Ir para o conteúdo

Dito & Feito - O Brasil de Lula quer mais livros, menos armas

Acabou a gracinha de andar por aí fazendo “arminha” e dando tiro só porque é do CACs

Acabou a gracinha de neguinho fazer sinal de “arminha”; ensinar os filhos (ainda crianças) a manusearem armas; entrar em festa de aniversário e matar o aniversariante só porque ele pensava diferente politicamente;   deputada correr atrás de preto com arma em punho e franco atirado disparar armas onde bem entendesse dizendo que estava autorizado “porque eu sou do CACs!”

Esse tempo já acabou.  Essa página manchada de sangue de nossa história  era no tempo do governo do Jair que, ainda bem, já foi. Agora o Brasil é governado por um presidente que pretende combater a violência, reestabelecer a democracia e reduzir o número de armas em circulação. Por isso, nesta sexta-feira  (21) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o Decreto que cria novas regras para aquisição e porte de armas e munições no Brasil.  As principais alterações no PAS (Programa de Ação na Segurança) miram os CACs (caçadores, atiradores e colecionadores), com restrições a clubes de tiro e fiscalização agora nas mãos da Polícia Federal. O objetivo do decreto, promessa de campanha do petista, é reverter as flexibilizações propostas pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), que transformou um país em um verdadeiro faroeste caboclo.

— O que nós precisamos baixar é os preços dos livros, e o preço de acesso à coisas culturais que nossas crianças não têm acesso –, completou.

Arma é pra polícia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na tarde desta sexta-feira (21) que “a gente não pode permitir que haja arsenais de armas nas mãos de pessoas”.

A declaração foi feita durante lançamento do Programa de Ação na Segurança (PAS).

*

— Por isso que a gente vai continuar lutando por um país desarmado. Quem tem que estar bem armado é a polícia brasileira, é as forças armadas brasileiras que têm que estar bem armadas”, disse o presidente.

Prioridade

Esse Decreto era a prioridade número 1 do ministro da Justiça, Flávio Dino, mas a formulação demorou mais do que o esperado por causa dos atos golpistas de 8 de janeiro.

*

Mas a formulação demorou mais do que o esperado por causa dos atos golpistas de 8 de janeiro.

Largue as armas

O governo federal decidiu por diminuir o número de armas, munições e calibres restrito autorizados a serem utilizados por CACs.

Pelas novas normas, o número de armas por pessoa cai de 60 para 16.

Federal no comando

Agora, a PF passa a fiscalizar e monitorar os registros de armas, responsabilidade do Exército durante Bolsonaro.

Dessa forma, tanto Lula quanto Dino avaliam que o governo tem mais controle sobre os registros.

Tiro ao alvo tem hora

Clubes de tiro também terão nova regulação de horário e não poderão funcionar 24 horas.

O horário limite vai ser às 22h. Esse tipo de unidade não poderá funcionar próximo de escolas.

Prefeitura para...

Prefeitura de Manaus informa o horário especial de funcionamento dos órgãos e entidades da administração pública municipal nos dias de jogos da Seleção Brasileira, na fase de grupos da Copa do Mundo de Futebol Feminino.

*

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) em edição extra desta sexta-feira, 21/7.

...e torce pelas meninas!

O mundial começou na quinta-feira, 20/7, na Austrália e Nova Zelândia, mas a estreia da seleção brasileira acontece somente na próxima segunda-feira, 24/7. Neste dia, o expediente na prefeitura inicia às 10h e segue até 17h; já na quarta-feira, dia 2/8, o expediente também vai de 10h às 17h.

Se classificada

O decreto ainda estabelece que, em caso de classificação da seleção feminina para as etapas seguintes, haverá regulamentação específica para esses novos jogos.

Senador barraqueiro

O senador Alan Rick (União Brasil-AC) teve um incidente no Aeroporto Internacional de Brasília e tentou o aplicar o manjado “sabe cm quem está falando?”.

Sem ter razão, pois perdeu o voo, o político acreano  perdeu a compostura e passou a atacar o funcionário da companhia aérea.

Meu respeita, rapaz!

Em um tom agressivo, o senador insistiu em ser colocado na aeronave, usando palavras grosseiras.

O atendente informou que o senador só teria vaga no voo do dia seguinte, após já ter perdido o voo atual.

*

Mas Alan continuou a gritar com o funcionário, usando palavras rudes.

— Vaga amanhã? Que história é essa! Você tem que me respeitar, rapaz! Eu exijo ser colocado no voo!”, esbravejou o parlamentar.

Maria da Penha endurece

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) quer alterar a Lei Maria da Penha.

Ela acaba de protocolar o Projeto de Lei (PL) 3257/19, que prevê o afastamento imediato do agressor de casa em caso de violência sexual, patrimonial e moral.

— Nunca é demais lembrar que esse tipo de violência acarreta prejuízos graves tanto à mulher quanto a seus filhos – observa Daniella.

Expulso de casa

De acordo com a proposta – já aprovada no Senado – , se  comprovado o risco à vida ou a segurança moral, física, psicológica, sexual ou patrimonial da mulher em situação de abuso doméstico e familiar, o agressor deverá ser afastado do domicílio imediatamente.

*

O objetivo é  encerrar a convivência e diminuir os riscos para vítima e familiares.

Daniel Alves está assim

Daniel Alves: televisão publica a primeira foto do jogador na prisão

Uma TV espanhola exibiu a primeira imagem de Daniel Alves após seis meses de prisão. Acusado de estupro, ele está preso na Espanha desde o dia 20 de janeiro. Aos 40 anos, o jogador aparece na audiência de instrução realizada com o juiz em 17 de abril.

*

Daniel Alves foi preso em Barcelona após ser acusado de agredir sexualmente uma mulher de 23 anos em uma boa de luxo no dia 30 de dezembro. O jogador tentou por diversas vezes conseguir um recurso para responder em liberdade, mas teve o pedido negado pela Justiça.

Valdemar furioso

A  “trairagem” de políticos do PL que estão fazendo o “L” ( que não é de Partido Liberal)  tem deixado Valdemar Costa Neto com o cão no couro.

Nesta sexta-feira (21) ele  assinou um ofício suspendendo por três meses oito deputados que, em comissões da Câmara, votaram a favor da reestruturação ministerial do governo Lula (PT).

Cartão amarelo

Os parlamentares punidos foram: Detinha (MA), Bacelar (BA), Josimar Maranhãozinho (MA), Junior Lourenço (MA), Junior Mano (CE), Matheus Noronha (CE), Pastor Gil (MA) e Vinicius Gurgel.

Cartão vermelho

No mesmo dia, o PL decidiu expulsar o deputado Yury do Paredão (CE), após ele posar ao lado de Lula e fazer o “L”.

Barbie tupiniquim

A Barbie brasileira só usa roupas e objetos cor de rosa  e tem até  uma casa igualzinha a da boneca.

A moda agora é o rosa, mas uma jovem aderiu ao estilo há muito tempo: ela é a Barbie brasileira e adora ter um estilo de vida e uma casa igualzinha a da boneca.

*

A influenciadora do Paraná, Bruna Peres, é formada em direito e tem uma residência incrível, toda decorada com tons rosa. Desde a sala até a piscina!

20 milhões de seguidores

O sucesso no TikTok veio e Bruna Barbie já acumula mais de 20 milhões de seguidores na rede, 4 milhões no Youtube e 617 mil no Instagram.

O estilo “patricinha” e a réplica da casa da boneca Barbie são o que chamam a atenção.

ÚLTIMA HORA

Líderes mundiais na conferência do Pará

Já estão confirmadas as presenças do ex-Primeiro Ministro do Reino Unido, Tony Blair ( na caricatura) ;  ex-presidente da Colômbia, Iván Duque; e do atual Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) ,  Ban Ki-Moon, na Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, marcada para 30 de agosto a 1ª de setembro na capital do estado, Belém.

O anúncio foi feito pelo governador do Pará Helder Barbalho (MDB) pelas redes sociais nessa quarta-feira (19).

Segundo a publicação, as autoridades devem participar da

— São especialistas e personalidades internacionais que estarão na capital paraense para discutir os desafios ambientais da Amazônia e do planeta –, afirma Barbalho.

ORGULHO

Tony Bennett: a música universal perde uma verdadeira lenda

A vida de  Tony Bennett, o lendário cantor norte-americano  que nos deixou  nesta sexta-feira (21) aos 96 anos, é motivo de orgulho para fãs do mundo inteiro que tiveram o privilégio de viver sua época,  curtir sua voz e suas canções e acompanhar mesmo pela telinha shows inesquecíveis desse grande artista.  Bennett é mundialmente pela canção “I Left My Heart in San Francisco”, lançada em 1962.  Em uma carreira que durou oito décadas, Bennett encantou Bob Hope e Frank Sinatra, que o chamou de “melhor cantor da indústria”, e gravou dois álbuns de duetos com Lady Gaga. Ele soma 41 indicações ao Grammy, vencendo 20 prêmios, além de ter recebido o Lifetime Achievement Award pelo conjunto da obra. Não importa quantos prêmios ele ganhou, ou quantas horas cansativas em turnê ele registrou, ou quantas vezes ele cantou sua música de assinatura, Bennett costumava dizer que nunca havia trabalhado um dia em sua vida – porque adorava se apresentar.

VERGONHA

Carlos Bolsonaro: Búááááááá....  Eu quero a minha arminha de volta!

Polícia Federal do Rio de Janeiro negou ao vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) a renovação de seu porte de armas, que está vencido. O político tem uma pistola Glock 9 milímetros. O cara passou quatro anos do governo do pai comandando o “ gabinete do ódio”, espalhando fakes e ameaçando os outros e agora vem choramingar dizendo qu está sendo perseguido.  O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) tem uma pistola Glock 9mm. Carlucho (para os íntimos) entrou com o requerimento em 4 de julho na PF do Rio de Janeiro. No Twitter, Carlos afirmou que as ameaças à integridade física dele e de sua família aumentaram nos últimos anos e, mesmo assim, diversas medidas estão sendo tomadas para reduzir a segurança....

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes