Ir para o conteúdo

Dito & Feito: É melhor já ir colocando as barbas de molho

Após a decisão do STF, a Polícia Federal passou a cumprir nesta quinta-feira (15) mais de 100 mandados de busca e apreensão e prisão contra apoiadores radicais do presidente Jair Bolsonaro (PL) suspeitos de organizar atos antidemocráticos.

Aos grupos empresariais bolsonaristas de Manaus que estão bancando atos antidemocráticos, insatisfeitos com o resultado da eleição, é melhor começar a colocar as barbas de molho. O Amazonas – onde alguns deles fornecem café da manhã, picanha pro churrasco e pagam banheiros químicos e geradores de luz –, é um dos sete  estados alvos de uma mega operação determinada pelo   ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes,  com autorização para que sejam quebrados sigilo bancário e o bloqueadas contas de dezenas de empresários bolsonaristas suspeitos de financiarem atos antidemocráticos.

Após a decisão do STF, a  Polícia Federal passou a cumprir nesta quinta-feira (15) mais de 100 mandados de busca e apreensão e prisão  contra apoiadores radicais do presidente Jair Bolsonaro (PL) suspeitos de organizar atos antidemocráticos.

Além do Amazonas, as  medidas estão sendo cumpridas nos estados do Acre,  Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina –, além do Distrito Federal.

Amazonas no sigilo

No Amazonas são 2 mandados de segurança, Acre (9),  Espírito Santo (23 de busca e 4 de prisão preventiva), Mato Grosso (20), Mato Grosso do Sul (17), Paraná (16), Rondônia (1) e Santa Catarina (15), além do Distrito Federal (1).

*

No Amazonas os grupos investigados estão sendo mantidos em sigilo.

Pega geral

Foram determinadas 103 medidas de busca e apreensão, quatro ordens de prisão, além de quebra de sigilo bancário, apreensão de passaportes, suspensão de certificados de CACs (registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador) e bloqueios de contas bancárias e de 168 perfis em redes sociais.

Financiadores do golpe

A operação tem sido vista como a maior já realizada contra financiadores de atos antidemocrático.

Na segunda-feira (12/12), Moraes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que os grupos que atacam a democracia e pretendem “subverter a ordem política” serão responsabilizados.

Filhotes da ditadura

"Os grupos propagaram o descumprimento e o desrespeito ao resultado do pleito eleitoral para Presidente e Vice-Presidente da República, proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral em 30 de outubro último, além de atuar pelo rompimento do Estado Democrático de Direito e instalação de regime de exceção, com a implantação de uma ditadura", diz a nota do  STF.

Cadeia ou tornozeleira?

Aliás, até o final da manhã desta quinta-feira tarde já tinha neguinho preso no estado do Espírito Santo.

O ministro do STF determinou quatro prisões e 23 mandados de busca e apreensão no estado no âmbito do inquérito 4.781 dos atos antidemocráticos.

*

Entre os investigados estão os deputado estaduais Carlos Von (DC) e Capitão Assunção (PL) que – por terem imunidade parlamentar –, terão que usar tornozeleiras eletrônicas.

Vai faltar algema

Moraes não está pra brincadeira.

Na tarde desta quarta-feira (14/12), durante evento com outros magistrados, o ministro avisou que  "ainda tem muita gente para prender" e “muita multa a aplicar” no país.

Bloqueio de bens

Em 17 de novembro, Moraes já tinha determinado o bloqueio de bens de 43 empresas e pessoas suspeitas de financiar os atos antidemocráticos.

A maioria delas é de Mato Grosso. Ainda não se sabe se os alvos da decisão estão entre os alvos da operação desta quinta-feira (15).

Te vira, Valdemar!

O  Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou recurso do Partido Liberal (PL) para revogar multa R$ 22.991.544,60 devido à condenação por litigância de má-fé.

O partido do presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou uma auditoria extraordinária, após as eleições, na qual alegou “mau funcionamento das urnas  com potencial para macular o segundo turno das eleições presidenciais de 2022”.

Paga e não bufa

Para os ministros, a conduta “ostensivamente atentatória ao Estado Democrático de Direito” e  autorizaram a aplicação de multa por litigância de má-fé, assim justificada.

O valor da causa no total de R$ 1.149.577.230,10 (um bilhão, cento e quarenta e nove milhões, quinhentos e setenta e sete mil, duzentos e trinta reais e dez centavos).

Traíra mor

Agora, veja como Valdemar Costa Neto é mestre na arte de trair.

Depois da decisão do TSE , ele  já está buscando uma trégua com o ministro Alexandre de Moraes, com a intenção de conseguir desbloquear as contas do partido.

Valdemar, pra variar, vai trair Bolsonaro, seu grande aliado

Vai apunhalar o chefe

De acordo com a colunista Bela Megale, do Globo, Valdemar Costa Neto tem sinalizado para interlocutores próximos que não atenderá o desejo de Jair Bolsonaro (PL) para entrar com pedido no TSE para novas eleições.

Fisiologista

Valdemar mudou de ideia rapidinha,

Agora ele já acha que a cerimônia de diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aconteceu na segunda-feira (12), é um marco para que não seja levantado novos questionamentos do processo eleitoral. Então, tá!

*

É, parece que acabou a lua de mel Valdemar-Bolsonaro.

Tudo Azul

Governador Wilson Lima no voo inaugural da Azul para a Flórida, estados Unidos

O governador do Amazonas, Wilson Lima, e representantes da empresa Azul Linhas Aéreas participaram de solenidade que marcou o início das operações da companhia para ligar Manaus a Fort Lauderdale, na Flórida (EUA).

Voo inaugural

Fort Lauderdale é um dos destinos mais procuradas por turistas brasileiros.

O voo inaugural partiu do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes na manhã desta quinta-feira (15/12).

Da Flórida para Barcelos

Durante a inauguração da nova rota da Azul, o governador avaliou que o avanço é um reflexo das ações de seu governo para fomentar a atividade turística. E, segundo ele, o  Governo do Estado “tem essa missão de dar as condições”.

*

— Hoje, a gente vai poder falar que o turista americano sai de Fort Lauderdale e com uma conexão rápida vai a Barcelos pescar –, disse Wilson.

ÚLTIMA HORA

"Sarneyzinho do Maranhão" ameaça executar  de Moraes e deve ser preso

Randolfe Rodrigues encaminhou representação ao MPF pedindo a prisão do político

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição no Senado, encaminhou uma representação ao Ministério Público Federal (MPF) pedindo a prisão do político do PSDB Antônio José Santos Saraiva, conhecido como “Sarneyzinho do Maranhão”, por divulgar um vídeo nas redes sociais afirmando ter determinado a execução do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Tribunal Eleitoral (TSE),  Alexandre de Moraes, diz a coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles.  No vídeo, Saraiva diz que “meus homens já estão de olho em ti (ministro Alexandre de Moraes). Já está (sic) te arrudiando (sic) aí em Brasília e em São Paulo. A minha ordem é para te executar”. “Cuidado com tua vida, vagabundo”, completa. “Será que nesse país não tem homem para entrar ali e fuzilar esse vagabundo, esse bandido?”, destaca ele em outro trecho do vídeo com as ameaças.

*

Seguindo o discurso bolsonarista, ele também chama o magistrado de bandido  e de “advogado do PCC”, além de pedir que os militares dêem um golpe de Estado.

Na representação feita ao MPF, protocolada nesta quinta-feira (15), Randolfe pede a “a tomada de todas medidas cabíveis, inclusive a prisão, para a investigação e posterior condenação criminal” do bolsonarista.

ORGULHO

Bocarra: Uma das vencedoras do concurso de fotos mais engraçadas

O concurso internacional Comedy Wildlife anunciou as fotos mais engraçadas e inusitadas do reino animal em 2022. Entre os campeões tem estripulias de pinguins, de um leão, de peixes, pato e até uma coruja piscando com um olho só! São fotos que com certeza vão arrancar um sorriso do seu rosto! (veja as vencedoras abaixo).

A foto vencedora do concurso este ano foi a de filhote de leão tentando descer de uma árvore pela primeira vez.  O clique vitorioso é da fotógrafa norte-americana Jennifer Hadley que levou o prêmio geral. A premiação Comedy Wildlife 2022 foi criada em 2015, por iniciativa do fotógrafo de vida selvagem Paul Joynson-Hicks, no norte da Tanzânia. As fotos vencedoras foram selecionadas entre mais de 5.000 inscrições de 85 países ao redor do mundo.

VERGONHA

Apertem o cinto: Pilotos e comissários decidem por greve geral a partir de segunda-feira

As companhia aérea se recusam a repor as perdas inflacionárias e melhoria das condições de trabalho de seus pilotos e comissários de voo – o que é uma vergonha –, por isso eles entrarão em greve a  partir da próxima segunda-feira (19). De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA),  a paralisação deve durar somente duas horas, das 6h às 8h,. No entanto, o sindicato avisa que as decolagens com órgãos para transplante, enfermos a bordo e vacinas prosseguirão normalmente.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes