Ir para o conteúdo

Dito & Feito: Exército Brasileiro treina militares dos Estados Unidos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou a entrada de 294 militares norte-americanos no país

Charge de Mário Adolfo

O Exército Brasileiro realizará, entre os dias 1º e 16 de novembro, a Operação Core 23, com militares dos Estados Unidos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou a entrada de 294 militares norte-americanos no país, além de “armamentos, acessórios, munições, optrônicos, dispositivos ópticos, sensores e equipamentos de comando, controle de comunicação”. Eles já estão em território brasileiro. A Core, sigla em inglês para Exercício Combinado de Operação e Rotação, faz parte de um programa de cooperação entre o Brasil e os Estados Unidos, que estipula a realização de exercícios militares bilaterais anualmente até 2028.

A primeira edição da operação aconteceu no Brasil, em 2021, na região do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo. A segunda ocorreu em Louisiana, no estado de Nova Orleans, nos EUA, em 2022. A tropa brasileira do Comando Militar do Norte (CMN) contará com 1,2 mil militares, que se juntarão aos quase 300 norte-americanos.

Seca será pior em 2024

O deputado Carlos Bessa fez um alerta na sessão desta quarta-feira (1º), da Assembleia Legislativa.

O parlamentar disse que está na hora de chamar para uma audiência pública a Defesa Civil do Amazonas, para que em 2024 a população do interior não passe mais pelo sofrimento que passou este ano com a seca que castigou o estado.

*

— Ano que vem, segundo os ambientalistas, a seca será bem maior que a ocorrida este ano. E não queremos ver mais a cena que vimos na televisão, com as pessoas bebendo lama por falta de água potável! – detonou Bessa.

Tragédia anunciada

A verdade é que o poder público só toma providências depois dos desastres.

Todo ano, no período de chuva, pessoas morrem em deslizamento de terras e aí as autoridades começam a correr para solucionar o problema.

*

Mas depois que o período de risco passa, o problema é arquivado e esquecido.

Conversa fiada

Seja na estiagem, na fumaça ou na enchente a forma de enfrentar o problema é a mesma de sempre: muita conversa e pouca prevenção.

Tudo é resolvido á base do abafa mas, dias depois, nem toca no assunto. Ao menos até o próximo ano quando as mazelas retornam com maior violência ainda.

O amor é lindo

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, 65, assumiu um namoro com a desembargadora federal Carmen Silvia Arruda, 56, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

O ministro Barroso assume o namoro com a desembargadora Carmen Arruda

Namoro

Os dois têm sido vistos juntos em eventos públicos há algumas semanas.

No final de setembro, estiveram abraçados durante a festa que celebrou a chegada de Barroso à presidência da corte, realizada em Brasília.

Viúvo

Em janeiro deste ano, Tereza van Brussel Barroso, esposa do presidente do STF, faleceu em decorrência de um câncer.

Largue as armas!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um decreto que altera a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre armas de fogo e munições.

O anúncio foi feiro na noite de terça-feira (31). Com as mudanças feitas pelo presidente, as alíquotas irão variar entre 25% e 55%.

Boa, Lula!

O decreto de Lula altera uma tabela publicada em julho de 2022 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). Na época, o IPI sobre armas de fogo era de 29,25%.

De acordo com o decreto do petista, a alíquota subirá para 55% para armas como revólveres, pistolas, espingardas, carabinas.

Contra-ataque ao crime organizado

O presidente Lula assinou nesta quarta-feira (1º) um decreto de operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) voltado para o enfrentamento ao crime organizado, adotando como foco a crise de segurança pública enfrentada no Rio de Janeiro ao longo das últimas semanas.

*

Esta é a primeira vez que este tipo de operação não é utilizado para interferir em áreas de atuação estadual, mas sim do próprio governo federal.

Portos e aeroportos

O decreto cria um comitê integrado entre as forças armadas e as forças policiais federais sob coordenação do ministro da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Múcio Monteiro.

*

As duas pastas deverão atuar de forma conjunta para fortalecer a vigilância sobre as faixas de fronteira nos estados de PR, MT e MS, bem como nos portos do Rio de Janeiro, Santos e Taguaí, bem como os aeroportos Galeão e Guarulhos.

ÚLTIMA HORA

Câmara dos Deputados cria  Bancada Negra

Bancada negra: Momento histórico para a voz política dos negros

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (1) o projeto de autoria da deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) e Damião Feliciano (União-PB) que estabelece a criação de uma bancada negra. Com isso, o bloco passa a ser reconhecido pelo regimento da Casa, contando com 122 parlamentares com representação direta no colégio de líderes. Sua fundadora ressalta que, com a sua criação, será possível organizar os esforços para deter o avanço da PEC da anistia partidária (9/2023).

Para a autora, o estabelecimento da bancada negra é o primeiro passo dado pela Casa para o enfrentamento do racismo no meio político. “A Câmara reconhece que há uma desigualdade racial no Brasil, e que por isso os parlamentares negros precisam ter espaço para sua voz, um espaço específico”, afirmou. “É um momento histórico a criação desse espaço para organização da voz política dos negros no Congresso Nacional”, acrescentou.

*

— Eu não tenho a menor dúvida de que a organização da bancada negra é um instrumento importante para enfrentar qualquer retrocesso em relação aos direitos já estabelecidos para parlamentares e para qualquer pessoa vinculada à população negra que pleiteia ocupar o espaço político nesse momento”, declarou Talíria.

ORGULHO

Gratidão: Crianças africanas gravam vídeo para agradecer Anitta

Com uma pequena doação de R$ 25 mil a cantora Anitta ajudou transformar a vida de crianças da África. Elas gravaram um vídeo para agradecer pelo dinheiro que está sendo usado para a construção de hospital na região de Bengo.

“Esse ano é um marco para a Zuzu e para essa região do Bengo, iniciaremos os atendimentos médicos e odontológicos com todo o equipamento necessário. Tivemos o apoio e a doação expressiva da Anitta para essa missão e somos muito gratos!”, diz parte da legenda do vídeo postado pela ONG “Zuzu For África”. Nas redes sociais, Anitta também agradeceu pelo carinho: “Muito feliz e emocionada. Obrigada”, escreveu no post.

VERGONHA

O miliciano Peterson Luiz de Almeida, conhecido como Pet ou Flamengo, saiu da cadeira pela porta da frente, depois que o presídio uma ordem de soltura falsa, por e-mail. A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap) permitiu a liberação de Pet, da unidade prisional José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio, no último domingo (29), apesar de ele ser alvo de um mandado de prisão preventiva. Pet é apontado como um dos líderes da maior milícia que atua no Rio de Janeiro, um grupo de crime controlado por Luís Antônio da Silva Braga, também conhecido como Zinho. O miliciano operou nos bairros de Sepetiba e Nova Sepetiba, na Zona Oeste. O comparsa de Zinho foi detido em 30 de agosto, na Rodovia Presidente Dutra, próximo ao município de Paracambi, Região Metropolitana do Rio. Ele está envolvido com milícias privadas e comércio ilegal de armas de fogo, com penas máximas que podem chegar a 20 anos de prisão se somadas.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes