Ir para o conteúdo

O  presidente Jair Bolsonaro  disse, nesta quarta-feira (15), que falou com o deputado Silas Câmara  (POdenos-AM) antes de tomar a decisão de suspender a negociação para conceder subsídios a contas de energia de templos religiosos. De acordo com o presidente, a decisão tem como lastro o ministério da Economia, comandado pelo ministro Paulo Guedes,  que tem como regra pôr fim à política de subsídios.

Na semana passada, o presidente admitiu que o governo preparava um decreto para adotar a medida.

— Falei com o Silas Câmara (presidente da bancada evangélica na Câmara) e com o (missionário) R. R. Soares e está suspensa qualquer negociação nesse sentido –, afirmou Bolsonaro ao deixar o Ministério de Minas e Energia. Terça-feira (14), ao tratar do assunto, Bolsonaro disse que estava tomando "pancada" por causa da medida.

Silas bem que tentou

Antes da decisão de Bolsonaro, Silas Câmara afirmou que um eventual desconto na conta de luz de templos religiosos não seria um gesto grande para o governo, mas importante para a bancada evangélica.

Merreca

Silas disse ainda que se encontraria com o presidente para tratar do assunto.

E iria usar argumento que a mudança na cobrança, ainda em estudo, teria um impacto "insignificante" nas contas.

—  Quando o presidente conversar comigo, vou dizer a ele que o impacto disso (do desconto) é de 0,02% (na conta).

Sem subsídio

Para o líder da Assembleia de Deus no Amazonas, isso não poderia ser considerada uma espécie de subsídio.

— O que está em estudo é uma possibilidade apenas de retirar as igrejas do horário de ponta, então não é subsídio –, afirmou o parlamentar.

Não é bem assim

No entanto, na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que o impacto econômico seria de R$ 37 milhões.

Conversa de pé de ouvido

O senador Omar Aziz (PSD) foi visto conversando, na manhã desta quarta-feira, 15, com dois potenciais candidatos a prefeito.

Hissa Abrahão (PDST), que está de olho na cadeira de Arthur Virgílio (PSDB) e Dodó Carvalho (PSC), de olho na cadeira do prefeito  Bi Garcia (PSDB),  de  Parintins.

Me tira dessa

Perguntado se isso era algum esquenta para a campanha às eleições municipais de 2020, Omar se apressou em descartar.

— Tenho nada a ver com isso. Sou amigo de todos, mas o meu partido é o PSD. O Hissa é do PDT e o Dodó é do PSDC, eles que se entendam por lá! (Risos).

Dá-lhe, Ipaam!

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) de um bom exemplo ao indiciar por crime ambiental o “Lixão do Amorim”, uma aberração que envergonha a cidade.

Impunimente

O lixão clandestino, que funciona desde 2017 na estrada da Colônia Antônio Aleixo, Distrito Industrial 2, zona leste de Manaus.

Mas ninguém nunca fez nada.

Enxugando gelo

O mesmo teria que ser feito com as lixeiras viciadas, que existem aos montes em Manaus e lembram muito bem a prática de “enxugar gelo”.

O Implurb vai lá, limpa, e no outro dia o monturo de lixo está lá novamente.

Pitaco

O ex-ministro e candidato a presidente Henrique Meirelles já deu o seu pitaco sobre o futuro da economia do país.

Fez uma análise objetiva sobre o potencial de crescimento do PIB brasileiro em 2020.

— Se Bolsonaro, seus filhos e ministros se calarem, pode alcançar os 3%.

Pitaco 2

Mas, como não enxergar esse cenário no Horizonte – isto é, ninguém vai fechar a matraca –, Meirelles aposta num crescimento de 2% a 2,5%.

Simples assim.

Limpe-se com o BASA

Produtores rurais da região Norte estão com a oportunidade de renegociar suas dívidas com o Banco da Amazônia  (BASA).

São diversos benefícios para quem tem dívidas em carteira de crédito comercial ou com  recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

O vencimento da primeira parcela será em 2021 e o da última parcela para 30 de novembro de 2030.

Descontão

O Banco oferece descontos de até 80% para quem tem dívidas com operações contratadas com recursos do FNO até dezembro de 2011.

Para quem tem dívidas da carteira comercial, a Instituição poderá dar até 90% desconto.

Resta saber se o prazo para renegociar os juros e multas ainda está valendo ou foi prorrogado.

Depósito de gente

Os números são apontados na  30ª edição do Relatório Mundial de Direitos Humanos, que se debruça sobre mais de 100 países.

No Brasil, 40% dos mais de 830 mil presos ainda aguardando julgamento.

Nas mãos das facções

A superlotação e a falta de pessoal tornam impossível às autoridades prisionais manter o controle em muitas prisões.

Isso vem deixando os presos vulneráveis à violência e ao recrutamento por facções", diz o documento.

Dia da Abobrinha

Com todo o respeito aos evangélicos e ao vereador Jaildo Oliveira (PCdoB), mas Manaus é uma cidade com muitos problemas para a Câmara Municipal aprovar projetos do tipo  Dia dos Aventureiros, Dia dos Desbravadores e Dia dos Jovens Adventistas.

E não é que passou

Os três projetos foram sancionadas pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, no dia 13 de janeiro de 2020.

Tratam da inclusão de dias comemorativos no calendário oficial de eventos de Manaus.

Pra cachorro

Falando nisso, tem outo projeto tramitando por aí que instituiu o dia da “Cãorida” – uma corrida de cachorros.

Desculpem, mas é muita falta do que fazer.

EM ALTA

O distrito de Monte Verde, no sul de Minas Gerais, foi eleito como um dos dez lugares mais acolhedores do mundo. Com vocação turística e ótimas pousadas, Monte Verde tem como característica principal a natureza exuberante e o frio na temporada de inverno. Se Campos do Jordão é a Suíça do estado de São Paulo, Monte Verde é a do estado de Minas Gerais. Em primeiro no ranking ficou o vilarejo de Goreme, na região da Capadócia, na Turquia, seguido de Tatranska Lomnica, na Eslováquia, e Phong Nha, no Vietnã.

EM BAIXA

A fúria e o ódio contra Lula são tão grandes, que já tem gente querendo antecipar a morte do ex-presidente. Segundo precisão do vidente José Acleildo, que previu a reeleição do petista em 2006 e errou ao dizer que Dilma seria eleita no primeiro turno em 2014, Luiz Inácio Lula da Silva será vítima de problemas respiratórios e morrerá em 2020. Pernambucano radicado em Brasília, pai Acleildo fez previsões para a política brasileira e do Distrito Federal em 2020 a pedido do jornal Correio.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes