Ir para o conteúdo

Dito & Feito: Quem vai ficar com a capivara Filó?

A deputada Joana Darc saiu em defesa da capivara Filó e disse que não procedem as alegações do Ibama

Defensora dos animais fracos e oprimidos, a deputada Joana Darc (UB) dá um isso para não entrar numa briga, mas um saco de ração para não sair.

Por isso ela fincou pé e saiu em defesa da capivara Filó, bichinho silvestre que que vem provocando a maior polêmica no Parlamento.

Na sessão ordinária desta terça-feira (25), da Assembleia legislativa, a parlamentar propôs uma Cessão de Tempo para Agenor Tupinambá, 23, defender a permanência da capivara Filó, no município de Autazes (113 km de Manaus).

— Quando decidi mostrar a cultura amazonense para o mundo, não esperava sofrer com isso. Não falo somente por mim, falo pela cultura do interior, pois vivemos em contato direto com os animais, dividimos o mesmo espaço. Hoje estou impedido de fazer isso, de mostrar a minha realidade, dessa convivência. Nunca monetizei nenhum vídeo, nunca ganhei dinheiro com as imagens dos animais –, rebateu o estudante de Agronomia.

Agenor Tupinambá, conhecido por compartilhar no TikTok a rotina de amizade com a capivara Filó e outros animais, foi denunciado pelo Ibama, na terça-feira (18/4), por suspeita de maus-tratos, abuso e exploração animal. O fazendeiro foi punido com uma multa de R$ 17 mil e  ser ameaçado de ter sua “filha” retirada de seu convívio.

“Capivaragate”

Agenor usou as redes sociais para mostrar a rotina da capivara, em seu habitat natural, depois de ser resgatada após perder a mãe, ainda quando filhote.

Ao saber do “Capivaragate”, Joana foi bater em Autazes para conhecer a bichinha e ajudar Agenor a defender o animal.

*

— Infelizmente, o Agenor está sendo tratado como criminoso pelo Ibama, que é um órgão que deveria fiscalizar aqueles que cometem crimes, verdadeiramente, com o meio ambiente. Só que, ao invés disso, preferem perseguir um jovem pelo simples fato de conviver harmoniosamente com os animais no município onde vive, e principalmente com a capivara Filó –, contratacou Joana.

Livre, leve e solta

Após viagem a Autazes, a defensora dos bichos confirmou que não procedem as alegações do Ibama.

Para a parlamentar, as pessoas que criticam  “pai” de Filó  não conhecem a realidade do Amazonas.

— O Agenor e sua família moram numa casa flutuante e a capivara Filó vive solta, sem estar em cativeiro ou cela -, garante La Darc.

Ele ama os animais

A deputada justifica sua luta dizendo que não se trata  apenas de defender um animal, mas também de defender um cidadão de Autazes, uma pessoa que cuida e ama os animais.

*

— Estive no município e pude ver a realidade da família do Agenor, este jovem que está sendo multado em R$ 17 mil, sofrendo esse desrespeito e sendo perseguido –, detonou Joana.

Alvo de fakes

O vereador Sassá da Construção (PT) disse que vem sendo alvo de fake News por repudiar a propaganda produzida pela Amazonas Energia que “iguala os consumidores contrários à instalação dos medidores aéreos a criminosos”.

*

— Aqueles blogs podem me atacar, podem falar o que quiser de mim, não estou nem aí pra vocês, porque o que vale é minha consciência –, disparou o vereador, garantido que prova o que diz na justiça.

Petróleo, por enquanto não

Representantes de 80 organizações da sociedade civil se uniram para pedir que o Ibama não autorize a Petrobras a iniciar a perfuração na Bacia Foz do Amazonas.

*

Ao menos enquanto o Ministério de Minas e Energia (MME) não solicitar e realizar, em conjunto com o Ministério de Meio Ambiente (MMA), uma Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) da região.

O que é isso?

A AAAS foi um instrumento criado em 2012 para subsidiar as decisões sobre oferta de blocos exploratórios no país.

Desde então, apenas dois estudos foram contratados, mas as avaliações nunca foram concluídas: uma na bacia do Solimões e outra na bacia marítima de Sergipe-Alagoas/Jacuípe.

Pedidos da Petrobras

No fim de março, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, indicou um prazo de 60 dias para responder aos pedidos da Petrobras no licenciamento da campanha de perfuração do bloco FZA-M-59, na Foz do Amazonas.

Envergonha a Toga

Juiz Rocha Cubas, aliado de Eduardo Bolsonaro, foi afastado pelo CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu nesta terça-feira (25) aposentar compulsoriamente o juiz federal Eduardo Rocha Cubas.

O magistrado ficou conhecido nas eleições de 2018 por intimar as Forças Armadas para realizar perícia nas urnas eletrônicas.

Recolhe as urnas

Na ação, o magistrado foi acusado de tumultuar as eleições. Conforme a acusação, Cubas notificou o Exército para que a corporação recolhesse urnas eletrônicas diretamente de seções eleitorais, no dia 7 de outubro, primeiro turno das eleições, com o objetivo de realizar perícias técnicas.

Bolsomínion roxo

Um mês antes das eleições daquele ano, Cubas também gravou um vídeo com o deputado federal Eduardo Bolsonaro em frente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Interesses pessoais

Por unanimidade, o conselho seguiu voto do relator, conselheiro Mauro Pereira Martins.

No entendimento do conselheiro, o juiz tinha “interesse pessoal” no processo e seu posicionamento contribuiu com a descredibilização das urnas.

Saiu do bunker

O general Augusto Heleno, que chefiou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante todo o governo Bolsonaro, decidiu se pronunciar sobre as acusações de estar por trás dos atos golpistas de 8 de janeiro promovidos por bolsonaristas contra o governo Lula.

*

— A verdade sempre aparece –, disse Heleno, sem comentar nada sobre a atuação dos agentes do GSI que compunham sua equipe e que foram complacentes com os golpistas que invadiram a sede da presidência da República.

A declaração brevíssima de Heleno foi feita à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, após ele ser questionado sobre as recentes falas do chefe interino do GSI, Ricardo Cappelli.

Capelli vem colocando no general parte da responsabilidade pela anuência de integrantes do órgão durante a invasão golpista ao Palácio do Planalto.

*

— Ele [Augusto Heleno] desapareceu. Acho que quem se esconde teme a verdade, essa é minha opinião. O general Heleno está escondido. Onde? Quem consegue falar com ele? (...) Me chama atenção o fato de o valente, o valentão, que vivia aí incitando ataques às instituições da República, estar desaparecido há quatro meses. Cadê ele? –, alfinetou Cappelli

ÚLTIMA HORA

Presidente do Parlamento português defende Lula

Deputados de extrema-direita hostilizam o presidente brasileiro e são repreendidos

O presidente da Assembleia da República de Portugal, Augusto Santos Silva, pediu desculpas a Lula

Fascista é fascista em qualquer do mundo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo de protestos de deputados de extrema-direita ao discursar no Parlamento de Portugal nesta terça-feira (25). O presidente da Assembleia se desculpou pelo ocorrido e criticou os parlamentares. Lula chamou o episódio de “cena ridícula” e “papelão”. Conforme já havia sido anunciado, parlamentares de partidos de direita e extrema-direita organizaram protestos diante da presença de Lula na Assembleia da República. Mal o presidente do Brasil iniciou seu discurso, os deputados do Chega levantaram-se e empunharam cartazes onde se lia "Chega de corrupção" ou "Lugar de ladrão é na prisão".  O presidente do Brasil continuou falando durante mais alguns minutos, mas, mal houve uma pausa, as bancadas à esquerda e do PSD aplaudiram entusiasticamente enquanto os deputados do Chega batiam na mesa, o que levou o presidente do Parlamento, Augusto Santos Silva a intervir.

*

—  Os deputados que querem permanecer na sala têm de se comportar com urbanidade, cortesia e a educação exigida a qualquer representante do povo português. Chega de insultos, chega de degradarem as instituições, chega de porem vergonha no nome de Portugal –, afirmou Santos Silva, visivelmente irritado. Na sala, ouviram-se gritos "25 de Abril sempre, fascismo nunca mais" e o presidente do Parlamento recebeu palmas de pé da maioria dos deputados.

ORGULHO

Orgulho da raça: Chico Buarque é citado pelo Prêmio Camões como " um intelectual completo"

O cantor, compositor e escritor Chico Buarque de Hollanda, de 78 anos, recebeu nesta segunda-feira (24/04) o Prêmio Camões de Literatura, em Sintra, Portugal, que não pôde receber em 2019. A honraria é concedida a autores de língua portuguesa que colaboram para o “enriquecimento” do patrimônio literário mundial.

O site do Prêmio Camões de Literatura, Chico Buarque é descrito como “músico, dramaturgo, escritor e autor brasileiro”. Um intelectual completo. O júri foi categórico e unânime ao votar em Chico Buarque. “O júri reconheceu o valor e o alcance de uma obra multifacetada, repartida entre poesia, drama e romance. O seu trabalho atravessou fronteiras e mantém-se como uma referência fundamental da cultura do mundo contemporâneo”, diz o texto oficial do corpo de jurados.

VERGONHA

Michelle Bolsonaro recebeu em mãos, no fim do ano passado, enquanto ainda era primeira-dama, o segundo kit de joias enviado pelo governo da Arábia Saudita e que entrou ilegalmente no Brasil. De acordo com informações do Estadão, o conjunto foi entregue a ela no dia 29 de novembro de 2022, no Palácio da Alvorada, residência oficial dos presidentes da República, e conferido pessoalmente pelo então presidente Jair Bolsonaro. Uma funcionária do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica (GADH) que atuava no setor durante a gestão Bolsonaro narrou os detalhes aos delegados. O GADH presta serviços ao Gabinete Pessoal da Presidência da República e é responsável pela recepção e triagem dos presentes oficiais. Este segundo kit entrou ilegalmente no País pelas mãos da comitiva do então ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque, em outubro de 2021, burlando a Receita Federal.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes