Ir para o conteúdo

Dito & Feito: O MAIOR ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO DA HISTÓRIA DO PAÍS - Petrolão é “ trombadinha” se comparado ao Orçamento Secreto

O articulista Leandro Demori faz uma análise para desmentir a falácia de que o maior escândalo de corrupção da história do pais é o Petrolão

Em jornalismo sério e com fatos comprovados, o articulista Leandro Demori faz uma análise para desmentir a falácia de que o maior escândalo de corrupção da história do pais é o Petrolão.

— Não é. E muito menos o mensalão! –, afirma Demori. Para o jornalista, maior que os dois é o famigerado Orçamento Secreto – uma “cruzeta” criada em 2020 a partir de um acordo entre o governo Jair Bolsonaro e o Congresso Nacional para que uma parte significativa das verbas federais seja administrada por deputados e senadores. É uma mudança drástica no modo como o dinheiro público é usado, porque torna o processo menos transparente, sem uma prestação de contas clara, e menos planejado. Na mídia, essa discrepância, ganhou o simpático nome de “pacote de bondades” .

— Está na hora de rebatizar essa criança. Seu nome é “Compra de Votos”, afirma Demori, avaliando que “nada – repito: NADA – chega perto do que está rolando nesse momento. O Governo VENDEU o país para os parlamentares daquilo que se conhece como Centrão, um grupo de cretinos que fazem escolhas puramente políticas sobre o dinheiro da União com vistas somente a seus próprios interesses. Esse é, sem dúvida, o maior escândalo de corrupção da história do país, e isso não é uma hipérbole –, detona o artigo de Damori.

Farra com dinheiro pública

Para comprovar o que diz, Leandro Demori lembra que no primeiro ano de mandato, Bolsonaro sancionou R$ 30 bilhões em emendas do orçamento secreto. “Ele tinha a opção de vetar os recursos, mas decidiu autorizar o pagamento de 100% das verbas indicadas pelo Congresso.

*

“Com isso, em três anos, o presidente entregou ao Congresso uma decisão sobre o que fazer com R$ 65 bilhões, que deveria ser de seus ministros”, diz o texto.

Vira “trombadinha”

Ao fazer uma  comparação entre os dois escândalos, Demori prova que o Petrolão vira “trombadinha” na frente do Orçamento secreto. A Lava Jato diz ter recuperado 6,28 bilhões que foram roubados da Petrobras. Em seu mandato, Bolsonaro e o Centrão produziram um rombo de mais de DEZ LAVA JATOS. E que tenha sido de modo “legal” torna tudo ainda pior, porque esse crime sequer é passível de punição.

Escândalo colossal

Metade do dinheiro que deveria ir para as cidades do Brasil foi parar em apenas 7,6% dos municípios.

Um escândalo colossal capaz de operar milhares eleitorais. Veja por exemplo o caso de Gilberto Gonçalves, do PP. Ele é prefeito de Rio Largo, nas Alagoas.

O gato comeu

Gilberto Gonçalves foi presenteado com 15 milhões em emendas do orçamento secreto apenas em 2021.

O que foi feito desse dinheiro? Provavelmente sumiu em um ralo de roubo.

Lira Espertalhão

Qual foi o efeito desse investimento assinado por Arthur Lira na cidade de Gilbertinho? Ele próprio, Arthur Lira, foi o deputado federal mais votado no município (17,19% dos votos). Gabi Gonçalves, filha do prefeito e do mesmo partido de Lira (Progressistas) fez 24,87% dos votos locais para deputada estadual – foi eleita.

Adubando, o voto aparece

Enquanto Lula fez 56,50% dos votos no estado, contra 36,05% de Bolsonaro, na cidade onde Lira investiu seu orçamento secreto a margem foi muito mais estreita: 50,74% para Lula e 41,75% para o Jair.

São milhares de cidades Brasil afora no mesmo esquema.

Compra de votos

A mutreta vai desembocar em um só lugar, observa Demori: “na compra de votos”.

Para ele, é “a fraude eleitoral de manual proporcionada por um Governo fraco que precisou do esquema para não tomar um impeachment”;

*

—  E, agora, usou do mesmo esquema para sequestrar votos e chegar no segundo turno. Enquanto isso, cidades “inimigas” ficam sem verba, e a população que pague pelos pecados de Brasília.

Joana faz história

Com mais de 87 mil votos, a deputada estadual Joana Darc (União Brasil), foi reeleita para o mandato de 2023-2026, sendo a mulher mais votada na história do Amazonas e a segunda colocada na votação geral.

Totó dá voto

Joana atribui a aprovação do eleitorado ao trabalho que tem desenvolvido ao longo desses quatro anos na Assembleia Legislativa em defesa dos animais. Até porque foi esta a causa que a fez entrar na política.

*

Também conta o valioso trabalho em defesa da Pessoa com Deficiência, da Criança e do Adolescente, das Mulheres e dos Idosos.

Sarafa segue em frente

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) agradeceu nesta terça-feira, 4, da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), os 23.565 votos que teve nessas eleições e disse que usará os quatro meses restantes do mandato para contribuir com sugestões no funcionalismo público estadual.

Campanha adversa

O líder do PSB na Casa Legislativa reconheceu as dificuldades enfrentadas no pleito desde ano, que desfavoreceram sua reeleição, como o partido ter saído sozinho para a disputa e a ausência de fundo eleitor

*

— Uma campanha muito adversa, sem recursos, sem fundo eleitoral, porque a direção nacional do partido entendeu que como nós não tínhamos uma chapa de deputados federais viáveis, aqui não era prioridade. Essa é uma decisão que deve ser respeitada, mas, obviamente isso criou muitas adversidades para todos nós”, explicou.

O turrão de sempre

Ciro Gomes acolhe decisão do PDT, apoia mas não cita o nome de Lula

O PDT decidiu apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais.

No entanto,  ao anunciar a decisão em vídeo, nesta terça-feira (4), Ciro afirmou que que seguirá a decisão do partido, mas não citou o nome de Lula em nenhum momento.

*

— Gravo esse vídeo para dizer que acompanho a decisão do meu partido, o PDT. Frente às circunstâncias, é a última saída. Lamento que a trilha democrática tenha se afunilado tanto que reste para os brasileiros duas opções, ao meu ver, insatisfatórias -, disse o turrão.

Apoio saco

O apoio de Ciro é que chamamos, no anedotário popular, de “apoio saco”.

Isto é, apoia, mas não entra.

Canto do cisne

Decano da Assembleia legislativa, o  deputado Belarmino Lins entoou o seu canto do cisne na carreira política.

Decidiu não se candidatar nesta eleição e passou o bastão ao filho,  George

Lins (União), eleito para um primeiro mandato.

Vai que é tua!

Belão disse que o mais gratificante é ter a ousadia de entender que já deu a sua contribuição e

passar a tarefa de servir ao povo e ao estado do Amazonas ao propor a candidatura de filho.

ÚLTIMA HORA

SIMONE TEBET VAI APOIAR LULA – “Não esperem de mim omissão, tomem logo a decisão, porque a minha já está tomada”

Simone Tebet avisa que já escolheu o lado que apoiará

Após ficar em terceiro lugar na corrida presidencial, a senadora Simone Tebet (MDB) realizou um pronunciamento com uma análise de campanha e sua perspectiva para o segundo turno. Senadora ficou fora da disputa presidencial conquistando 4,21% dos votos e garantiu que irá apoiar um dos candidatos em 48 horas.

Terceira colocada, o apoio de Tebet é de extrema relevância para os candidatos ainda não disputa.

— Não esperem de mim omissão, tomem logo a decisão, porque a minha já está tomada. Eu tenho lado e vou me pronunciar no momento certo. Eu só espero que vocês entendam que esse não é qualquer momento no Brasil”, disse Tebet, garantido que é “uma politica que respeita o processo decisório e eleitoral”.

— No máximo em 48 horas vou me pronunciar –, disse.

ORGULHO

Érika Hilton primeira mulher trans eleita federal pelo PSOL

Erika Hilton (PSOL) fez história neste domingo (2) ao ser eleita como a primeira mulher travesti deputada federal do país, pelo estado de São Paulo. Em suas redes sociais, ela comemorou a vitória matemática antes mesmo de fechar a contagem de votos e anunciou uma live para contar como está se sentindo.
Na noite de domingo (2), Erika Hilton (PSOL) foi eleita deputada federal por São Paulo com 256.903 votos, sendo a nona candidata mais votada do estado. Em 2020, foi a mulher mais votada para vereadora. Vinda de uma família evangélica de Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo, Érika foi criada pela mãe e pelas avós. Ela conta que durante a adolescência, quando já morava em Itu (SP), foi obrigada a frequentar a Igreja para que tentassem "curá-la". Aos 15 anos, foi expulsa de casa e passou a morar nas ruas, onde encontrou na prostituição uma maneira de sobreviver.

VERGONHA

Desmascarado: Vanilla é um ator pago por Carlucho para fazer papel de satanista e espalhar fakes contra Lula

Senador eleito por Minas Gerais, Cleitinho (PSC), apoiador de Jair Bolsonaro (PL), compartilhou nas redes sociais um vídeo manipulador e falso no qual um ator intitulado como "Vicky Vanilla" se passa por um satanista apoiador do ex-presidente Lula (PT). Até o momento, Cleitinho não foi punido por fake news pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que prometeu ser implacável contra fake news durante as eleições deste ano. leitinho usa um dos vídeos de Vanilla para incentivar os "cristãos" que não votaram no primeiro turno da eleição presidencial a saírem de casa no segundo turno e votarem em Bolsonaro.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes