BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Dito & Feito - OMAR DIZ PORQUE LULOU – Para o senador, a eleição será a 'luta da democracia contra a barbárie'



ex-presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), explicou nesta terça-feira (03/05) por que ele “lulou”, isto é, declarou apoio à pré-candidatura de Lula.

– A eleição deste ano tem dois lados: o da democracia e o da barbárie – disse Aziz, indicando que Lula seria a democracia e Bolsonaro a barbárie.

— Por isso, aceitei o convite para participar do ato do Solidariedade em apoio à pré-candidatura do presidente Lula –, explicou.

O  Solidariedade, presidido pelo deputado Paulinho da Força (SP), realizou  na terça-feira (3),  em Sampa, ato político de formalização de apoio às pré-candidaturas de Lula e Alckmin.

– É mais uma força do centro democrático se unindo para o próximo pleito – afirmou Omar.

A vida era melhor

O senador do Amazonas avalia que as  pessoas sabem comparar o que foram esses quatro anos do Bolsonaro e os anos do governo Lula e como a vida da população “era melhor quando o Lula governava.”

– A democracia foi conquistada com muita luta pelo povo brasileiro. Não podemos abrir mão dela jamais!

Bancada na luta

Bancada do Amazonas é recebida pelo ministro Alexandre de Moraes, no STF

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) saiu satisfeito da reunião da bancada do Amazonas com o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Moraes é relator da ADI impetrada no STF em defesa dos empregos do Amazonas, colocados no paredão depois do Decreto do presidente Bolsonaro.

Catástrofe social

— Saímos esperançosos da reunião com o ministro  Alexandre Moraes. Expusemos a realidade é ele se mostrou sensível à catástrofe social que ocorrerá se não houver salvaguarda para  a ZFM –, escreveu Valério em suas redes sociais.

Perguntar não ofende

Ao pousar os olhos sobre a foto da reunião da bancada do Amazonas com o ministro Alexandre de Moraes, uma pergunta vem à mente:

—  Onde estavam os deputados Aberto Neto (PL-AM), Silas Câmara  (Repubicanos-ASM) e Delegado Pablo (União Brasil), hein?

Alberto Neto: a submissão é mais importante que a ZFM

Troco nas urnas

Preste atenção, eleitor, para quais são os parlamentares que, de fato, estão defendendo o Amazonas e os interesses de seu povo, e não a política a subserviência.

Caiu a ficha

Depois de declarar, na sessão de terça-feira (3), “afinidades” e dizer que continuaria apoiando o presidente Bolsonaro, apesar dele detonar a Zona Franca de Manaus, o  vereador Caio André (PSC), parece que estrategicamente.

— Nós precisamos, urgentemente, informar a população de Manaus que isto não é uma luta

de pró-Bolsonaro ou pró Lula, mas sim a luta pela sobrevivência dos amazônidas, do povo amazonense – ponderou.

Bye, bye Brasil

Caio demorou, mas percebeu que com a diminuição do IPI,  será inevitável a migração das empresas do polo de concentrados da ZFM que, devem sair do país, prejudicando os municípios do interior do Amazonas que atuam diretamente no setor.

— Com esses ataques a ZFM, nós já estamos vendo o polo de concentrados migrar, não é para o sul do país, repito, é para fora do Brasil.

Buraco e mais embaixo

O vereador Caio, finalmente, descobriu que o Decreto de seu guru, Bolsonaro  vai bombardear a  produção de cana-de- açúcar em Presidente Figueiredo e do guaraná em Maués, produções essas que empregam quase um terço da população de cada uma dessas cidades – analisou o vereador.

—  Como vamos manter o interior produzindo se a Ambev e a Coca-Cola poderão sair do Amazonas? –, questionou o intrépido Caio.

Saúde à estética

Por meio de uma caravana de serviços multiprofissionais, “Cuidando Delas’ leva um conjunto de ações voltadas para os cuidados da mulher.

Entre eles, Saúde, ginecologia, oncologia, clínica geral, dermatologia e até estética, por que não?

Apagão

A falta de energia elétrica  revoltou os empresários de comércio no bairro do Vieiralves.

O apagão aconteceu na terça-feira e nesta quarta,(04) eles colocaram a boca no trombone, disparando cobras e lagartos.

E as vendas, ó!

Não é pra menos.

Enfrentando a crise do pós-pandemia, eles ficaram das 13h às 16h sem energia. Justamente no momento mais s importante do comércio que antecede o dia das mães.

Sem internet

A presidente da Associação de Empresários do Vieiralves(AEV), Sônia Yara, explicou que há dias o bairro também enfrenta problemas com os serviços de energia, telefonia e internet.

Assim é não fá pra ser feliz.

Mérito Eleitoral

O prefeito de Manaus, David Almeida, recebeu, nesta terça-feira, 3/5, a “Medalha do Mérito Eleitoral - Categoria Ouro”, concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) a personalidades, pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral.

A indicação da premiação ao gestor municipal foi realizada pelo presidente do TRE-AM, o desembargador Wellington José de Araújo.

Big Prosamin

O Governo do Estado obteve o sinal verde do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para abrir a Licitação Pública Internacional (LPI) da maior obra de intervenção do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin).

Dívida histórica

De acordo com o governador Wilson Lima,  o Prosamin agora segue para a zona leste de Manaus, “resgatando uma dívida histórica, levando dignidade para comunidade da Sharp, que sofre com alagações há 25 anos”.

—  Vamos beneficiar 60 mil pessoas, além de toda uma intervenção urbana. Essa é a maior obra dessa etapa do programa, com aproximadamente R$ 404 milhões em investimentos –, destacou o governador.

Minha casa

O Prosamin da Zona Leste  terá sete quadras habitacionais com 105 blocos, totalizando 616 apartamentos, três praças e dois parques urbanos, com ciclovias, passeios públicos, entre outros equipamentos.

Terá ainda obras de urbanização e saneamento, incluindo 33 quilômetros de rede de esgoto, cinco elevatórias, três reservatórios de água e oito quilômetros de rede de distribuição de água potável.

Contas bloqueadas

O BC (Banco Central) anunciou nesta quarta-feira (4)  que a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de bloquear imediatamente todas as contas bancárias do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) foi repassada às demais instituições financeiras.

Cadê  a tornozeleira?

O bloqueio ordenado por Moraes faz parte da decisão estipulada na noite de terça-feira (3) contra o parlamentar por descumprimento de medidas cautelares impostas pela Corte, como o uso de tornozeleira eletrônica.

ÚLTIMA HORA

LULA É CAPA DA TIME – O “segundo ato do presidente mais popular do Brasil”, diz a revista

Capa da revista

A revista americana Time divulgou nesta quarta-feira (4) a nova edição que leva o ex-presidente Lula na capa: “O segundo ato de Lula: o líder mais popular do Brasil”.

"Presidente mais popular do Brasil retorna do exílio político com a promessa de salvar a nação", destaca a manchete. A longa reportagem exalta as conquistas dos dois mandatos de Lula e os desafios para as eleições de 2022. A revista destaca a anulação das condenações na Lava-Jato de Lula e a alta popularidade com que o ex-presidente deixou posto mais alto da República em 2010. De acordo com a revista, se eleito, Lula precisará "reavivar uma economia debilitada, salvar uma democracia ameaçada e recuperar uma nação marcada pela segunda maior taxa mundial de mortalidade ligada à covid-19 e por dois anos de gestão caótica da pandemia".

Na entrevista concedida a revista, Lula afirmou que tem clareza de que pode "resolver os problemas" do Brasil.

— Só tem sentido eu estar candidato à Presidência da República porque eu acredito que eu sou capaz de fazer mais e fazer melhor do que eu já fiz –, disse.

ORGULHO

O novo personagem

Os estúdios Maurício de Souza s acabam de lançar a Sueli, a primeira personagem surda da Turma da Mônica. Ela é uma garota de 9 anos que ama esportes e se comunica pela Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A Turma da Mônica apresentou esta semana aos fãs a Sueli, no lançamento do 24º Jogos Surdolímpicos de Verão, evento multidesportivo mais antigo da história depois das Olimpíadas.

Neste ano, o grande evento acontece no Brasil, entre os dias 1 e 15 de maio em Caxias do Sul (RS). Segundo Maurício de Sousa, o objetivo é representar a comunidade surda e chamar atenção para importância da inclusão e acessibilidade.

VERGONHA

Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara instaurou nesta quarta-feira (4) processo contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por ter ironizado a tortura sofrida pela jornalista Míriam Leitão, do jornal O Globo, durante a ditadura militar. O colegiado também instaurou processo contra o deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP) por ter dito que foi um erro a Alemanha ter criminalizado o partido nazista. Foram sorteados nomes de três membros do colegiado para relatar cada um dos casos. Caberá ao presidente do conselho, Paulo Azi (União Brasil-BA), apontar, dentre eles, quem será responsável pelo parecer pela admissibilidade ou não das ações.

Mário Adolfo

Mário Adolfo

Jornalista formado pela UA, com mais de 40 anos de experiência. Dois prêmios Esso e criador do personagem Curumim, o Último herói da Amazônia.