Ir para o conteúdo

Dito & Feito: GOLPE NUNCA MAIS

É preciso punir financiadores e mentores do 8 de janeiro, sejam eles civis ou militares

Charge de Mário Adolfo

O professor José Eduardo Faria, do Departamento de Filosofia do Direito da Faculdade de Direito  (FD) da Universidade de São Paulo,  fez recentemente uma análise dos atos golpistas de 8 de janeiro e alerta que uma das formas de consolidar a democracia é, no primeiro momento, caminhar na linha de uma punição dos mentores, dos financiadores e dos planejadores.  “Até o momento, o que nós tivemos foi a condenação de uma raia miúda, tivemos também uma tentativa dos militares, de certo modo, acomodarem a situação e querendo, mais uma vez, uma espécie de negociação” –. observa o professor.

Para ele, a  análise dos atos antidemocráticos no Brasil traz uma reflexão sobre os desdobramentos do futuro brasileiro. — A democracia é fortalecida após os atos golpistas, devido ao funcionamento das instituições democráticas e porque o Judiciário, principalmente o Supremo, assume um papel bastante ativo – analisa o  professor”. No entanto, , continua Faria, sem a devida punição dos envolvidos nos atos golpistas, existirá uma ameaça contra a democracia.

— Se nós não tivermos uma punição exemplar não apenas dos  financiadores, mas dos mentores, sejam eles civis ou militares, nós teremos a possibilidade de novos enfrentamentos no futuro –, adverte.

Punição lá...

José Eduardo Faria vai mais além,  metendo o dedo na ferida dos anos de chumbo.

Utilizando como exemplo o Uruguai e a Argentina, após a punição dos militares, desde a redemocratização desses países, não houve mais ameaças dos militares contra a democracia.

... Anistia aqui!

— Ao contrário do que aconteceu no Uruguai e na Argentina, em que os militares envolvidos nas ditaduras respectivas desses países foram condenados, aqui nós tivemos uma Lei da Anistia, uma decisão do Supremo que anistiou os militares. Enquanto os militares continuarem sendo anistiados, nós vamos ter instabilidade, – afirma o professor.

O bom senso do brigadeiro

O comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, também é contra “fazer vistas grossa” para os militares.

Esta semana ele afirmou, categoricamente,  que qualquer militar suspeito de participar do movimento golpista com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro será punido.

*

— Qualquer coisa que fira nossos diplomas disciplinares será punida. Para a Força Aérea, as notícias vieram a confirmar o papel institucional e constitucional de nossa organização –, declarou Damasceno em entrevista ao jornal O Globo.

Aeronáutica está limpa

Segundo o comandante da FAB, até o momento, nenhum militar da Aeronáutica foi identificado como participante de uma suposta tentativa de golpe de Estado e no 8 de Janeiro.

Ficou fora da conspiração

Ele também disse que não tinha conhecimento da reunião de Bolsonaro com integrantes do então governo em 5 de julho de 2022.

Um dos participantes foi o comandante do Exército à época, Marco Antônio Freire.

FAB foi profissional

No encontro, o ex-presidente orientou ministros e integrantes do governo a endossar os ataques às urnas eletrônicas e também insinuou que a Corte Eleitoral teria recebido dinheiro para fraudar as eleições.

*

— Não tivemos informação nenhuma a respeito disso. Não sabia do que acontecia dentro do Palácio. A Força Aérea foi profissional, focada na sua missão –, disse Damasceno.

Bolsonaro tirou...

Existem vários fatores que levaram aos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023.

Um  dos principais ocorreu durante as eleições do ex-presidente Jair Bolsonaro, quando ele se cercou de militares, entre eles, o general Augusto  Heleno e Braga Neto.

...militares do quartel!

Esses militares vieram de uma vertente do militarismo dos anos 70.

“São pessoas com uma visão autocrática e que confundem projeto de poder com convicções pessoais, relata o especialista”, afirma o professor Eduardo Faria.

É dada a largada!

Começou a estratégia para as eleições municipais.

E quem larga na frente é o governador Wilson Lima (UB) que, nesta sexta-feira (16) nomeou 32 nomes para presidir as comissões provisórias municipais da legenda nos municípios do interior.

41 prefeitos

Presidente da Comissão Provisória do União Brasil no Amazonas, Wilson Lima destacou que o União Brasil Amazonas possui, atualmente, 41 prefeitos filiados ao partido, além de dois deputados federais e seis estaduais.

Alicerce político

Ao menos no Amazonas, o União Brasil está bem na foto.

Nas eleições de 2022, além de reeleger o governador, o partido mandou para o Congresso Nacional  os deputados federais Saullo Viana e Fausto Santos Jr.

*

O partido também obteve o maior número de votos válidos para deputado estadual – 397.540, com seis nomes para a Assembleia Legislativa.

Bombou nas urnas

E mais, o deputado estadual mais votado, com 105.510 votos, é Roberto Cidade, atual presidente da Casa e “ assim” com Wilson..

Agora vai

O Senador Omar Aziz  (PSD-AM) só estava esperando o carnaval passar para dair início aos trabalhos da  CPI da Braskem.

A comissão Parlamentar de Inquérito  vai investigar os danos ambientais causados em Maceió (AL) pela empresa petroquímica.

*

—  Por isso iniciaremos esta próxima semana com um importante compromisso: presidir a CPI que investigará os danos ambientais causados pela Braskem  -, disse o senador.

Buscando respostas

Omar considera  essencial esclarecer os impactos causados pela exploração de sal-gema, que resultaram em danos estruturais irreparáveis em diversos bairros da capital alagoana.

*

— Vamos buscar respostas e garantir justiça para a população afetada. Conto com o apoio de todos nessa importante missão – , anunciou  disse o presidente da CPI.

Medo da cadeia

O imbrochável e inelegível Jair Bolsonaro passou o Carnaval sob alta tensão.

Aliados políticos do ex-presidente relataram que ele chegou a ter certeza que seria preso.

*

Principalmente depois que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, ir para cadeia, por dois dias, após ser flagrado com uma arma irregular e uma pepita de ouro.

Chamem o Temer

Com pânico de gravação, Braga Netto adotou nova regra para uso de celular no PL.

Bolsonaristas acionaram Temer (especialista em golpes)  e Gilmar para tentar tirar Valdemar da prisão.

Lágrimas por Valdemar

Segundo membros do partido, Bolsonaro teria chegado até a se emocionar em um dos momentos que falou sobre a prisão de Valdemar.

*

Diante do nervosismo do ex-chefe do Executivo, auxiliares do capitão reformado passaram a atuar na tentativa de acalmá-lo.

ÚLTIMA HORA

CELULAR SEGURO – Dos quase 250 milhões de smartphones existentes no Brasil, apenas 1,2 milhão estão cadastrados até agora.


Durante o carnaval, milhares de brasileiros acionaram o programa que protege os dados do celular em caso de furto ou de roubo.

Desde o dia 19 de dezembro, data em que o programa começou, até a quarta-feira (14), foram quase 23 mil pedidos de bloqueio; a maioria por roubo ou furto. Mais de 10% dos pedidos aconteceram nos quatro dias de carnaval.

O programa Celular Seguro começou a funcionar em dezembro de 2023 em várias plataformas. Com ele, é possível notificar de uma só vez a Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, as operadoras de telefonia, os bancos, para impedir o quanto antes que os bandidos tenham acesso aos dados e aplicativos.

*

A ideia do programa é facilitar o bloqueio do aparelho celular e reduzir os prejuízos para os donos. Mas a adesão ao serviço em todo país ainda é muito baixa. Dos quase 250 milhões de smartphones existentes no Brasil, apenas 1,2 milhão estão cadastrados até agora.

ORGULHO

A cara do tio: foto de Jaafar Jackson, sobrinho do Rei do Pop, que viverá Michael na cinebiografia

Lionsgate, plataforma de streaming, divulgou nova foto de Jaafar Jackson – sobrinho de Michael Jackson – na cinebiografia do Rei do Pop. A caracterização do ator de 27 anos chamou atenção pela sua semelhança incrível com o tio famoso. Ele aparece com o look famoso de “Man in the Mirror”, da turnê Dangerous (1992-1993).

— Com Jaafar, cada olhar, cada nota, cada movimento de dança é Michael.  Ele personifica Michael de uma forma que nenhum outro ator poderia –, disse o produtor Graham King em um comunicado à imprensa. Jaafar Jackson também é cantor e por isso também existe a expectativa de que o tom de voz seja parecido com o do tio, mas isso ninguém confirma ainda.

VERGONHA

Não existe nada mais vergonhoso do que policial envolvido em crime, quando e sabe que meles são pagos para proteger a sociedade e os cidadãos de bem. Nesta quinta-feira (15) Nove policiais militares do Amazonas foram presos, em Manaus, na tarde desta quinta-feira (15), suspeitos de desviar meia tonelada de drogas que eram apreendidas de criminosos. Além das prisões, a polícia conseguiu apreender R$ 20 mil e celulares. DE acordo com o G1, os policiais foram presos por equipes do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc). Desses, oito são da Força Tática da PM e um é lotado na 26ª Companhia Integrada Comunitária (Cicom).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes