Ir para o conteúdo

Dito & Feito - BATEU LEVOU – Bolsonaro usa “narrativa falsa”, acusa Omar Aziz

Como é do seu estilo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) acusou os senadores Omar Aziz, Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues sem apresentar provas sobre a CPI da Covid.

Em discurso feito na abertura da feira de supermercados Apas Show, nesta segunda-feira (16), Jair declarou que poderia ter acabado com a comissão desde que assinasse uma emenda parlamentar. No entanto, toda a declaração foi dada sem apresentar nenhuma prova.

— Olha a CPI da Covid. Eu poderia ter acabado nas primeiras semanas. Como? Se eu aceitasse a emenda do Omar Aziz, porque não vou falar senador que pega mal. Emenda também do Renildo Calheiros,

que é irmão do Renan Calheiros. Cópia autêntica. Relator… O saltitante… Randolfe Rodrigues –, ironizou  com mais uma insinuação homofóbica.

O veneno de Jair

Bolsonaro deve ter se irritado com as respostas que Omar deu na quinta-feira (11), ao rebater as críticas feitas pelo presidente em live na noite de quinta-feira (12).  Na ocasião, ao contestar a decisão que suspendeu a redução de IPI para produtos fabricados na ZFM (Zona Franca de Manaus), o mandatário minimizou os impactos da medida e afirmou que Aziz faz “demagogia”.

—Bolsonaro usa narrativa falsa para enganar as pessoas. A Zona Franca já não paga IPI. Por isso que a moto que é vendida no Brasil já tem essa redução.

Não faça isso!

Mas  adiante, Omar disparou um míssil contra a língua ferina de Jair.

—  O senhor, com uma narrativa falsa, tenta enganar as pessoas. Não faça isso. O senhor é presidente da República. É uma pessoa que é referência. Vamos tratar as coisas com mais seriedade –, disse Aziz.

Omar reagiu pelas redes sociais

Promete e não cumpre

Ao relembrar feitos de seu governo, entre 2010 e 2014, como a concessão de benefícios a policiais militares e civis, o senador disse que Bolsonaro “vem enganando [servidores públicos federais] desde o primeiro momento que assumiu [o cargo de presidente]”.

— Até hoje o senhor não deu o reajuste aos policiais [federais] –, disse o senador.

Cara a cara

Ao afirmar que o governo Bolsonaro não construiu escolas e hospitais no Amazonas, e não asfaltou a BR-319, que liga Manaus a Boa Vista, o senador fez um desafio ao presidente.

—Mas, para a gente acabar com essa discussão, senta eu de um lado, senta o senhor do outro, o senhor diz o que fez para o estado do Amazonas e eu digo o que eu fiz –, afirmou Aziz.

Enquanto Bolsonaro bombardeia o Amazonas, nossos três senadores se manifestaram contra os decretos presidenciais que reduzem os incentivos à Zona Franca de Manaus.

Um deles zerou a alíquota do IPI, o Imposto sobre Produtos Industrializados. Outro, acabou com o incentivo a empresas que produzem concentrados para a fabricação de bebidas.

Mitchura!

O ministro do  Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, suspendeu parte dos decretos, já que os benefícios tributárias para a região estão previstos na Constituição.

Mas o Governo reagiu, alegando que os representantes do Amazonas estariam “prejudicando os demais estados”.

Pura maldade

O senador Eduardo Braga (MDB-NA)  disse que a narrativa do presidente é maldosa.

O ex-governador rebateu a acusação, dizendo que o Amazonas não está contra o decreto do IPI e muito menos querendo que a Zona Franca seja excepcionalizada.

— Portanto, é maldoso dizer que a decisão do ministro Alexandre de Moraes aumenta o preço da carne ou impacta a indústria fora da Zona Franca. Tudo isso é maldade para não reconhecer o direito que a Zona Franca tem.

Mediocridade

Para o senador Omar Aziz (PSD-AM), as medidas iriam acabar com a competitividade das indústrias locais.

Segundo o ex-presidente da CPI da Pandemia, senador, Jair joga o Amazonas contra o Brasil, “uma forma medíocre de se fazer política, jogar um estado contra o outro”

—  Nós somos brasileiros, com um diferencial: moramos numa região para onde, se não tivermos a excepcionalidade de cargas tributárias, é impossível se levar uma indústria.

Escudo da floresta

Plínio Valério

Já o senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, reforçou que a excepcionalidade da Zona Franca deve ser respeitada diante da importância da região para todo o mundo.

— Não vá nessa de jogar o Amazonas contra o resto do país. A Zona Franca é superavitária. Dá mais de 100 mil empregos, arrecada mais de 15 bilhões para o Governo e protege a floresta.

Dito isso, o tucano de Eirunepé arregaçou:

— Quanto o mundo teria que pagar para preservar uma floresta desse tamanho? Sem preço!

Bola cheia

David Almeida com os cartolas do Manaus F.C: boa notícia para o futebol

David Almeida anunciou o patrocínio de R$ 2 milhões para o Manaus Futebol Clube. O prefeito anunciou o convênio durante reunião com os cartolas do clube, Giovanni Silva, Luis Mitoso e Bismark Miranda.

— Nós temos que incentivar, patrocinar o Manaus, para que ele suba para série B, e depois nossa meta é que ele suba para a série A, fazendo de Manaus, uma das capitais no Brasil com a maior prática de esportes – comentou Slmeida.

E quase um metrô

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), e o governo do Estado assinam, nesta quarta-feira, 18/5, convênio para a implantação de ônibus elétrico na capital amazonense.

O convênio tem por objetivo adquirir os primeiros ônibus 100% elétricos e com zero poluentes para a frota convencional em circulação na cidade e faz parte do pacote que contempla os investimentos na mobilidade urbana.

Menos roubo

Quem garante  os dados é  Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). De acordo com o órgão de segurança,  o Amazonas registrou a menor taxa de roubo a instituição financeira, em 2021.

Abaixo da média

O gerente de Estatística do Ciesp, Maicon Benfica, disse que os dados são analisados pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública (MSJP). Segundo ele, o Ministério de Justiça e Segurança Pública realiza um monitoramento de todas as unidades da federação.

— E nesse cenário do Brasil, nós obtivemos um dos melhores resultados com relação a roubo em instituição financeira, com uma taxa de 0,05 por 100 mil habitantes, bem abaixo da média nacional – festeja Benfica.

Nova economia

Arthur Virgílio Neto

Brasil e o mundo precisam pensar em um novo modelo de economia que esteja mais centrada no crescimento, com inflação baixa, sem comprometer de forma desnecessária os recursos naturais do planeta e onde não seja tão relevante que o Produto Interno Bruto (PIB) seja tão elevado.

É o que pensa o pré-candidato ao senado, Arthur Virgílio (PSDB-AM), alertando que o  mais importante deve ser o que fazer com o PIB pelo desenvolvimento social, pelo crescimento do país e pelo bem das pessoas.

É possível crescer

Virgílio acredita que é possível crescer em torno de 4% ao ano, como ele almeja para o Brasil, por anos e anos seguidos, com inflação baixa, em torno de 2% anuais.

— Nós temos que chegar a isso. Não adianta ficar perseguindo um crescimento de 7% ao ano e vir com uma inflação alta, pesando em forma de desemprego e fome.

Boa notícia

Os vereadores aprovaram por unanimidade nesta segunda-feira (16/5), o reajuste anual dos vencimentos dos servidores ativos e inativos, vinculados à Área não Específica da Prefeitura de Manaus, em cumprimento à data-base estabelecida pelo art. 3º da Lei Municipal 2.274, de 14 de dezembro de 2017.

De acordo com a matéria, o reajuste será de 3,92% referente à data-base 2019/2020 e 6,22% referente à data-base 2020/2021.

ÚLTIMA HORA

Exército nega apoio para comitiva parlamentar visitar terra yanomami

Zé Ricardo (PT-AM) esteve em Roraima com a Comissão de Direitos Humanos, para apurar as denúncias de violência de garimpeiros contra os índios

O Ministério Público Eleitoral de São Paulo determinou nesta segunda-feira, 16, a abertura de inquérito para investigar o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), declarado parcial pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e sua esposa Rosângela (União Brasil) por crime eleitoral. O MPE paulista determinou à Polícia Federal a instauração de inquérito para investigar se houve fraude na mudança de seu domicílio eleitoral do Paraná para São Paulo, após denúncia feita pela empresária Roberta Luchsinger.  A empresária alega que o casal fez a mudança de domicílio sem ter “qualquer vínculo” com São Paulo. Ambos se filiaram recentemente ao União Brasil e pretendem ser candidatos este ano.

A resposta foi dada pelo general Francisco Humberto Montenegro Junior, apenas na última quarta-feira (11), quando os parlamentares já estavam em Boa Vista. "Não será possível prestar o apoio, tendo em vista a restrição dos meios aéreos disponíveis na região amazônica", afirma a negativa. “Barrados no baile”, os parlamentares  cumpriu agenda apenas em Boa Vista.

ORGULHO

Oportunidade na área de programação! A empresa de tecnologia TQI está com inscrições abertas para 20 mil bolsas de estudos gratuitas para formar novos desenvolvedores. As inscrições para concorrer as bolsas podem ser realizadas até 27 de maio e as atividades do bootcamp (treinamento) devem ser concluídas até o dia 24 de julho deste ano. A iniciativa faz parte do bootcamp “TQI full stack Developer”, parceria com a plataforma de educação em tecnologia e recrutamento DIO. Para se inscrever é só acessar o link https://www.dio.me/bootcamp/tqi-fullstack-developer

VERGONHA

Moro e Rosângela

O ex-ministro e ex-juiz Sérgio Moro será alvo da Polícia Federal (PF) em uma nova investigação. Nesta segunda-feira (16), o Ministério Público Eleitoral de São Paulo pediu a abertura de um inquérito pela PF para tratar da mudança de domicílio eleitoral dele e de sua mulher, Rosângela Moro (foto com o marido) . Recentemente, o casal transferiu seus domicílios eleitorais da cidade de Curitiba para São Paulo após Moro sair do Podemos – partido em que era pré-candidato à Presidência – e ingressar no União Brasil. Moro e a mulher são acusados de praticar crime eleitoral a partir de uma notícia-crime encaminhada pela Procuradoria Eleitoral de São Paulo (PRE-SP) ao Ministério Público Eleitoral no mês passado. A ação encaminhada ao MP eleitoral é assinada pela empresária Roberta Luchsinger, que alega que a mudança de domicílio “se deu mediante possível fraude e inserção de informação falsa no cadastro eleitoral”.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes