Ir para o conteúdo

Dito & Feito – Mas que corda bamba que nada!

Andaram dizendo por aí que o secretário de Educação, Luiz Castro (Rede) estava na corda bamba. Mas isso não é verdade. O governador Wilson Lima aproveitou sua passagem por Parintins para deixar claro que o secretário está mais seguro do que “papagaio no arame”. Depois de três dias de despacho na ilha do boi,  o governador reuniu o secretariado para fazer um balanço do programa e ouvir os principais aliados. Entre eles, o secretário de educação Luiz Castro, que foi surpreendido com elogios do governador. Wilson Lima aproveitou o momento para fazer um reconhecimento a Luiz Castro e “afastar qualquer sinal de crise no âmbito do governo”, revelou uma fonte.

Suportou a tormenta

De frente para Castro, Wilson reconheceu a forma responsável com que o secretário conduziu a crise com os professores.

— Entendo a dificuldade, mas que a sabedoria de Castro o ajudou a enfrentar o momento, mesmo sendo bombardeado de críticas –, disse o governador.

Sem abalos

Logo, ficou claro que a relação entre Wilson e  Castro  não sofreu nenhum abalo sísmico, mesmo depois da greve de mais de um mês na rede estadual de ensino.

Josué tira o time

De acordo com um portal de notícias local, o deputado estadual Josué Neto, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), negocia uma saída amigável do PSD com o presidente da sigla, Omar Aziz.

PTB aqui vou eu

Nos bastidores da política baré, comenta-se que Josué pode estar de malas prontas para o PTB. A mudança tem como motivação a eleição municipal do ano que vem. Como já se sabe, Neto é candidatíssimo à sucessão de Arthur Virgílio.

Bronca na Câmara

Os servidores lotados nos gabinetes dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), estão na bronca com o presidente da Casa, Joelson Silva (PSDB), porque até ontem não tinham recebido seu salário.

Cadê o meu?

O motivo é que os cargos comissionados da presidência e os próprios parlamentares já receberam seus salários de maio. Mas os demais funcionários ficaram por último, e devem receber somente hoje (28).

Por que mudou?

A chateação tem um motivo: há anos os servidores recebem um dia após o pagamento dos salários dos vereadores. Neste mês, isso ocorreu na última sexta-feira (24).

Grosseria

O vereador Bessa (Solidariedade) tem que, urgentemente, tomar um chá de civilidade. Afinal, ele está em um parlamento, e não batendo boca num boteco de esquina.

Faltou respeito

Ontem, ele chamou de “ratos” cerca de dez manifestantes que foram à Câmara Municipal protestar sobre a precariedade do transporte coletivo de Manaus.

Estava em Casa

O parlamentar esqueceu-se, no entanto, que a CMM é a casa do povo e todos têm direito de protestar, concordando ele ou não com o teor da manifestação.

Faz escuro…

Por falar em CMM, durante a sessão de ontem (27), a luz do plenário Adriano Jorge apagou misteriosamente.

…mas eu canto!

Os microfones dos vereadores, no entanto, permaneceram funcionando e os debates seguiram por cerca de dez minutos no escuro.

Cutucada

O presidente Bolsonaro afirmou que as manifestações de domingo eram um recado às “velhas práticas” que não deixaram o povo se “libertar”.

Gasolina na fogueira

 A declaração irritou parlamentares, entre eles o vice-líder do PRB.

 — Isso não é bom, não é positivo. Ele fica surfando nessa onda que existe e que aproveitou muito na eleição, um sentimento contra a classe política, e fica botando gasolina na fogueira. Para ele, é burrice –, disse Andrada.

Ferro nos políticos

Na última segunda-feira (20), Bolsonaro já havia dado uma estocada.

— O grande problema do Brasil é a classe política.

Me inclui no bolo

Dois dias depois, na quarta (23), disse que, ao fazer a crítica, também poderia ser incluído. “Eu estou no bolo”, declarou.

Mãos à obra

Sessenta e oito processos, — a maioria recursos de reconsideração, de revisão e ordinário –, serão apreciados pelo colegiado do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), hoje (28), durante a 16ª sessão ordinária de 2019. Os processos de prestações de contas anuais na pauta são 19.

Os enquadrados

Entre os gestores que terão as contas anuais avaliadas estão do ex-titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Sildomar Abtibol; o prefeito de Atalia do Norte, Nonato Tenazor; o ex-prefeito de Lábrea Evaldo Gomes.

EM ALTA

A aluna Francielly Rodrigues Barbosa, de 18 anos, criou um meio de amenizar o problema ambiental e ainda ajudar os moradores de sua cidade, Moju, a cerca de 120 km de Belém. Ela criou um tijolo a partir do caroço de açaí e já ganhou mais de 15 prêmios pelo experimento. Para criar o tijolo de açaí, ela convidou jovens de Moju para ajudá-la. Eles colocaram os caroços para secar, depois carbonizaram e os trituraram em um pilão. A massa resultante foi misturada com argila e carvão para chegar ao produto final.

EM BAIXA

Na  rebelião do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), que acabou em massacre, o  secretário da Seap, coronel Marcus Vinícius Almeida disse que a “intervenção do estado  foi rápida”  e que o tempo de resposta foi muito reduzido em relação a ocorrências anteriores, devido ao Grupo de Intervenção Prisional (GIP). Mas como “resposta rápida” se o massacre continuou ontem e o número de mortos, até ontem, já havia atingido 57 .

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes