Ir para o conteúdo

Dito & Feito: homem bomba que era muito macho se acovarda na CPMI e nega tudo

Depois de se tornar réu confesso ao assumir que ia explodir a bomba próximo ao aeroporto de Brasília, ele negou tudo nesta quinta-feira (22) na CPMI dos Atos Golpistas de 8 de janeiro

O bolsonarista George Washington, o “ homem bomba”,  condenado a nove anos e quatro meses de prisão por ser um dos autores do atentado com bomba próximo ao aeroporto de Brasília, além de terrorista é um tremendo cara de pau.

Depois de se tornar réu confesso ao assumir que ia explodir a bomba próximo ao aeroporto de Brasília, ele negou tudo nesta quinta-feira (22) na CPMI dos Atos Golpistas de 8 de janeiro. Esqueceu que, em seu depoimento às autoridades,  quando foi preso,  confessou que “queria armar o caos” e explodir o artefato para chamar a atenção de um acampamento que acontecia em frente ao quartel-general, localizado na capital federal, e ao mesmo tempo criar o clima para o desfecho de golpe que impediria Lula de assumir a presidência.

Permanecerei calado

Depois de cansar os integrantes da CPMI que o interrogavam com a resposta “permanecerei calado”, o adorador de Bolsonaro resolveu abrir a boca para dizer que o atentado não teve relação com os atos de depredação do 8 de janeiro.

— Estou condenado e preso, o que aconteceu em 12 de dezembro não está ligado ao 8 de janeiro – respondeu.

Perguntar não ofende

Mas como não têm ligação, se ambos tinha um só objetivo: atacar a democracia e dar um golpe militar para impedir Lula de subir a rampa do Planalto?

Paixão por Bolsonaro

Segundo a polícia, foi encontrado no celular de Washington uma carta que seria endereçada ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

No texto, ele teria escrito “que Bolsonaro despertou esse espírito em nós”.

*

Não há a confirmação de que a mensagem chegou ao ex-presidente. O depoente ainda negou a autoria do documento durante a CPMI e disse que se considera um “patriota”.

“Enfraquecer a ZFM...

O governador Wilson Lima reforçou, nesta quinta-feira (22/06), a defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM) durante reunião sobre a reforma tributária.

O encontro foi convocado pelo presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, em Brasília.

... é queimar a floresta!”

— Enfraquecer a Zona Franca de Manaus é queimar a floresta. É zona Franca preservada, floresta em pé. A gente não pode prescindir desse modelo, não queremos privilégio, só estamos pedindo compensação por aquilo que a gente tem feito, uma oportunidade do povo Amazonas continuar sobrevivendo –, frisou Wilson Lima.

Floresta em pé

Wilson lembrou aos críticos do modelo que a ZFM responde por quase 70% da economia do estado e é instrumento de proteção da floresta ao gerar emprego e renda para a população do Amazonas, que abriga a maior parcela da Amazônia.

*

— O modelo gera mais de 500 mil empregos diretos e indiretos em áreas já urbanizadas, o que garante a proteção da floresta – advertiu o governador.

Arthur rejeita Entulhos

O ex–prefeito Arthur Virgílio (PSDB) quebrou o silêncio e reagiu às insinuações de que a Operação Entulhos desencadeada pela Polícia Federal pode respingar, também, em sua administração.

— Na operação “entulhos”, o Secretário visitado jamais fez parte de nenhum dos meus três governos – reagiu o tucano.

image.png


Leu e não gostou

Virgílio disse que leu com desgosto a declaração oficial da Prefeitura de Manaus, tentando transferir responsabilidades para as suas  gestões.

— Meu comportamento, em relação ao prefeito atual, tem sido, como é de meu feitio, sóbrio e respeitoso. O que não posso e não devo, é calar diante de atitude injusta e escapista.

PF não bateu na porta

O ex-ministro de FHC reforçou ainda que governou Manaus em três ocasiões e “nunca tive a Polícia Federal na minha porta”.

— A não ser em caso de amigos, que me possam estar visitando. Minha relação com a PF é correta, do ponto de vista institucional.

Não sou biombo

Arthur Virgílio argumentou que não basta alguém dizer que está aberto para colaborar com as operações, se não tiver a mais absoluta certeza de poder garantir o que está afirmando.

— Não sou capaz de inventar irrealidades contra quem quer que seja. Logo, não me conformo em ser usado como biombo de ninguém!

O nó do trânsito

Quem conduz automóveis pelas ruas de Manaus sabe muito bem que uma das práticas que tornam o trânsito da cidade ainda mais tumultuado é o constante trafegar de carretas pesadas a qualquer hora, principalmente na hora do rush.

Ninguém obedece

Manaus restringe a circulação de veículos pesados em algumas ruas do Centro e em grandes avenidas.

Nesses locais, os caminhões e carretas só podem trafegar em determinados horários.

Vale tudo

No entanto, a lei não é cumpridas e carretas transportando contêineres,  carros-tanques com combustíveis, fazendo cargas e descargas tornam o trânsito de Manaus num liquidificador de triturar maluco.

Carga pesada

carrwetas.jpeg
IMMU fiscaliza carretas que trafegam a qualquer hora do dia no trânsito de Manaus

Bem a propósito, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), divulgou dados referentes à operação “Carga Pesada” realizada de janeiro a maio de 2023 em todas as zonas da cidade.

*

Durante esse período, foram executadas 219 ações de fiscalização em veículos de grande porte, com o objetivo de promover a segurança viária e prevenir acidentes causados por caminhões pesados e transportadores de carga.

Rosa Malagueta

A coluna D&F encontrou a atriz Rosa Malagueta traçando um tucunaré frito no restaurante Galo Carijó, na Praça 14 de Janeiro.

Depois de participações em novelas da Globo, como A Força do Querer, Rosa está de volta à sua pátria Amazônia para filmar O Outro Lado do Céu, do diretor pernambucano Gabriel Mascaro.

A atriz Rosa Malagueta traça um tucunaré no intervalo das filmagens

Luzes, câmera, ação!

O filme será rodado 99% na princesinha do Solimões e deverá

Envolver um total de 90m profissionais, além de atores internacionais, nacionais e locais.

*

— Será uma super produção que abordará a  velhice, drama vivido por  pessoas que, ao atingir certa idade são abandonadas, esquecidas ou excluídas –, adianta Rosa Malagueta.

ÚLTIMA HORA

“Esse cidadão joga contra a economia  brasileira”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a decisão do Banco Central sobre a taxa de juros, mantida em 13,75% pelo Copom (Comitê de Política Monetária) nesta quarta-feira (21).

Em coletiva de imprensa concedida nesta manhã (22) em Roma, antes de viajar da Itália para a França, o petista disse que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, joga contra a economia brasileira e que deve ser cobrado pelo Senado, que tem poder para avalizar uma mudança no comando da instituição.

— Eu acho que esse cidadão joga contra a economia brasileira. Não existe explicação aceitável para que a taxa de juros esteja em 13,75%. Não temos inflação de demanda no Brasil –, disse Lula.

*

O presidente disse também que não se trata de uma briga do governo contra o BC, mas de uma insatisfação da sociedade brasileira e citou entidades como a CNI  e a Fiesp, além de grandes grupos varejistas e pequenos e médios empresários.

— É irracional o que está acontecendo no Brasil. Você tem uma taxa de juro de 13,75% com inflação de 5%, ou seja, cada vez que reduz meio ponto a inflação, aumenta o juro real no país. Não é possível ninguém tomar dinheiro emprestado para pagar 14% ao ano, às vezes 18% ao ano"

ORGULHO

A nadadora amazonense Adriele Marcela da Cruz Cordeiro, de 12 anos, está fazendo história. Ele conquistou nada menos que rês medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze. Esse foi o saldo histórico da garota  no Campeonato Brasileiro Interclubes Infantil de Natação de Inverno, que aconteceu em Bauru, São Paulo, no último final de semana. Adriele já acumula mais de 60 vitórias apenas em medalhas de ouro, durante 4 anos de treinamento, sendo considerada uma atleta prodígio de natação. Ela também é a primeira nadadora amazonense a conquistar essa quantidade de medalhas em um campeonato brasileiro, tornando-se a 8ª atleta campeã brasileira da Aquática Nobre.

VERGONHA

O prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo, exonerou o secretário municipal de Assistência Social, o pastor Rosinaldo Cavalcante Moura, 51 anos, após ele ser acusado de estupro de vulnerável, assédio e importunação sexual. O pedófilo teria estuprado cinco garotas e ao estourar a boba fugiu.  Rosivaldo, que também é pastor,  estava no comando da pasta desde a primeira gestão de D’Ângelo. De acordo com informações das investigações, uma mulher relatou, na delegacia, ter sofrido pressão e importunação sexual dentro da sala do secretário, onde teria sido ameaçada de demissão. Caso aceitasse as investidas sexuais, ela teria aumento de salário.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes