BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Dito & Feito - PROVA DE VIDA MUDOU – Enfim, uma lei para beneficiar os aposentados



O governo federal acabou com a exigência de prova de vida presencial para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Com isso, acaba com o sofrimento dos idosos – alguns com comorbidade, em cadeiras de rodas e com idade avançada – ,que tinham que se deslocar periodicamente aos bancos para provar que estava vivo. Um absurdo! Com as mudanças, não será mais necessário ir presencialmente a uma agência bancária ou do INSS para realizar a comprovação

As novas regras para a prova de vida dos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foram publicadas nesta quinta-feira (3) no DOU (Diário Oficial da União). A partir de agora, o procedimento passará a ser feito por meio do cruzamento entre bases de dados do governo, sem que o beneficiário compareça presencialmente aos bancos. A medida impacta 36 milhões de pessoas . A prova de vida é obrigatória para aposentados, pensionistas e segurados continuarem recebendo benefícios. Caso não passem pelo processo, terão os valores suspensos.

Cadê o edital de eleição?

SIFAM 1

A corrida eleitoral que vai escolher o próximo representante dos Fazendários do Amazonas incendiou de vez os bastidores da Sefaz-AM. A proposta de quase todos os interessados é resgatar a representatividade da categoria após um triênio com resultados pífios e sucessivos recuos nas mesas de negociação em nível local e nacional.

SIFAM 2

Os nomes que irão sair vitoriosos dessa eleição podem significar uma prévia das prerrogativas que a Sefaz-AM vai defender nos próximos anos. Há muita expectativa, portanto, já que a escolha correta dará a certeza de abertura do diálogo  em relação às tomadas de decisão e atendimento às demandas do Sifam Sindicato dos Fazendários do Amazonas).

SIFAM 3

Mas um fato atravanca a sequência natural das eleições: a presidência do Sifam envolvida em escândalos administrativos retarda o lançamento do edital que dá início ao processo. Cadê o edital de eleição? Ninguém sabe, ninguém viu. A briga promete ser árdua.

Gasolina barata

O governador Wilson Lima defendeu que União, Estados e Municípios busquem um consenso para encontrar soluções que possam conter a alta e até reduzir os preços dos combustíveis. A  manifestação do governador aconteceu nesta quinta-feira, 3, no Fórum Nacional de Governadores.

Mas quem não quer?

Wilson disse que é preciso deixar bem  claro que todos os governadores são favoráveis a encontrar uma fórmula de manter ou diminuir o preço dos combustíveis.

— Mas isso só pode acontecer se houver um consenso entre governo federal, governo estadual e governos municipais. E o Congresso Nacional tem uma participação fundamental nesse processo – avaliou o governador.

Gasolina dolarizada...

O ex-presidente e pré-candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também quer a gasolina mais barata.

Ao  comentar os preços abusivos dos  combustíveis pela Petrobras, ele disse nesta quinta-feira (3/2), que em um eventual governo seu, não vai manter o preço da gasolina dolarizado.

...nunca mais!

Só no ano passado a Petrobras pagou R$ 62 bilhões em dividendos, enquanto a  gasolina e o diesel subiram quase 80% em 12 meses.

Eis a diferença

À frente nas pesquisas de intenção de voto, Lula tenta trazer par si a responsabilidade pela redução no preço dos combustíveis enquanto o presidente Jair Bolsonaro desiste de investir em uma PEC (Proposta de emenda Constitucional)  para reduzir o preço dos combustíveis e da conta de luz.

Para os pobres

O ex-presidente disse que é importante que o acionista receba seus dividendos quando a Petrobrás der lucro.

— Não posso enriquecer o acionista e empobrecer a dona de casa que vai comprar um quilo de feijão e paga mais caro por causa da gasolina –, disse lula.

Marca Lula

Para Lula, o  governo tem que ser assim:

— Tem que governar para todos, mas tem que priorizar os que mais necessitam –, completou Lula.

Zezinho Corrêa vive

O lendário cantos Zezinho Corrêa, que morreu vítima de Covid-19 em fevereiro de 2021, ganhou uma merecida homenagem.

Os artistas visuais Marcos Vinicius e Alessandro Hipz pintaram um gigantesco painel com o retrato do artista, que chama a atenção por sua  perfeição.

O trabalho de grafite, que iniciou no dia 23/1 e finalizou na última terça-feira, 1º/2, está localizado na rua Francisca Mendes, 62 B, núcleo 9, bairro Cidade Nova II, zona Norte.

Nome no prêmio

O projeto de Vinícius e Hipz foi contemplado no “Edital Prêmio Manaus Zezinho Corrêa 2021”, da Prefeitura de Manaus, viabilizado por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Bate forte o tambor

Intitulado “Bate Forte o Tambor”, a obra busca homenagear a memória do artista Zezinho Corrêa, por meio da arte urbana, o grafite, retratando a imagem e a importância do cantor para o cenário cultural amazônico.

Wentraub no paredão

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal tome o depoimento do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub nesta sexta-feira (4/2).

Há uma investigação preliminar aberta contra o bolsonarista desde o mês passado, por conta de declarações polêmicas em um podcast veiculado no YouTube.

ÚLTIMA HORA

Evangélicos estão fechados com Lula

O PT vai lançar em março um podcast e um programa de entrevistas destinados ao público evangélico. Os episódios serão transmitidos pela TVT e pelas redes sociais, informa reportagem do Estado de S.Paulo. os representam cerca de 30% do eleitorado.

— A gente ainda tem de andar bastante, por mais que tenhamos melhorado, investido, o pessoal da extrema direita tem uma rede mais capilarizada do que nós –, disse a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, no mês passado.

O pastor Paulo Marcelo, da Assembleia de Deus-Ministério do Belém, participará da iniciativa. Ele também está envolvido em outro projeto da campanha de Lula, voltado para a realização de caravanas pelo Brasil.

ORGULHO

Pesquisadores da Universidade Estadualidade Paulista ( Unesp), criaram uma lâmpada que pode matar quaisquer tipos de germes, incluindo a Sars-Cov-2, causador da Covid. Ela foi chamada Lâmpada Esterilizadora Automática. A tecnologia, que usa raios ultravioletas do tipo UV-C, foi desenvolvida após uma parceria entre o Laboratório de Pesquisa e Controle e o Laboratório de Engenharia Biomédica.  O dispositivo é uma alternativa facilitada para procedimentos de assepsia em estabelecimentos públicos e privados.  A LAEUV-C possui design semelhante ao de luminárias já conhecidas e adotadas pelo mercado.

VERGONHA

A bancada do PSOL na Câmara apresentou nesta quinta-feira um requerimento para convocar o ministro da nesta quinta-feira (3) um requerimento para convocação do ministro da Economia, Paulo Gudes, explicar a nomeação do auditor fiscal João José Tafner para corregedor da Receita Federal.  Na justificativa, a bancada do PSOL cita que Tafner participou da campanha de Eduardo Bols8, quando se reelegeu deputado federal.

— Chegou a posar para fotos ao lado do então candidato a deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), usando camisa da seleção brasileira e adesivo de um outro candidato do PSL. Tafner também já mostrou proximidade em fotos nas redes sociais com outro filho de Bolsonaro, o senador Flávio, cuja defesa no caso das 'rachadinhas' tenta anular a origem da investigação no Coaf –, diz trecho do documento dos deputados oposicionistas.

Mário Adolfo

Mário Adolfo

Jornalista formado pela UA, com mais de 40 anos de experiência. Dois prêmios Esso e criador do personagem Curumim, o Último herói da Amazônia.