Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Enquanto isso na CPI, Omar Aziz antecipa depoimento de Wilson Lima

Enquanto a Polícia Federal  cumpriu mandados de busca ordenados pelo STJ na casa e no gabinete do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), o presidente da CPI da Pandemia no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), decidiu antecipar o seu depoimento na comissão para a quinta-feira da semana que vem, dia 10, inicialmente previsto para o dia 29.

Omar atendeu um pedido do senador governista Marcos Rogério, que o pressionou  citando o precedente da mudança de data do depoimento da médica Luana Araújo, reagendado pelo presidente da CPI para esta quarta-feira, como de fato aconteceu.

Aziz explicou que estava marcando a vinda do governador de seu estafo, o Amazonas, “que tem que dar as explicações necessárias aqui à CPI”. A convocação dele estava para o dia 29. E eu farei na próxima quinta-feira. Já está  agendado.

—  Estou tirando, seria o Marcos Show. E botarei o Marcos Show pra outro dia. Então na quinta-feira que vem o governador do Amazonas estará aqui. Eu peço para a mesa convocá-lo –, determinou o senador.

Faroeste caboclo

A Polícia Federal foi recebida à bala na manhã desta quarta-feira (2) ao chegar à casa do empresário Nilton Costa Lins Júnior, em Manaus, no Parque das Laranjeiras. Lins é um dos investigados da quarta fase da Operação Sangria, que apura desvios nos recursos públicos destinados ao combate à Covid-19.

Ele foi preso logo em seguida.

Nunca vi isso!

A subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo comentou o episódio da prisão do empresário em meio a tiros contra os agentes.

— Eu nunca tinha visto algo do gênero ocorrem em décadas de atuação no Ministério Público Federal, especialmente por se tratar de ação autorizada por ministro de tribunal superior.

Hospital polêmico

O empresário é dono do hospital Nilton Lins, contratado pelo governo do Amazonas para ser uma unidade de campanha para pacientes com o novo coronavírus.

Fura-filas

Além disso, Lins é pai das irmãs gêmeas e médicas recém-formadas Isabelle e Gabrielle Kirk Maddy Lins, 24. Ambas foram exoneradas da Prefeitura de Manaus após terem recebido a primeira dose da vacina no dia 19 de janeiro. Sendo que uma delas havia sido nomeada para o cargo no mesmo dia e a outra no dia anterior.

Na vanguarda da estupidez

A médica infectologista Luana Araújo iniciou seu depoimento, à CPI da Covid, nesta quarta-feira,2,  com críticas ao tratamento precoce contra covid-19 e também às pessoas que defendem a medida.

— Essa é uma discussão delirante, anacrônica, esdrúxula e contraproducente. Estamos na vanguarda da estupidez mundial em vários aspectos, porque estamos discutindo algo que não tem cabimento..

Luana Araujo: depoimento transparente, respeito à ciência e cheia de charme

“Terra plana”

A especialista comparou o debate sobre o uso de hidroxicloroquina à “terra plana” e reiterou que impor os medicamentos como política de saúde pública é colocar o Brasil na “vanguarda da estupidez mundial”.

Estamos discutindo algo que não tem cabimento. É igual discutir de qual borda da terra plana vamos pular –, afirmou a médica à CPI.

Fala uma m (*)  dessas!

Omar Aziz (PSD-AM), criticou a fala do senador Marcos do Val (Podemos-ES) durante. O presidente da CPI fez o comentário baixo, mas o áudio vazou.

— Depois de horas com a mulher (Luana Araújo) falando, o cabra desse vem falar uma merda dessas! –, irritou-se Omar.

“Dona da verdade”

Marcos do Val estava criticando a médica, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com mestrado em epidemiologia pela Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos (uma das  melhores do mundo). O senador a chamou de "dona da verdade".

Braga usa CPI...

Em sua participação no depoimento da infectologista Dra. Luana Araújo à CPI da Covid, Eduardo Braga (MDB-AM) aproveitou para fazer política, cutucando o governador Wilson Lima, a quem faz oposição e fugindo completamente do tema em questão.

...para cacetar Wilson

O senador  colocou a boca no trombone e disse “lamentar que o governo do estado do Amazonas tenha sido alvo de mais uma operação da Polícia Federal, que investiga irregularidades no hospital de Campanha Nilton Lins, destinado a pacientes com Covid.

—  Lamentavelmente, hoje, no Estado do Amazonas, mais uma vez, há uma operação da Polícia Federal envolvendo busca e apreensão na residência do Governador, na sede do Governo, envolvendo inclusive prisões decretadas aqui no Estado –, cutucou o líder do MDB.

Boca no trombone: Braga alardeia na CPI a operação que rolou em Manaus

Lamento em dose dupla

No final da fala, Eduardo repetiu o “lamento”, reforçando a mesma coisa que já havia dito.

— Portanto, lamentavelmente, mais uma vez, o Amazonas frequenta a notícia nacional, mas nós esperamos que, com a Comissão Parlamentar de Inquérito, com as ações de comando e controle dos diversos órgãos, nós possamos esclarecer tudo isso e ajudar a salvar vidas.

Quem garante?

Durante audiência pública sobre a privatização dos Correios, na Câmara  dos Deputados,  José Ricardo (PT-AM) disse que a concessão para o setor privado não garante investimentos:

— Porque a história das privatizações mostra que, depois da compra,  não há garantia nenhuma de quem compra ou  de quem vai realizar aquela atividade.  Não tem como amarrar nada –, observou.

Mirem-se no exemplo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), prometeu, nesta quarta-feira (2), que toda população adulta do estado será vacinada até 31 de outubro. O prazo previsto inicialmente pelo governo de SP era dezembro.

— Preparem o braço. Vamos vacinar toda população adulta do estado de São Paulo até 31 de outubro deste ano –, escreveu, em sua conta no Twitter.

Em defesa da floresta

Contra o desmatamento e as queimadas ilegais no Amazonas, a  Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) lançou, nesta quarta-feira (02/06), a campanha “Floresta faz a Diferença”.

Protegidas

Cinco Unidades de Conservação estaduais são alvo da campanha:

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, RDS Mamirauá, Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna do Maroaga, RDS Matupiri e, também, o Parque Matupiri.

Não vai dar praia

Com o  feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 3/5, a praia da Ponta Negra ficará fechada até o domingo, a operar na segunda-feira, 7/6. A interdição do complexo turístico atende ao decreto do prefeito David Almeida.

Aglomeração, não!

O prefeito havia flexibilizado o funcionamento do balneário durante a pandemia da Covid-19. O acesso à praia chegou a ser permitido nos dias úteis da semana, de segunda a sexta-feira, de 6h as 17h. Exceto feriados e pontos facultativos.

ÚLTIMA HORA

No dia da imprensa, Bolsonaro chama jornalista de “quadrúpede”

Bolsonaro destila sua raiva contra a jornalista Daniela Lima, apresentadora da CNN

Jair Bolsonaro (sem partido) atacou Daniela Lima, apresentadora da CNN Brasil, nesta terça-feira (01). Ao chegar ao Palácio da Alvorada, ele se encontrou com apoiadores, que pediram uma opinião sobre a gafe da jornalista, que viralizou ao dizer durante a cobertura da pandemia: "Não saia daí porque agora, infelizmente, a gente vai falar de notícia boa, mas com valores não tão expressivos”. "Infelizmente, somos obrigados a dar uma boa notícia, mas não é tão boa assim não. É uma quadrúpede. Afinal de contas, acho que não preciso dizer de quem ela foi eleitora no passado, né? De outra do mesmo gênero", disse Bolsonaro sem citar o nome de Daniela Lima, sugerindo ainda que a mesma teria votado em Dilma Roussef (PT).

Durante o "CNN 360º", Daniela comentava o saldo positivo, porém, o menor do ano, de vagas de emprego abertas em abril no país. No entanto, os apoiadores do presidente distorceram a fala, compartilhando nas redes sociais apenas a 1ª parte da frase: "infelizmente, a gente vai falar de notícia boa".

ORGULHO

Uma boa notícia: A ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou nesta quarta-feira (2) a abertura de inquérito contra o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente). "Pelo exposto, defiro o pedido da Procuradoria-Geral da República e determino a instauração de inquérito em desfavor do Ministro do Meio Ambiente Ricardo de Aquino Sales pelos fatos descritos no pleito do Ministério Público", afirma o documento. De acordo com a decisão, Salles será investigado por advocacia administrativa, obstar ou dificultar a fiscalização ambiental e impedir ou embaraçar a investigação de infração penal que envolva organização criminosa.

A ministra Cármen Lúcia fixou, ainda, o prazo de 30 dias para o cumprimento das diligências e finalização das investigações.

— Deverá a autoridade policial, ainda, reunir outros elementos necessários à conclusão das investigações, apresentando peça informativa, nos termos do art. 230-C do Regimento Interno deste Supremo Tribunal Federal", acrescentou.

VERGONHA

Um levantamento de um laboratório de segurança digital da PSafe, revelou que mais de 10 mil brasileiros caíram em um golpe conhecido do FGTS . Com a promessa do pagamento de até R$ 3.900 do benefício, criminosos pedem informações pessoais , roubam o dinheiro e utilizam os dados para outros crimes. O levantamento divulgado na terça-feira (2) conta que os bandidos enviam links maliciosos via aplicativo de mensagens, direcionando as vítimas a um falso cadastro. Com as informações fornecidas, é possível sacar indevidamente o dinheiro do FGTS, fazer assinatura de serviços online ou abrir contas em bancos. Os criminosos incluem depoimentos e comentários de pessoas que teriam recebido o dinheiro e pedem para que o link seja compartilhado com outros amigos - ampliando ainda mais o número de vítimas, e criam imagens falsas para enganar as vítimas, com suposto valor e data para o saque.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes