 6h30, em Boa Vista, capital do estado. Um homem perguntou seu nome e, ao ouvir a confirmação, deu um tiro em sua cabeça.

*

No ano passado, a filha de Telmário acusou o político de ter tocado em suas partes íntimas e tentado arrancar a sua roupa em 14 de agosto, Dia dos Pais. A adolescente registrou um boletim de ocorrência contra o pai e a Polícia Civil investiga. O ex-senador negou e afirmou ser vítima de perseguição política. A jovem teve o apoio da mãe para fazer a denúncia.

ORGULHO

Bola de Ouro: Lionel Messi foi receber o prêmio com a família completa

Lionel Messi ganhou a Bola de Ouro pela oitava vez. O argentino de 36 anos do Inter Miami, dos Estados Unidos, venceu o prêmio de melhor do mundo de 2023 da revista France Football, recebendo o troféu nesta segunda-feira (30), em cerimônia em Paris.

Messi, que já tinha levado em fevereiro deste ano o The Best, entregue ao melhor jogador do mundo pela Fifa, recebe o oitavo troféu da France Football. Assim como na premiação da Fifa, pesou a favor do craque a campanha rumo ao título da Argentina na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Lionel Messi levou a Bola de Ouro em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021 e 2023. Com oito troféus, ele abre ainda mais vantagem para Cristiano Ronaldo, pentacampeão do prêmio de melhor do mundo pela revista francesa (2008, 2013, 2014, 2016, 2017).

VERGONHA

Espanha: Torcedor é flagrado cometendo racismo contra Vini Jr. 

Vini Jr. foi vítima de racismo mais uma vez na Espanha. O atacante do Real Madrid recebeu ofensas racistas vindas de torcedores do Barcelona, no Estádio Olímpico Lluís Companys, em Barcelona, neste sábado, em partida válida pelo Campeonato Espanhol. Um vídeo flagrou torcedores do time catalão gritando insultos contra o brasileiro. Há uma semana, um torcedor do Sevilla fez gestos racistas contra o atacante. No vídeo, é possível ouvir o torcedor dizer a palavra “mono” (macaco, em espanhol) repetidas vezes. O registro foi feito pelo jornalista Victor Boni, do jornal Marca, da Espanha. Segundo Boni, o staff de Vini Jr. está em contato com a La Liga para identificar o torcedor. Na semana passada, o torcedor do Sevilla que imitou um macaco em direção ao atacante foi identificado pelo clube, que o expulsou do estádio Ramón Sánchez Pizjuán.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes