Ir para o conteúdo

Dito & Feito – Preparem o guarda-chuva

Não saiam de casa sem antes colocar o guarda-chuva debaixo do braço. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)  informa que  vários municípios têm registrado acumulado de 100 mm em 24 horas.

Muitas nuvens carregadas vêm crescendo sobre o Norte do Brasil e têm resultado em temporais e grandes acumulados de chuva. Aliás, o pau d’água começou ontem em Manaus. E nesta semana, vários municípios do Amazonas e do Acre, em particular, voltaram a ter chuva acima de 100 mm.

Muita água 

O INMET também  registrou 100,7 mm de chuva em São Gabriel da Cachoeira, no noroeste do Amazonas entre às 9 horas da quarta-feira (21) e às 9 horas desta quinta-feira (22).

X

Foi o maior volume de chuva do país no período de 24 horas.

Chuva com raio

O excesso de calor e umidade continuam deixando o tempo bastante abafado na Região Norte e as pancadas de chuva com raios vão continuar.

Alerta de temporais

A sexta-feira será com bastante nebulosidade sobre o Amazonas, Rondônia, o sul e o leste do Pará e o Tocantins.

A chuva será frequente nessas áreas e há alerta para novos temporais.

Feijoada indigesta

O deputado federal mais antigo da Câmara dos Deputados, o amazonense Átila Lins convidou o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado David Almeida (PSB)  para uma feijoada, nesta sexta-feira (23), no Cassan.

Feijoada indigesta 2

David já disse sim ao convite.

Mas, vale lembrar que o irmão da Átila, Belarmino Lins, é candidato à presidência da Aleam. Belão disputa o apoio de David com o deputado Serafim Corrêa, que deu o PSB para David ser candidato ao governo do Estado neste ano.

Sem reeleição

O candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Amazonas (OAB-AM), Jean Cleuter, que encabeça a chapa “Nova OAB”, registrou em cartório um dos seus maiores compromissos de campanha: o de não se candidatar à reeleição caso seja eleito presidente da entidade.

X

A advogada e professora Omara Gusmão é candidata à vice-presidente na chapa.

Tudo que ela toca…

A designer de joias manauara Rita Prossi, 52, transforma couro de peixe, palha de arumã, madeira, raízes, frutos e sementes em “ouro e prata”.

Defensora de uma economia sustentável, sem exploração, ela se inspira na fauna e flora amazônica para criar suas peças, chamadas de biojoias.

… vira ouro!

Há 20 anos, ela mantém uma produção artesanal que exige cuidado, atenção e sensibilidade com o manuseio de cada material utilizado.

— Com a fabricação de biojoias consigo lucrar e ainda levar renda para o caboclo, o índio e o ribeirinho que fornecem a matéria-prima – diz Prossi.

Brasil da fraude

Um estudo feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima que 7,8 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses.

Cartão clonado

Os dados mostram que a maior parte das ocorrências (41%) está ligada à clonagem de cartões de crédito.

Outros golpes

De acordo com o levantamento, outros golpes mais comuns envolvem o uso indevido do nome para contratação de empréstimos (12%), falsificação de documentos para abertura de crediário (10%) e pagamento de boletos falsos (10%).

X

Há ainda pessoas que foram vítimas de clonagem de cartão de débito (7%), falsificação de cheque (7%) e clonagem da placa de veículo (7%).

O ovo da Sepror

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf),  órgão vinculado ao Sistema Sepror, vai instalar o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), no primeiro Entreposto de Ovos, no município de Presidente Figueiredo.

E tome ovo

A empresa de produção de aves e ovos, Granja Amazônia Viva terá a capacidade máxima de produzir 150 caixas de ovos por dia.

Cada caixa possui 360 ovos, o que equivalerá 54 mil ovos por dia.

EM ALTA

Os pesquisadores apresentaram uma nova espécie de dinossauro descoberta no Brasil em estudo publicado na revista científica britânica Biology Letters. O animal, que recebeu o nome de Macrocollum itaquii, seria o dinossauro de pescoço longo mais antigo do mundo. Pesquisadores escavaram três esqueletos fossilizados em rochas triássicas do município de Agudo, no Rio Grande do Sul.

EM BAIXA

A situação é grave. Cidades pelo país começam a sentir os reflexos da saída dos cubanos que atuavam no programa Mais Médicos. Pacientes enfrentaram filas e atrasos para atendimentos nesta quarta-feira (21) e, em alguns postos, não havia médicos para realizar as consultas.  O  portal G1 registrou problemas em cidades de pelo menos 12 estados.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes