Ir para o conteúdo

Dito & Feito: O INCRÍVEL HULK DIZ QUE LULA É UM DE SEUS HERÓIS

Ator Mark Rufallo reconhece a liderança do presidente, mas adverte que só "isso não impedirá o colapso da floresta".

Charge de Mário Adolfo

Lembram do ator Mark Ruffalo, aquele que viveu no cinema o incrível Hulk, que se transforma num gigante verde e feroz quando alguém o irrita ou faz algo errado? Pois é, o cara disse que Lula é um de seus heróis, mas não poupou críticas ao presidente ao avaliar a Declaração de Belém da Cúpula da Amazônia que, para ele, “não tem metas concretas para proteger a floresta”.

O ator elogiou Lula, chamando-o de "um dos meus heróis", e afirmou que foi graças à liderança do presidente que a cúpula "estabeleceu proteções fundamentais para os povos indígenas". Ruffalo, porém, avaliou que só "isso não impedirá o colapso da floresta".

— O senhor é um dos meus heróis, Lula, mas me parte o coração ver que a Declaração de Belém da Cúpula da Amazônia não tem metas concretas para proteger a floresta. A emergência para proteger a Amazônia é uma emergência climática – e nós não temos tempo a perder! – detonou o grandão.

O ator ainda se posicionou contrário à exploração de petróleo do rio Amazonas e citou que a Colômbia foi a primeira nação amazônica a seguir a meta de proteger 80% da floresta até 2025. O ator reprovou a possibilidade de extração de petróleo na Amazônia e cobrou posicionamento internacional do Brasil, pelo fato de 60% da Amazônia estar no país.

Vamos juntos

Antes que Mark Rufallo comece a se irritar e encarne o Hulk, o presidente respondeu, neste domingo (13) no Twitter, ao comentário do ator, diretor e ativista ambiental.

Lula postou sobre a dimensão do desafio que é proteger a floresta amazônica.

Na publicação, o presidente Lula defendeu união no combate às mudanças climáticas e voltou a cobrar apoio financeiro estrangeiro, como fez durante a Cúpula da Amazônia.

Resposta

Sobre a crítica de Ruffalo à Declaração de Belém, o presidente explicou que foram estabelecidos vários compromissos, como um plano de segurança que vai criar bases fluviais e terrestres.

*

— A Cúpula da Amazônia reuniu países da região de forma inédita para isso. Foi um passo a mais em uma trajetória para transformar a região com um modelo que combina desenvolvimento sustentável e preservação ambiental –, publicou o petista.

Para o presidente brasileiro a Cúpula de Belém é o ponto de partida para a construção de um consenso em torno da proteção da Amazônia.

—  E os países da América do Sul estão conscientes dessa importância", completou.

*

O presidente encerrou a série de mensagens enviando um abraço a Ruffalo e convidando-o a visitar em breve a Amazônia.

Alô, Prefeitura!

Cratera na entrada da rua das Papoulas, no Tiradentes, assuta e quebra amortecedores de carros

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) fez um belo trabalho nas primeiras ruas do Conjunto Tiradentes, no bairro do Aleixo.

Colocou asfalto de qualidade e até sinalizou a pista. Mas isso aconteceu apenas nas primeiras pistas do condomínio.

Alô, Prefeitura 2!

Outras, do mesmo Conjunto Tiradentes, também em péssima situação, até agora não viram a cor do asfalto.

É o caso da rua das papoulas, onde uma cratera foi aberta na cabeceira da rua totalmente esburacada.

*

Alí, onde a iluminação não é lá muito boa, muitos motoristas desavisadojá caíram no buraco.

Os moradores agradeceriam se a Prefeitura passasse por lá para checar o estrago.

Governador cassado

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) cassou nesta segunda-feira o mandato do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP).

A decisão pune o mandatário por ter distribuído cestas básicas no período eleitoral de 2022.

Lixo da história

Antonio Denarium: aliado de Bolsonaro, governador de Roraima é cassado

Antonio Denarium é mais um bolsonarista fanático que vai pro lixo da história. Ele teve o mandato cassado por quatro votos a favor e três contrários. A multa aplicada ao governador equivale a mais de R$ 106 mil.

Então tá, governador!

A defesa de Denarium ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O governador informou, por meio de nota, que vai apelar para instâncias superiores e continuará no cargo.

*

— Estou com a consciência tranquila de que fiz o correto pelo bem do nosso povo. As ações realizadas pelo nosso governo sempre tiveram objetivo de ajudar quem mais precisa –, justificou Denarium.

Ramais rasgam BR-319

Pesquisadores denunciam um “crescimento absurdo” da abertura de ramais na floresta – trechos de estradas não oficiais – que acompanham a BR-319, na parte sul do Amazonas.

*

O levantamento feito pelo Observatório BR-319 (OBR-319) aponta que nos municípios de Canutama, Humaitá, Manicoré e Tapauá, a rede de ramais é de 5.092 quilômetros (km).

Crescimento absurdo

Isso  representa quase seis vezes (5,8) a extensão total da BR-319, , que liga Manaus a Porto Velho, em Rondônia.

Quando considerado o período de 2016 a 2022, houve um acréscimo de 68%, ou seja, mais 2.061 km de ramais nos quatro municípios avaliados.

A coisa é séria...

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ironizou as notícias de que o governo Bolsonaro tentou trazer ilegalmente para o Brasil, em 2021, joias feitas com diamantes avaliadas em R$ 16,5 milhões.

... Mas Micheque ironiza!

Quer dizer que eu 'tenho tudo isso' e não estava sabendo? Meu Deus! Vocês vão longe mesmo, hein?! Estou rindo da falta de cabimento desa impressa (imprensa) vexatória", disse Michele pelos stories, no Instagram.

Chacota

A mulher de Bolsonaro pode até tentar disfarçar, usando para isso   a chacota, mas já existem provas de que os acessórios foram transportados na mochila de um assessor, um militar do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Na mochila do milico

As jóias seriam um presente do governo da Arábia Saudita para Michelle.
de acordo com as informações do jornal Estado de S. Paulo, Após a apreensão feita pela Receita Federal, registrada por câmeras de segurança, o governo tentou recuperar os bens em quatro oportunidades, tendo o próprio Bolsonaro, enviado um ofício para solicitar a liberação.

Cara de pau

Falando em joias, o  advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Frederick Wassef (aquele que escondeu o Queiroz no seu quarto de hóspedes)  é outro que está atolando até o pescoço no lamaçal e fica esperneando,  dizendo que não nem nada a ver com o escândalo.

*

O advogado da família Bolsonaro chegou a bater no peito dizendo que a Polícia Federal efetuou busca em sua residência no bairro do Morumbi, em São Paulo.

— Mas não encontrou nada de irregular ou ilegal, não tendo apreendido nenhum objeto, joias ou dinheiro –, vangloriou-se.

Cara de bundão

Mas, depois de vir a público para repudiar as informações divulgadas, nesse domingo (13/8), acerca do suposto envolvimento em venda de joias presenteadas ao Brasil por outros países, Wassef teve uma amarga surpresa que o deixou com cara de bundão.

*

A Polícia Federal (PF) encontrou um recibo de compra do relógio Rolex que estaria em seu nome. Seria uma “prova contundente” contra Wassef, acreditam os investigadores

Cupim da democracia

Durante discurso na Faculdade de Direito da USP, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, disse na noite de sexta-feira (11) que a corrupção é o cupim da democracia.

— A corrupção corrói. É o cupim da democracia. E isso, também, sempre nos uniu, para garantir sempre uma maior estabilidade democrática.

Divergências existem

O ministro lembrou que o Brasil esqueceu que é possível divergir de forma amigável e respeitável e que a divergência faz parte do jogo democrático.

— Aquele que diverge não é seu inimigo que deve ser destruído –, afirmou Moraes ao comentar que divergências existentes entre ministros do STF representam fator legitimador de órgãos colegiados.

ÚLTIMA HORA

BOLSONARO NA CADEIA! –  “Já existem elementos o bastante para um pedido de prisão preventiva do ex-presidente”

Em entrevista ao site UOL nesta sexta-feira (11), o jurista Miguel Reale Jr. afirmou que já existem elementos o bastante para um pedido de prisão preventiva contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso das joias. Segundo Reale Jr., o ex-presidente já demonstrou poder para deturpar provas.

“Alguns elementos de prisão preventiva aparecem porque a prisão preventiva se justifica para evitar que pessoa com poder, nesse caso, possa interferir para evitar a obtenção de provas. E esse fato da recompra do relógio, que é obstrução de provas, sem dúvida nenhuma, justificaria uma prisão preventiva.” O jurista relembrou que o próprio Bolsonaro afirmou que o relógio não foi apropriado, mesmo depois de o objeto ter sido recomprado para ser apresentado ao TCU, segundo investigação da PF. Entretanto, Reale Jr. prefere que um possível pedido de prisão preventiva fosse fundamentado em relação a acontecimentos futuros.

*

Miguel Reale Jr. disse também que é importante que a investigação siga o destino do dinheiro da venda das joias nos EUA.

“Aonde foi esse dinheiro decorrente da venda do relógio nos EUA? Como que o advogado pega esse dinheiro e vai recomprar esse relógio para reapresentá-lo, por que era obrigatória a apresentação? Então toda a cena que foi montada de apresentação de relógio demonstra a intensidade do dolo, da vontade da apropriação e da obstrução do peculato.”

ORGULHO

A foto de Monyque Macedo que ganhou o Comedy Pet Photography Awards

Uma brasileira de apenas 13 anos venceu um concurso de fotos de pets mais importantes do mundo, o Comedy Pet Photography Awards. O resultado saiu na última sexta-feira e as fotos ficaram incríveis. Monyque Macedo dos Santos é de Brasília, e ganhou na categoria “Junior”, que seleciona as melhores fotografias de filhotinhos. Na imagem enviada para a brasileira, um cachorrinho tenta pegar uma bola que ficou presa entre dois sofás.

O grande vencedor da competição foi Michel Zoghzoghi, com uma foto de um gatinho pronto para dar o bote. O fotógrafo embolsou pouco mais de R$ 3 mil reais, um troféu e uma câmera fotográfica.

VERGONHA

Ao fotografar a caixa com as joias, o general Mauro Lourena Cid não reparou seu rosto refletido

Traído pela imagem. O rosto do general do Exército Mauro Lourena Cid – pai do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro Mauro Barbosa Cid – foi identificado pela Polícia Federal no reflexo de uma foto usada para negociar, nos Estados Unidos, esculturas recebidas pelo governo como presente oficial.

Segundo investigadores, ao fotografar a caixa com os itens para pedir uma avaliação do valor em lojas especializadas, Mauro Lourena Cid acabou deixando seu rosto aparecer no reflexo. A imagem foi um dos elementos anexados à operação de sexta-feira (11), que faz buscas em endereços ligados a Cid pai, Cid filho e a outros assessores e aliados de Bolsonaro.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes