Ir para o conteúdo

Dito & Feito: Festival de baixaria na Câmara

Eduardo Bolsonaro agride deputado do PT e pode perder o mandato. Palavrões e ameaça de sair no tapa

Eduardo Bolsonaro protagoniza um festival de baixaria na Câmara dos Deputados

A bancada do PT na Câmara anunciou que entrará com denúncia contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no Conselho de Ética da Casa, no Conselho de Ética da Casa, por quebra de decoro parlamentar, após a tentativa de agressão e ameaças do filho do ex-presidente ao deputado Dionilso Marcon (PT-RS) nesta quarta-feira (19).

Durante sessão na Comissão de Trabalho, mais uma vez o Eduardo Bolsonaro protagoniza um festival de baixaria na Câmara dos Deputados.

Dessa vez o filho do ex-presidente derrotado nas urnas, partiu para cima do deputado Marcon, em uma clara tentativa de agressão física, e proferiu inúmeras ofensas e ameaças contra o petista. O filho de Bolsonaro teria se irritado após Marcon questionar a facada sofrida por seu pai em Juiz de Fora (MG) na campanha eleitoral de 2018.

—Te enfio a mão na cara e perco o mandato, mas perco com dignidade! –, disparou Eduardo antes de se levantar para tentar agredir o petista.

Facada fake teu c(*)

O filho do Bozo chegou a levantar da bancada e correr de Marcon, ameaçando partir pro tapa, mas parou no  meio do  caminho, aos berros:

— Facada teu cu, seu viado, filho da puta! Te enfio a mão na cara, perco o mandato, mas com dignidade, coisa que você não tem –, gritou Eduardo.

Boca suja

"Filho da puta, viado e puto”, "vira homem", "vai tomar no cu" e "enfiar uma faca no bucho dele pra ver se ele fala que é facada fake” foram alguns dos impropérios ditos por Eduardo Bolsonaro contra o parlamentar do PT.

Facada fake

Marcon deu detalhes do ocorrido.

— Primeiro ele partiu para cima de mim com raiva, para me agredir fisicamente, ofendendo minha mãe, o povo LGBT, com palavras de ataque –, declarou.

*

Segundo o petista, Eduardo já estaria "preparado" para atacar parlamentares governistas e as ilações começaram antes de qualquer discussão sobre a facada.

Motivo do fuzuê

Em primeiro lugar atacando todo mundo. Disse que o PT mandou matar o Celso Daniel, que a [deputada] Maria do Rosário fala contra as armas mas esses dias precisou de segurança.

— Depois disse que o cara que esfaqueou o pai dele era do PSOL. E eu respondi que eu nunca tinha visto uma facada que não apareceu sangue. Foi isso –, revelou Marcon.

Aonde vai, valente?

Nas redes sociais, internautas comentaram que “Eduardo Bananinha” só é valente para ameaçar idoso, o caso do deputado petista.

Mesmo assim, desistiu do ataque sem, ninguém segurá-lo.

*

“O bananinha é valente pra cima de idoso, né? Mesmo assim correu para a fileira anterior a que estava o outro deputado”, escreveu um deles.

19 de abril mudou

No dia 19 de abril comemora-se no Brasil o “Dia dos Povos Indígenas”.

Até o ano passado esta data era tradicionalmente conhecida como o “Dia do Índio”, mas a  partir da Lei 14.402/2022 seu nome oficial foi modificado com o objetivo de dar relevância à diversidade das distintas e ricas culturas existentes entre os Povos Originários.

Povos indígenas ainda lutam para desfazer o preconceito e dar um basta à violência

Brasil também mudou

Com a volta de Lula ao poder, a situação dos povos indígenas tende a sair do estado de abandono que viveu no período Bolsonaro.

Ao menos é o que aponta a recente escolha de mulheres e homens indígenas para órgãos do Poder Executivo que têm a função de garantir os direitos constitucionais dos povos originários.

Desfazer o preconceito

Inédito, o recém-criado Ministério dos Povos Indígenas pode ajudar a fazer cumprir a legislação e a desfazer o preconceito que persiste, por uma leitura errônea e distante da realidade, ainda tão comum por parte da população brasileira.

Fruto do racismo

Em seu discurso de posse no Ministério dos Povos Indígenas, em janeiro deste ano, a ministra Sônia Guajajara destacou que a invisibilidade secular que impacta e impactou diretamente as políticas públicas do Estado é fruto do racismo, da desigualdade e de uma democracia de baixa representatividade.

*

— São séculos de violências e violações e não é mais tolerável aceitar políticas públicas inadequadas aos corpos, às cosmologias e às compreensões indígenas sobre o uso da terra –, expôs Sônia Guajajara.

Carro poda

O novo carro-cesto da Prefeitura de Manaus, para facilitar a poda de árvores

A Prefeitura de Manaus agora vai contar com um carro-cesto para executar o trabalho de podas nas árvores da cidade.

O novo equipamento oferece mais agilidade e segurança aos trabalhadores, além de reduzir o tempo de serviço, permitindo atender mais locais na cidade.

*

A aquisição do carro-cesto foi realizada com o objetivo de modernizar a poda, que muitas vezes era realizada de forma mais lenta, com o uso apenas do serviço braçal.

Rapidão e sem perigo

Com o novo equipamento, os trabalhadores terão maior mobilidade e segurança para realizar o trabalho em áreas de difícil acesso, como árvores altas ou locais de topografia irregular.

Polícia nas escolas

Onde nós chegamos.

A partir de agora algumas escolas no Brasil terão a presença de policiais armados dentro das escolas.


Novo “coleguinha”

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), por exemplo,  aprovou nesta quarta-feira (19) projeto de lei (PL) que permite a presença de policiais armados em escolas do estado, em regime de urgência.

*

O texto institui o “Programa Escola Mais Segura”, com objetivo de prevenir situações de violência, acompanhar e aprimorar medidas de segurança e e participar de definições políticas e ações a favor da comunidade escolar.

Policiais aposentados

Um contingente de 1.053 policiais inativos que devem atuar na atividade de guarda das escolas terão remuneração de R$ 4.082,84, somados o salário e verbas indenizatórias, para os regimes de escalas e expediente como de profissionais da ativa.

PL das Fakes News.

Três organizações, integradas pelas principais plataformas digitais em atividade no país, divulgaram há pouco carta aberta pedindo que seja adiada a votação do Projeto de Lei 2630/2020, mais conhecido como PL das Fake News.

*

Elas pedem que seja criada uma comissão especial para discutir o assunto, alertando para a “gravidade das consequências decorrentes da eventual aprovação do texto hoje disponível”.

Quem assina

O documento é assinado pela Associação Latino-Americana de Internet (Alai), pela Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) e pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro).

Gigantes da internet

Integram tais entidades, entre outras companhias, a Alphabet (dona do Google e do YouTube), a Meta (proprietária do Facebook, do Instagram e do WhatsApp), o Mercado Livre, o Yahoo, a Trivago, o Quinto Andar e o extra.com.

Alegações não convencem

Na carta, as empresas alegam que o texto pronto para votação no Plenário da Câmara restringe a liberdade; possibilita o controle estatal de conteúdos; pode levar ao aumento da desinformação ao instituir a cobrança compulsória em favor de produtores de conteúdo jornalístico;

*

Além disso, as empresas alegam que o PL do jeito que está cria um sistema de “vigilantismo” ao obrigar as plataformas a monitorarem o que circula em suas redes.

Perguntar não ofende

Ah, é?...  E identificar postagens que influenciam violência na escola é “restringir liberdade”?

ÚLTIMA HORA

CAI PRIMEIRO MINISTRO DE LULA

O ministro-Chefe do  GSI, General Gonçalves Dias, pede demissão após vídeo comprometedor no 8 de janeiro

Demissão: General Gonçalves Dias estava no dia do terror contra os três poderes e nada fez

Ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Gonçalves Dias, pediu demissão do cargo na tarde desta quarta-feira (19), após a divulgação de imagens que colocam em xeque a atuação do órgão durante o ataque golpista de 8 de janeiro. A saída dele do governo ocorreu pouco depois de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aceitou o pedido. Trata-se da primeira queda de ministro na atual gestão, três meses e 19 dias depois do começo do atual mandato. O general e Lula tem uma relação antiga de amizade. Foi o militar que chefiou a segurança do petista durante seus dois primeiros mandatos (2003-2010), atuando como uma espécie de sombra em agendas no Brasil e no exterior. Nesta quarta-feira, horas antes da demissão, a CNN Brasil havia divulgado imagens do circuito interno da segurança do Palácio do Planalto durante a invasão da sede da Presidência da República.

*

Segundo as imagens, os vândalos receberam água dos militares e cumprimentaram agentes do GSI durante os ataques. O próprio general Gonçalves Dias, chamado de GDias pela equipe do governo, circula pelo terceiro andar do palácio, na antessala do gabinete do presidente da República, enquanto os atos ocorriam no andar de baixo.

ORGULHO

Um novo recurso da Google promete ajudar os usuários a acharem voos mais em conta e com uma praticidade sem igual.A ferramenta promete informar ao usuário inclusive sobre melhores datas e horários para a compra e avisar qual é o melhor horário do dia para comprar a passagem para aquela viagem dos sonhos. O Google Flights é a aposta da empresa para inovar no ramo de serviços online. E além de achar voos no ‘preçinho’, o aplicativo ainda pode organizar e filtrar as passagens por duração da viagem, companhias aéreas e mais.

VERGONHA

Euro Brsílico, tenente-coronel bolsonarista, ajudou a destruir patrimônio dos Três Poderes

Polícia Federal (PF) deflagrou, terça-feira (18) , a 10ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os atos golpistas que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro. Entre os presos, está o bolsonarista Euro Brasílico Vieira Magalhães, tenente-coronel da reserva da Aeronáutica, detido no Rio de Janeiro. O militar está na reserva desde 2012 e estava acampado no Quartel-General do Exército, no Setor Militar Urbano, com outros bolsonaristas que pregavam golpe militar e a manutenção do ex-presidente Jair Bolsonaro no poder. Ele publicou vídeos na internet em frente ao local e as suspeitas são de que atuou para incitar a tentativa de golpe de Estado.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes