Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Péricles, o mais fiel “cão de guarda” de Bolsonaro diz que não vê nada de errado no governo

Autor do  projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa que concedeu o título de Cidadão do Amazonas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o deputado Delegado Péricles (PSL) acredita cegamente que o chefe do executivo faz o “ melhor governo da história do Brasil”, embora 52% dos brasileiros considerem seu  governo “ruim  péssimo”, de acordo com pesquisa DataFolha.

Nenhum fato ou ação do presidente,  por pior que seja para o pais ou para o  Amazonas,  arranha a fidelidade que o parlamentar do Amazonas, eleito  com mais de 29 mil votos, dedica ao presidente. Para ele, as barbáries que o presidente fala na mídia é “perseguição da imprensa”.

— Nós sabemos que a grande mídia, muitas das vezes, interpreta equivocadamente com o único intuito de atacar o governo federal – disse ele à coluna.

Nada de errado

Perguntado se não via culpa no governo por envio de cloroquina quando o Amazonas precisava de oxigênio; por protelar a compra de vacinas;  pelas ameaças à Zona Franca; pelos incêndios na floresta Amazônica; pela invasão de garimpeiros em terras indígenas, etc.,  Péricles respondeu que nada disso pode ser atribuído ao presidente:

—  Bolsonaro só tem ações boas em relação ao Amazonas. Uma das provas disso é a BR-319, que agora sai. Não sei quando, mas sai!

O risco Bolsonaro

D&F  lembrou ao Delegado Péricles que o índice de rejeição a Bolsonaro é muito grande e os políticos que se elegeram na onda do novo – que de novo não tem nada – , correm o risco de derrota nas urnas.

Boca suja

Ao ouvir isso, o parlamentar acelerou ainda mais o discurso em defesa do presidente, jurando fidelidade  eterna.

— Acho o Bolsonaro um bom presidente, embora não concorde com a forma com eu ele se dirige à imprensa e trata alguns temas com linguagem inapropriada para um presidente – observa Péricles.

Respingos de Temer

A coluna também cutucou o “cão de guarda” de Bolsonaro lembrando que, em 2018, alertou a vários políticos do Amazonas, com mandatos, que ficar colado ao presidente Michel Temer (MDB) àquela altura do campeonato, seria um risco muito grande de perder a eleição.

Eles ignoraram a luz amarela e  quase todos perderam a eleição. A história está aí para contar

Na “ola”do novo

Em 2022  essa história pode se repetir. Péricles é um desses políticos eleitos na “ola do novo”, contra o que eles chamaram de a “velha política”. Ficou conhecido  ao ser  ferido com um tiro no rosto durante uma operação para desarticular uma quadrilha especializada em roubo de automóveis.

Em virtude disso, fez campanha apoiada na plataforma da segurança. No mesmo estilo “arminha” propagado por Jair.

Pânico no Coroado

Quem trafegava por volta das 14 horas desta terça-feira na Avenida Cosme Ferreira, no retorno para o bairro do Coroado, viveu momentos de pânico.

De repente, o estampido de quatro tiros com arma de fogo fez com que carros – que aguardavam o semáforo abrir –, arrancassem em disparada com o sinal fechado, feirantes abandonaram suas bancas e passageiros que aguardavam o ônibus na parada correram em todas as direções.

Medo de bala perdida

Até ontem à tarde, ninguém sabia  o que teria acontecido. Até porque ninguém ficou no local para tentar entender o que estava acontecendo. O medo de bala perdida falou mais alto que a curiosidade humana.

Semeando armas

No tempo em que estamos vivendo, onde todo mundo anda em busca de paz, não foi uma boa ideia o governo Bolsonaro publicar uma imagem com um home carregando um rifle, para ilustrar o Dia do Agricultor. Que tal uma enxada. Ou um agricultor pilotando um arado?

Rastilho de pólvora

É claro que a repercussão teria que ser negativas. A críticas na redes sociais dispararam como um rastilho de pólvora. Por isso o bom senso falou mais alto e os responsáveis pela peça publicitária – que circulou no Twitter, no Facebook e no Instagram –deletaram a ideia de mau gosto. Rapidinho.

Foto gerou repercussão negativa 

Omar quer punir

O senador Omar Aziz que estancar a enxurrada de ataques e fakes news  que circulam nas redes sociais sobre a Covid. O presidente da CPI da Pandemia defendeu nesta terça-feira (27/7) que a comissão puna plataformas de redes sociais e autoridades por propagarem mentiras.

— Tem de servir de exemplo –, disse Aziz.

Capitã cloroquina

Cobrado pelo STF sobre o vazamento de um e-mail de Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde conhecida como “Capitã Cloroquina”, Aziz defendeu a publicidade do documento em que a funcionária sugeriu tratamentos ineficazes a Portugal:

— É um crime muito sério que ela comete. Como a mulher que trabalha no Ministério da Saúde faz isso? –, questionou o senador do Amazonas.

Boa notícia

Dados parciais do Programa Nacional de Imunização, apontam que 2.569.959 doses foram aplicadas em todo o estado do Amazonas até esta quarta-feira (28/07). O total de  1.907.795 de primeira dose, 629.237 de segunda dose e 32.927 com dose única.

Ódio a jornalistas

A organização não governamental Repórteres sem Fronteiras (RSF) registrou 87 ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro à imprensa no primeiro semestre de 2021, uma alta de 74% em relação ao segundo semestre do ano passado.

O número está num relatório divulgada nesta quarta-feira (28/07) pela ONG, que também registrou ataques feitos pelo entorno do presidente a jornalistas e órgãos da imprensa.

Tal pai, tal filho...

Dentro desse "sistema Bolsonaro", o presidente é o que mais dispara contra os jornalistas. Mas também os filhos Carlos Bolsonaro, que é vereador da cidade do Rio de Janeiro, e Eduardo Bolsonaro, deputado federal, atacaram a mídia nacional. Carlos, 83 vezes no primeiro semestre; e Eduardo, 85 vezes.

Vulgaridade e violência

Ao todo, a equipe da RSF identificou que o "sistema Bolsonaro" foi responsável  por 331 ataques à imprensa no Brasil. Um aumento de 5,41% em relação ao segundo semestre de 2020.

Para a RSF, os ataques são cada vez mais virulentos e grosseiros e atingiram "um nível inimaginável de vulgaridade e violência".

“Enfia no rabo”

Entre os exemplos listados estão o evento em que o presidente, cercado por apoiadores e falando sobre gastos públicos do governo federal devido à polêmica envolvendo gastos com leite condensado, recomendou aos jornalistas "enfiar as latas de leite condensado no rabo".

Só agride mulheres

Mulheres estão entre as vítimas preferenciais do presidente. Questionado em 25 de junho sobre suspeitas de fraude pelo governo federal em torno da compra de vacinas para a covid-19, o presidente se descontrolou ao se dirigir à jornalista Victória Abel, da Rádio CBN.

— Volta para a universidade, depois para o ensino médio, depois para o jardim de infância, então você pode renascer!

Quem é quadrúpede?

Em 2 de junho, ele chamou a apresentadora da CNN Brasil Daniela Lima de "quadrúpede". Na mesma entrevista coletiva, pediu aos repórteres que parassem de fazer perguntas estúpidas.

Cala a boca

No dia 21 de junho, durante viagem ao estado de São Paulo, o presidente insultou violentamente uma jornalista da TV Vanguarda, afiliada ao grupo Globo, que o questionou sobre ele não estar usando máscara.

— Cala a boca. A Globo é imprensa de merda, imprensa podre! –, gritou Bolsonaro.

Lula disparou

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto, tanto em primeiro quanto em segundo turno, em todos os cenários pesquisados caso as eleições fossem hoje, aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo banco Modalmais e instituto de pesquisa Futura Inteligência.

E dá-lhe Lula!

Nas intenções de voto para o segundo turno, Lula também venceria todos os outros candidatos. Contra Bolsonaro, Lula teria 51,3% dos votos totais e Bolsonaro, 32,9%. O atual presidente também perderia para o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). O pedetista tem 46,6% dos votos totais e Bolsonaro, 33,1%.

ÚLTIMA HORA

Polícia da Paraíba prende miliciano acusado de  ordenar a morte de Marielle

Polícia já tem o nome do mandante da morte de Marielle Franco

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, nesta quarta-feira (28), um chefe de milícia acusado  de milícia acusado de ordenar a morte da vereadora pelo Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL), ocorrido em março de 2018. O nome do detido não foi revelado pelas autoridades.

A prisão foi realizada por policiais da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), no município de Queimadas, a  cerca de 140 km de João Pessoa. O miliciano estaria na companhia de outro homem, que também foi preso. A operação atendeu a um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), que investiga o caso.

A relação do chefe de milícia com o assassinato de Marielle Franco teria sido revelada por Julia Lotufo, viúva de outro miliciano, Adriano da Nóbrega. Adriano acabou morto em troca de tiros com a polícia no interior da Bahia, no início de 2020.

ORGULHO

Na retorno a Imperatriz (MA) Rayssa pediu para não ser recepcionada, mas de nada afiantou

Apesar da pouca idade, a  skatista Rayssa Leal, que fez história nos Jogos Olímpicos ao vencer a medalha de prata, deu provas de consciência e maturidade. Ao desembarcar nesta quarta-feira, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, durante a conexão para Imperatriz (MA), ela disse que preferiu cancelar sua recepção em sua cidade natal para evitar aglomerações.

— Estamos passando por um momento ainda muito delicado sobre o Covid. Então decidi cancelar minha recepção em Imperatriz, para evitar aglomerações. Evitem, por favor, de ir ao aeroporto. Eu queria muito receber o carinho de vocês, mas, infelizmente, não é esse o momento", alertou Rayssa.

VERGONHA

Zezé assume e escancara que é bolsominion "desde pequenininho" e defensor do voto impresso

Zezé Di Camargo gerou polêmica e ainda está dando o que falar após se posicionar em apoio a implementação do voto impresso, medida defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na segunda-feira (26), a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) compartilhou no Twitter um vídeo em que o cantor sai em defesa de Bolsonaro em relação a esse tipo de voto. “Apenas uma meia dúzia de pessoas que vão conferir se a máquina realmente computou seu voto como desejava. É muito estranho as pessoas não quererem isso”, diz Zezé na publicação. Ele ainda convoca os fãs para atos pró-Bolsonaro que acontecerão em 1º de agosto: “Dia 1º de agosto vai ter uma manifestação no Brasil inteiro, para o povo mostrar, principalmente para o Congresso, que o povo quer o voto auditável sim. Eles ficam confundindo a cabeça de vocês, falando que é um retrocesso, que vai voltar lá atrás, não vai voltar nada”.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes