Ir para o conteúdo

Dito & Feito - O primeiro indígena a tomar posse na Academia Brasileira de Letras

Saiba quem é o primeiro indígena a ocupar uma cadeira da Academia Brasileira de Letras.

Ailton Krenak é o orgulho da raça! Ele é o primeiro indígena a ser oficialmente empossado na Academia Brasileira de Letras ( ABL) nesta sexta-feira, 5/4, às 20h, no Petit Trianon, sede da Academia, localizada no Centro do Rio de Janeiro. O ambientalista e poeta ocupará a Cadeira 5, que ficou vaga após o falecimento de José Murilo de Carvalho em agosto de 2023. Krenak  foi eleito com 23 votos, a cerimônia que será realizada, contará com a atriz Fernanda Montenegro, responsável pela entrega do colar de imortal.  autor das obras “Ideias para adiar o fim do mundo” e “A vida não é útil”, expressou sua intenção de convidar a ABL para criar uma plataforma semelhante à “Biblioteca Ailton Krenak”, que disponibiliza centenas de imagens, textos, filmes e documentos em mais de 170 línguas nativas.

Campanha esquenta

A campanha para a prefeitura de Manaus promete ser acirrada.

O prefeito David Almeida, claro, será o principal alvo dos adversários que estão dispostos a apontar os “calcanhares de Aquiles de sua administração.

Amon detona

Aliás, o  deputado federal e pré-candidato Amom Mandel (Cidadania ) já começou.

Numa reunião com mais de 800 moradores da Zona Leste, nesta quinta-feira (5)  ele denunciou o abandono dos bairros de Manaus, que, segundo ele  “estão entregues à violência e  à bandidagem.

— . Chega! Temos que acabar com esse descaso e mudar pra melhor a vida da nossa gente! –, disse Amom

Capital violenta

O pré-candidato a prefeito também cutucou outros problemas graves: ruas esburacadas, escolas sem manutenção e Unidades Básicas de Saúde sem medicamentos.“

*

— Manaus é hoje uma das cidades mais violentas do mundo, a segunda capital que mais usa rios e igarapés como esgoto sanitário, e que tem um dos maiores índices de crianças sem acesso às creches. Isso é uma vergonha! –, disparou.

Marcelo filiado ao PT

Agora é pra valer. O ex-deputado federal Marcelo Ramos, que foi vice-presidente da Câmara dos Deputados em 2021, se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT).

A cerimônia ocorreu  no mesmo evento de filiação da ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, que ocorreu na terça-feira (2), no Rio de Janeiro.

Agora vai

Marcelo está decidido.Com o apoio de Lula, Ramos pretende ser candidato a prefeito de Manaus nas eleições municipais deste ano.

Prestigiado

Marcelo Ramos: candidatura sob as bençãos do presidente Lula 

A prova do prestígio do amazonense e de Anielle Franco é que o prefeito Eduardo Paes (PSD), a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o presidente Lula e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, participaram da cerimônia.

Pau no Bozo

Nas redes sociais, além de publicar fotos com o Lula, Marcelo já deu o tom da campanha com vários vídeos detonando Bolsonaro (PL).

— Desafio lançado: o que o Bolsonaro fez por Manaus? –, questiona uma das peças compartilhadas.

Pau no Bozo 2

— Eu lembro, sim, da falta de oxigênio no governo dele, da falta de vacina no governo dele e dos ataques à zona franca no governo dele. Esses foram os legados do governo Bolsonaro para a cidade Manaus –, afirma Ramos no vídeo.

Fim da fuga

Nesse episódio da captura dos detentos de Mossoró – ocorrida nesta quinta-feira (4) no Pará –,

que fugiram do presidio há 50 dias, a pergunta que não quer calar é a seguinte:

— Quem estava por trás dessa fuga e quem manteve a estrutura para eles escaparem do cerco durante tanto tempo?

*

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Rogério Mendonça e  Deibson Nascimento foram encontrados em Marabá, no Pará.

Prejuízo

Para se ter uma ideia do prejuízo que essa fuga deu – além da trabalheira as quatro polícias –, o  governo federal  gastou cerca de R$ 2,5 milhões com a operação que busca os detentos.

*

Eles escaparam da penitenciária federal de segurança máxima de Mossoró (RN) em 14 de fevereiro. O valor foi obtido pelo R7 via Lei de Acesso à Informação.

Comboio do crime

Estavam num comboio de três carros, carregavam rifles, três celulares, equipamentos de sobrevivência, roupas, água comida e fugiam rumo à da Bolívia.

Bancado por quem, hein?

— Estavam em um verdadeiro comboio do crime צ, definiu o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

*

Se bobear tinham esquema até dentro do presídio de “segurança máxima” de Mossoró, devido á facilidade com que fugiram.

Largo de São Sebastião

O Largo São Sebastião agora é Patrimônio Histórico e Cultural de Natureza Material do Estado do Amazonas.

É o que determina a  Lei nº 6.798/2024, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade (UB).

Largo de São Sebastião: calçadão copiado por Copacabana

...Agora é Patrimônio Histórico

Rodeado por árvores que cercam a praça e com um calçadão que foi chupado pelos cariocas para  Copacabana, o Largo além de cartão postal da cidade é uma página da história;

*

É lá que está localizado o Monumento à Abertura dos Portos.

Com todos os elementos feitos em bronze, o monumento marca a abertura dos portos e rios da Amazônia à navegação estrangeira, ocorrida em 1866.

Intocável

Agora um aviso aos administradores desavisados: Ao ser declarado como Patrimônio Histórico e Cultural ficam limitadas quaisquer tipos de modificações e/ou alterações estruturantes no espaço.

*

— A história desse largo está entrelaçada com a própria evolução da cidade, desde suas origens coloniais até os dias de hoje –, observou Cidade.

ÚLTIMA HORA

ZFM  vai produzir de Manaus para ônibus elétricos de todo o Brasil

Zona Franca de Manaus: Produção baterias para ônibus elétricos tem por objetivo a descarbonização

A Zona Franca de Manaus será responsável pela produção de baterias para ônibus elétricos para todo o Brasil. O objetivo da fabricação das baterias é o fortalecimento da indústria sustentável e na descarbonização. Conforme a portaria interministerial assinada pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, em parceria com a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o intuito é fortalecer a indústria nacional e criar oportunidades de emprego. A portaria define o Processo Produtivo Básico (PPB) para produção dessas baterias. Cumpridas as etapas fabris do PPB, a empresa pode usufruir dos benefícios fiscais do polo industrial.

*

A medida, que contribui significativamente para a redução da pegada de carbono e para um futuro mais sustentável, foi impulsionada por pedido da montadora chinesa BYD, que está instalando uma fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia, com investimento de R$ 5,5 bilhões.

ORGULHO

Craque: Aos 10 anos, Flora tem " assustado" àqueles que assistem aos seus dribles incríveis

Um vídeo do pequeno Flora, atleta do sub-10 do Corinthians vem se tornando viral no mundo todo pela qualidade do futebol do jogador alvinegro. As imagens mostram uma sequência de lances incríveis do atleta corinthiano nas quadras de futsal. Torcedores colocam o pequeno jogador do Timão como a provável nova revelação do futebol mundial. Como jogador, Flora vestiu a camisa do Timão pela primeira vez com apenas 7 anos. Aos 8 ele já era a estrela do sub-8 do clube e, segundo críticos do esporte, não há dúvidas que o menino será destaque na seleção no futuro.

VERGONHA

Mesmo com a mulher grávida, Luva de Pedreiro pegou geral e hoje é um pai ausente

E o Luva de Pedreiro, hein? Que vexame. Vejam só: Távila Gomes, mãe do filho do Luva de Pedreiro, acusou o influenciador de ser um pai ausente. Além disso, ela revelou que foi traída por Iran dentro da própria casa durante a gestação de Davi. Távila postou em seus stories um pequeno texto desabafando sobre o caso. Nele, ela revela que foi traída, mas não quis se pronunciar na época por conta da saúde mental e da gestação.

—  Desde quando saiu as fofocas, eu nunca me pronunciei por causa da minha saúde e da gestação. Mas uma hora cansa de ouvir e ler tantas coisas e vocês não sabem o que se passa por trás. Não vou ser julgada por algo que eu não tenho culpa. Fui traída a gestação inteira dentro da própria casa, e mais um milhão de coisas que nem caberia aqui (no texto).–- revelou Távila.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes