Ir para o conteúdo

Dito & Feito: Petróleo do Amazonas pode ser novo pré-sal do Brasil

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirma que o país precisa decidir, afinal, se quer explorar a Foz do Amazonas

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirma que o país precisa decidir, afinal, se quer explorar a Foz do Amazonas. De acordo com o executivo, “o Estado brasileiro terá que decidir se isso vai adiante ou não”.

— Tudo o que estamos tentando fazer é encontrar petróleo – disse Prates.

Na semana passada, o Ministério das Minas e Energia (MME) lançou o Potencialize E&P, programa destinado a estimular o aumento das atividades de exploração e produção no país.  A pasta reitera a expectativa de a Petrobras obter a licença para perfurar na Foz do Amazonas. O ministro Alexandre Silveira disse que explorar a margem equatorial é garantir um “passaporte para o futuro” para as regiões Norte e Nordeste. Para o ministro, a região é o “novo pré-sal” do Brasil.

Wilson busca parcerias

Buscar parcerias para o enfrentamento de impactos de mudanças climáticas.

Este é o objetivo da agenda  que o governador Wilson Lima cumpriu, nesta segunda-feira (27) em Brasília (DF).

*

— Eventos como os que aconteceram no sábado (em Manaus), de chuvas acima da média, se tornaram cada vez mais constantes. A gente não tem a menor dúvida de que isso é resultado das mudanças climáticas –, disse Wilson.

Escola da Floresta

Uma das etapas da viagem do governador foi apresentação do projeto Escola da Floresta ao embaixador da Alemanha Heiko Thoms e ao representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Morgan Doyle.

*
O projeto consiste na construção de unidades de ensino em Unidades de Conservação (UCs) para ampliar a oferta de educação ambiental a alunos da rede pública estadual.

Criança esperança

Na exposição que fez a Thoms e Doyle, o governador observou que essas mudanças climáticas só podem estabilizar “se nós, se o cidadão, começar a ter consciência e o respeito necessários ao que a gente tem de recursos naturais”.

*

— E só vamos conseguir fazer isso de forma consistente quando a gente começa a educar as nossas crianças –, ressaltou Wilson Lima.

Moro não é santo

Sérgio Moro quer posar de herói, mas não é bem assim.

Acaba de vir à tona a corrupção praticada pelo ex-juiz suspeito, hoje senador  e pelo ex-procurador Deltan Dallagnol, hoje deputado federal,  contra  o advogado Rodrigo Tacla Duran.

Extorsão

Em depoimento à 13ª Vara Federal de Curitiba, Tacla  afirmou que sofreu extorsão por advogados ligados a Moro, no valor de US$ 5 milhões, para não ser preso na Lava Jato.

*

Como Moro e Dallagnol hoje têm foro privilegiado, o caso foi levado ao STF e distribuído para o ministro Ricardo Lewandowski.

Manaus-Bogotá

Voo Manaus-Bogotá, da Avianca, abre as portas para o turismo internacional

Manaus já está completamente conectada com a nova rota aérea para a Colômbia

Operada pela Avianca, o  voo Manaus-Bogotá foi inaugurado nesta segunda-feira (27). A partir de agora serão quatro voos semanais com capacidade para até 180 passageiros em cada aeronave da família A320.

De Manaus para o mundo

A rota deve trazer uma séries de novas oportunidades para os amazonenses, além de atrair turistas.

— Traz oportunidades principalmente para o manauara que quer conhecer o mundo – observa o gerente comercial da Avianca Airlines para a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, Gustavo Esusy.

*

Chegando na Colômbia, o turista  manauara vai poder se conectar com a América do Norte, Caribe, México, inclusive a própria Europa.

Zona Azul

O vereador Jaildo Oliveira (PCdoB) bateu pesado na cobrança da taxa Zona Azul de estacionamento.

O vereador denunciou da tribuna da Câmara Municipal a cobrança do estacionamento para moradores do Centro.

Tiro pela culatra

De acordo com o comunista, o  projeto foi lançado para reorganizar o trânsito na área urbana, “ mas o que acontece hoje é uma desorganização”.

— Os moradores estão sendo obrigados a pagar para estacionar na frente de suas próprias residências –, cutucou.

Estudantes revoltados

Também são obrigados a pagar o zona Azul os pais de alunos que estudam nestas áreas e que precisam para pegar seus filhos.

— Eu tenho um abaixo assinado de pais que precisam parar nas escolas para buscar seus filhos pedindo a retirada dessa cobrança. Também estão revoltados estudantes que fazem faculdade nestas áreas –, argumento o vereador Jaildo.

Perguntar não ofende

Após uma temporada de três meses nos Estados Unidos, Jair Bolsonaro retorna ao país nesta quinta-feira (30/3). O presidente do PL, Valdemar Costa Neto,   pediu apoio do governo na segurança para a chegada do ex-presidente. Depois dos atentados  do dia 08 de janeiro, não seria o cidadão de bem que teria que pedir segurança?

ÚLTIMA HORA

Congresso Nacional volta a debater redução da maioridade penal para 14 anos

Os deputados federais Bia Kicis (PL-DF) e Evair Vieira de Melo (PP-ES) defendem que o Congresso Nacional debata a redução da maioridade penal para 14 anos no Brasil.

– A princípio, sempre pensei na redução da maioridade para os 16 anos. Mas, diante das informações a que os jovens têm acesso hoje em dia e sobretudo diante dos crimes que alguns têm cometido, acredito que o melhor seja a redução para 14 anos. Vamos trabalhar para o Congresso debater e aprovar essa mudança – disse Bia Kicis.

O assunto voltou à discussão com força total nesta segunda-feira (27) em razão do crime cometido pelo aluno Guilherme, de 13 anos, que matou uma professora e feriu outras quatro pessoas a facadas, na Escola Estadual Thomázia Montoro, na Vila Sônia, Zona Sul de São Paulo.

*

A proposta recebe o apoio de Evair Vieira de Melo, que cobra mais rigor da legislação para maiores de 14 anos e que cometam, principalmente, crimes hediondos.

– É passado da hora de esse tema avançar e fazermos a redução da maioridade. A fragilidade na lei é um estímulo, uma ferramenta de decisão. Punição dura, rápida e exemplar será um inibidor para que jovens ingressem no mundo do crime.

ORGULHO

A britânica Karoline Knight vive um grande anor com o índio Rómulo na Amazônia peruana

Caroline Knight , uma professora britânica de ioga, de 33 anos, se apaixonou por  um nativo da Amazônia, de 19. Ela largou tudo na Europa para viver a paixão e diz que é feliz, sem arrependimentos nem incômodos. Tudo começou quando Caroline Knight foi chamada a dar aulas de ioga e aplicar massagens terapêuticas na América do Sul. Ela jamais imaginaria que de repente iria surgir uma paixão intensa pelo agricultor, plantador de cacau, o peruano Rómulo Elier Huaman Roque. O amor dos dois floresceu durante a pandemia da Covid-19, em 2021.

— Eu me sinto segura e amada com o Rómulo. Há 14 anos [de diferença] entre nós, mas não penso duas vezes. Os caras de 19 anos [em outros locais] são basicamente crianças, mas os homens crescem rápido na Amazônia – diz a m usa do índio.

VERGONHA

Absurdo: a criança chora enquanto o pai espanca jogadores no jogo do Iter contra o Caxias

O país assistiu, estarrecido, a uma das cenas mais degradantes da história do futebol brasileiro. O festival de pancadaria entre entre os jogadores do Internacional e Caxias, válido pela semifinal do Campeonato Gaúcho e definido nos pênaltis. As imagens da violenta briga entre jogadores e invasão do campo no estádio Beira-Rio, neste domingo (26) causou ainda mais indignação quando um torcedor do Inter invadiu o gramado com uma criança no colo e agrediu um jogador do Caxias. Enquanto a criança chorava, apavorada,  Dentro do campo, o pai irresponsável desferiu um chute no lateral-esquerdo Dudu Mandai, do Caxias, e outro em um cinegrafista da RBS TV, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, conforme mostrado pela transmissão da partida. Ele precisou ser controlado pela equipe de segurança do estádio e por outros atletas.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes