Ir para o conteúdo

Dito & feito: outra vez Omar no comando da bancada

Os parlamentares se reuniram na tarde da última quarta-feira (1º) no Senado, logo após a definição do plano de trabalho do GT da Reforma Tributária, tema que dominou a pauta do encontro

A bancada do Amazonas reconduziu Omar Aziz (PSD-AM) como líder no Congresso Nacional. Os parlamentares se reuniram na tarde da última quarta-feira (1º) no Senado, logo após a definição do plano de trabalho do GT da Reforma Tributária, tema que dominou a pauta do encontro. Os parlamentares querem evitar definições do governo, no âmbito da reforma, que possam afetar a Zona Franca de Manaus.

Atualmente, o Amazonas conta com 11 parlamentares, sendo três senadores e oito deputados. São eles: Eduardo Braga (MDB), Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério (PSDB), no Senado, e Amon Mandel (Cidadania), Adail Filho (Republicanos), Saullo Viana (União), Fausto Santos Jr (União), Átila Lins (PSD), Silas Câmara (Republicanos), Sidney Leite (PSD) e Capitão Alberto Neto (PL), na Câmara.

Aziz ganhou destaque na condução da CPI da Covid no Senado Federal em 2021 pelo forte posicionamento contra o governo do então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Bosco na cabeça

Como D&F já havia adiantado há  duas semanas, o nome do ex-deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade) será mesmo indicado pela bancada de parlamentares do Amazonas, no Congresso Federal, para assumir a Suframa.

*

Composta por oito deputados federais e três senadores, a bancada confirmou por unanimidade o nome de Saraiva.

Omar apadrinhou

Ao ser reconduzido à liderança da bancada, o senador Omar Aziz in formou que o nome de Bosco será apresentado ao presidente  Lula.

Zé Ricardo fora

Com isso,  A disputa pela chefia da Suframa estava entre Bosco e o ex-deputado federal José Ricardo Wendling (PT), que também estava no páreo, está fora da disputa.

O planeta agradece

Projeto pioneiro no país, denominado Chama Circular, está sendo executado em Manaus, para coleta e reciclagem de isqueiros.

O objetivo é dar a destinação correta ao serem descartados, evitando que cheguem até o aterro sanitário.

Combustíveis na ZFM

A Zona Franca de Manaus (ZFM) é uma área de livre comércio com tratamento diferenciado, de modo que operações feitas com empresas ali situadas se equiparam a operações com o exterior.

Portanto, a venda de combustível a distribuidora localizada na ZFM é equiparável a exportação, e portanto imune à incidência do ICMS, como dita a Constituição.

Imunidade de ICMS

Com esse entendimento, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade da proibição ao adiamento do pagamento de ICMS na venda de combustíveis para distribuidoras da ZFM.

*

O voto do ministro Dias Toffoli havia pedido vista em novembro de 2022.

Mas, ao devolver os autos, reconheceu que o convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) ignorou a imunidade de ICMS para a ZFM.

Capital da moto

A quantidade de motocicletas nas ruas de todo o Brasil mais que dobrou na última década.

A frota de motos passou de 15 milhões, em 2009, para cerca de 31 milhões, em 2022.

As motocicletas que rodam pelo Brasil são fabricadas no Polo Industrial de Manaus

Capital da moto 2

De acordo com reportagem publicada no Estadão, praticamente, todas as motos e scooters que rodam pelas ruas e avenidas brasileiras são fabricadas em Manaus.

*

É que aqui, no coração da floresta,  onde estão instaladas as dez maiores fabricantes do País, responsáveis pela produção de mais de 98% das motos vendidas no País.

Faça sua parte

O projeto piloto é da BIC, fabricante mundial de isqueiros, e é desenvolvido pela empresa Co.Circular, que está em busca de mais parceiros para ampliar os pontos de coleta.

*

Hoje, existem 100 pontos em Manaus, instalados em supermercados, lojas, restaurantes, entre outros estabelecimentos, mas a meta é alcançar pelo menos 250. Faça a sua parte.

Hannibal brasileiro

Na noite de segunda-feira (27), um brasileiro de 26 anos foi preso em um aeroporto de Lisboa, em Portugal, transportando uma mala com carne humana.

Mineiro, ele se chama  Begoleã Fernandes, que tinha acabado de chegar em Lisboa de um voo proveniente de Amsterdã, na Holanda.

As informações são do jornal português Correio da Manhã.

Hannibal brasileiro 2

Begoleã iria embarcar em outro avião com destino a Belo Horizonte, Minas Gerais (MG), ainda na tarde de segunda.

Porém, antes disso, o mineiro foi detido pelos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal, que averiguaram que seu passaporte e visto de residência italiano eram falsificados.

FRANCISCO – Não basta a igreja pedir perdão a vítimas que tenham sofrido abusos sexuais

Francisco: "A igreja não pode esconder a tragédia dos abusos sexuais"

O papa Francisco afirmou que pedir perdão a vítimas que tenham sofrido abusos sexuais por membros da Igreja Católica “é necessário, mas não o suficiente”.

Em vídeo divulgado nesta quinta-feira (2/3) pelo Vatican News, Francisco destina as orações do mês de março a todas as vítimas de abusos.

Segundo o papa, a Igreja não pode esconder as os casos de abusos sexuais, e deve se colocar como exemplo e um espaço seguro para que as vítimas denunciem abusos.

— A Igreja não pode tentar esconder a tragédia dos abusos, quaisquer que sejam. Nem quando os abusos ocorrem nas famílias, em clubes, ou noutro tipo de instituições. A Igreja deve ser um exemplo para ajudar a resolvê-los, tornando-os conhecidos na sociedade e nas famílias –, diz Francisco.

*

Para o pontífice, o Vaticano deve tomar ações concretas, para reparar os horrores pelos quais as vítimas passaram e evitar que mais casos se repitam no futuro. No final do vídeo, o papa Francisco pede que os devotos destinem suas orações para que as vítimas consigam se recuperar dos males causados por abusos.

— Rezemos para que encontrem na própria Igreja uma resposta concreta às suas dores e aos seus sofrimentos –, disse o papa.

ORGULHO

Aos 62 anos, Renee Gould usa biquini e incomoda os conservadores

Renee Gould, uma mulher de 62 anos, postou fotos de biquini e causou o maior quiproquó, gerando discussão e debate nas redes sociais. Mas a norte-americana está se lixando para os comentários maldosos e permanece com seu estilo de vida jovial.

— Tenho 62 anos e adoro usar biquíni, as pessoas dizem que eu deveria ter vergonha de mim mesma, mas sei que continuo melhorando com a idade.  Só para  calar a boca dos haters, Renee compartilhou uma foto, de 1990 e uma atual  e impressionou! Com os cabelos esvoaçantes, pele viçosa e corpo firme, a mulher mostrou que está melhor que nunca. Um internauta disse que: “Nossa, parece que está mais jovem agora!”.

VERGONHA

Tinha que ser: Sandro Fantinel, o vereador racista é assim com Jair Bolsonaro

Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aceitou, por unanimidade, a abertura do processo de cassação do vereador Sandro Fantinel .

Ao discursar na tribuna da Câmara de Caxias do Sul (RS), o vereador afirmou que empresas e produtores rurais deveriam contratar funcionários "limpos", como argentinos, para a colheita da uva. Disse ainda que os baianos têm como única cultura viver na praia, tocando tambor.

— Então, deixem de lado aquele povo, que é acostumado com Carnaval e festa, para vocês não se incomodarem novamente –, discursou. Fantinel foi expulso do Patriota na quarta-feira (1º). De acordo com o partido, o pronunciamento de Fantinel foi "desrespeitoso e inaceitável" e "está maculado por grave desrespeito a princípios e direitos constitucionalmente assegurados, à dignidade humana, à igualdade, ao decoro, à ordem, ao trabalho".

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes