Ir para o conteúdo

Dito & Feito: É COM LULA QUE EU VOU – Tebet dá aula de democracia

Mesmo depois que o MDB anunciou que adotará posição de neutralidade na disputa entre o Lula e Bolsonaro, Tebet optou por apoiar o petista

Era o que se esperava de Simone Tebet (MDB-MS). Senadora de postura ética, democrática e humana, a senadora nunca apoiaria Jair Bolsonaro (PL), que o oposto de tudo isso. Nesta quarta-feira (5), ela declarou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mesmo depois que o MDB anunciou que adotará posição de neutralidade na disputa entre o petista e o presidente Jair Bolsonaro (PL), na segunda etapa das eleições.

— Apesar das críticas que fiz, depositarei nele o meu voto. Seu compromisso é com a democracia e Constituição, o que desconheço no atual presidente –, disparou a candidata que ficou em terceiro lugar na eleição em primeiro turno, com um “camburão” de 4,9 milhões de votos (4,16%).

Tebet disse que não "cabe omissão" neste momento e que,  até o dia 30 de outubro" estará nas ruas em campanha pelo petista.

—Até 30 de outubro, eu estarei na rua, vigilante. Meu grito será pela defesa da democracia e da justiça social. Minhas preces, por uma campanha de paz –, disse.

Os oito de Lula

O senador Omar Aziz (PSD) se elegeu numa batalha heróica, voto a voto, contra o esquemão da máquina bolsonarista montada pelo candidato bolsonarista, Coronel Menezes.

*

Omar está entre os oitos senadores, aliados de Lula que se elegeram ,

Os outros são Otto Alencar (PSD), Camilo Santana ( PT), Beto Faro ( PT).

Flávio Dino (PSB), Teresa Leitão (PT), Wellington Dias (PT), Renan Filho( MDB).

Nada de berço esplêndido

O que  se espera agora é que o senador do Amazonas não se deite em berço esplêndido e saia à luta para assegurar votos no Amazonas para Lula.

*

Principalmente em Manaus,  a única cidade amazonense onde Lula perdeu.

Vem Omar!

E por falar nisso, o ex-presidente Lula já convocou Aziz para uma reunião em São Paulo.

Tira meu nome da boca

O senador garante que Bolsonaro não se elegeu no primeiro turno por conta da  CPI da Covid.

— Ele sabe disso, tanto é que não esquece o meu nome! – alfinetou o palestino.

Sai do cercadinho

Para Omar, quem revelou para o Brasil quem de fato era Bolsonaro foi a CPI.

— Até  então ele dava as entrevistas para o cercadinho, falava o que queria e era reproduzido por toda a imprensa –, cutucou o senador.

Agora vai

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também declarou nesta quarta-feira (5) o seu apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições.

*

— "Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social” – , escreveu, no Twitter, compartilhando uma foto deles em dois momentos distintos. "Voto em Luiz Inácio Lula da Silva."

Anos rebeldes – Lula e FHC estiveram juntos combatendo a ditadura

Contra a ditadura

FHC também publicou outra foto antiga com Lula, em que os dois aparecem panfletando.

— A luta contra a ditadura contou com a coragem de muitos brasileiros –, escreveu.

Eu, hein Rosa!

O ex-presidente Michel Temer (MDB) negou nesta quarta-feira (5) que tenha decidido apoiar Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições presidenciais, no dia 30.

*

— Não fiz declaração de apoio a ninguém. Meu compromisso sempre foi e será pela democracia brasileira –, disse Temer ao jornalista Kennedy Alencar, do UOL.

Então tá, hein golpista!

Segundo Kennedy, a tendência de Temer seria acompanhar Simone Tebet e apoiar Lula, mas críticas do PT e de Lula ao líder do golpe de 2016 impossibilitam uma declaração de apoio.

Árvore gigante

Cientistas e voluntários amapaenses, do Laranjal do Jari, encontraram o angelim gigante 

Cientistas encontraram a maior árvore da Amazônia durante a 5ª edição do projeto que mapeia essas gigantes no estado.

Trata-se de um angelim vermelho (Dinizia excelsa Ducke) de 88,5 metros de altura localizado na região do Rio Jari, na divisa entre os estados do Amapá e Pará.

Maior que o Cristo

Para ter uma ideia, a árvore é três vezes maior que o monumento Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Ela possui uma circunferência de 9,9 metros e parece estar em pé há 400 anos. Estudos para determinar a idade exata da planta já estão sendo realizados.

Por satélite

A árvore gigante havia sido identificada pela primeira vez via satélite em 2019. Na época, pesquisadores tentaram chegar até o angelim vermelho, mas tiveram que abortar a missão por falta de tempo, combustível e alimentação.

*

Dessa vez, um grupo formado por 20 cientistas e voluntários amapaenses da região de Laranjal do Jari saiu preparado para encontrar a árvore – e conseguiu. Foram dez dias de expedição durante o mês de setembro até que a equipe chegasse no espécime.

ÚLTIMA HORA

Na primeira pesquisa para o segundo Turno Lula tem 51% e Bolsonaro 43%

A primeira pesquisa do Ipec (ex-Ibope) para o segundo turno da eleição presidencial mostra o ex-mandatário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51% das intenções de voto, contra 43% do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

Ainda de acordo com o levantamento, contratado pela TV Globo e divulgado nesta quarta-feira, 4% os entrevistados declararam a intenção de votar em branco ou nulo. Outros 2% não souberam responder.

*

Na véspera do primeiro turno, no dia 1° de outubro, simulação do Ipec para uma disputa entre Lula e Bolsonaro indicava placar de 52% a 37% favorável ao petista.

Institutos de pesquisas foram alvos de contestações depois de divergirem dos resultados indicados pelas urnas no primeiro turno, especialmente em relação à votação de Bolsonaro.

ORGULHO

Engenheiros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), começaram a vistoriar a implantação do novo sistema de iluminação pública da Ponte Benjamin Constant, estrutura também conhecida como Ponte Metálica da 7 de Setembro, zona Sul da capital. O último projeto de iluminação para o espaço foi feito em 2012.

O projeto atual faz parte do escopo de iluminação de destaque de monumentos históricos e foi apresentado nesta semana ao diretor-presidente da Ageman, Elson Ferreira. Elson destacou que a empresa montou uma estrutura que pretende dificultar a ação dos vândalos e, pela primeira vez, o local será monitorado com câmeras de vigilância, por meio de uma parceria a ser firmada com a empresa Amazonas Energia.

VERGONHA

O ex-juiz Sérgio Moro, que montou um esquema para colocar Lula na cadeia e eleger Bolsonaro, não se emenda. Ao se eleger senador no primeiro turno, pelo Paraná,  poderia não declarar apoio a ninguém no segundo turno das eleições presidenciais. É claro que jamais apoiaria o PT, de quem foi o algoz. Mas, depois de ser humilhado, Moro decidiu apoiar publicamente Bolsonaro. Esqueceu que o ex-chefe o chamou de “traidor, mentiroso e idiota”. Como previsto, Bolsonaro o acolheu de volta. Mas, reservadamente, ministros e bolsonaristas influentes que nunca abandonaram o presidente fizeram chacota com o novo senador. Não pouparam adjetivos ao desqualificá-lo.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes