Ir para o conteúdo

Dito & Feito: DNIT IGNORA AMAZONAS – Eles sempre nos mandam pra “ponte que caiu!”

Agora, mais do que nunca ficou evidenciada a falta de vontade política de seu governo Federal com a região Norte

Esta coluna já perguntou qual a grande obra de Jair Bolsonaro para o Amazonas em seus quatro anos de governo?

Nenhuma, não é mesmo? E agora, mais do que nunca ficou evidenciada a  falta de vontade política de seu governo Federal com a região Norte, ao se negar socorrer o estado na reconstrução de duas pontes que desabaram nas duas últimas semanas penalizam municípios do Amazonas BR-319.

Na sessão desta quinta-feira (13), na Assembleia Legislativa, o deputado Serafim Corrêa (PSB) colocou a boca no trombone e denunciou a indiferença do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para reconstruir as pontes.

— As providências para desatar o nó da queda das pontes, providências de engenharia, de construção civil, não foram tomadas até agora pelo Dnit.  Aí o Dnit Amazonas diz que não tem mais nada a ver com isso, que agora a responsabilidade é do Dnit Rondônia, aí vem o Dnit Rondônia e diz que está proibido de falar em nome do Dnit nacional. E o DNIT nacional diz que está tomando as providências, mas não diz quais –, cutucou Serafim

E se fosse no Rio ou Sampa?

Diante da situação de emergência, Serafim disse que se faz necessário contratar com urgência, uma empresa que desloque os equipamentos, que possa restabelecer o tráfego naquela região e isso não foi feito até agora.

— Portanto, se isso tivesse acontecido numa estrada Rio de Janeiro/São Paulo o mundo já teria vindo abaixo e as medidas teriam sido tomadas. Mas como é aqui, nada é feito –, detonou Sarafa.

Manaus vai sentir

A queda das duas pontes atinge diretamente  os dos municípios de Autazes, Manaquiri, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Humaitá, Apuí, Lábrea e Santo Antônio do Matupi.

Mas, nos próximos dias a capital amazonense deverá sentir os efeitos da queda das duas pontes na BR-319, com o aumento do preço dos alimentos.

— Os preços dos alimentos vão aumentar por uma razão simples: como a estrada não está dando passagem os alimentos perecíveis vão ter que ser deslocados para Autazes e lá tem dificuldades de embarque, tendo dificuldades de embarque vai demorar, produtos vão estragar, tudo isso é muito complicado.

O plano B de Jair

O comitê de campanha de Bolsonaro constata que o ocupante do Palácio do Planalto e candidato à reeleição está preparando um plano B no caso de uma derrota.

Para integrantes da equipe, Bolsonaro está elaborando um “projeto de resistência a la Donald Trump”.

Imitando o guru

Isto é, Jair vai tentar copiar o seu “guru”, o ex-presidente dos Estados Unidos, que perdeu o cargo para Joe Biden.

A informação é da jornalista Bela Megale em sua coluna no Globo.

Atiçando a violência

Membros do QG de Bolsonaro acreditam que Bolsonaro vai estimular tumulto e confusão num eventual cenário de derrota.

"Na terça-feira, durante um ato de campanha no Rio Grande do Sul, Bolsonaro pediu aos apoiadores que permaneçam no local de votação até o resultado final do segundo turno, no próximo dia 30”.

Desesperado

A fala foi considerada 'temerária' até por integrantes da ala política de sua campanha.

Nos bastidores, eles admitem que não há expectativa de que Bolsonaro aceite uma possível vitória de Lula de maneira pacífica –, destaca a jornalista.

Lula respeita ZFM

Para deixar os amazonenses mais tranquilos, o ex-presidente e candidato ao Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já disse que a Zona Franca de Manaus “vai ficar preservada” caso ele ganhe a eleição.

Patrimônio do Brasil

Diferente de Bolsonaro que, em 2022, desfechou várias punhaladas pelas costas no modelo Zona Franca, Lula lembra que, quando fui presidente, renovou por 10 anos o tempo de validade da ZFM. Depois a presidenta Dilma renovou por 50 anos.

— Na minha opinião a Zona Franca é um patrimônio do desenvolvimento da região Norte do país –, lembrou Lula.

O povo quer saber

Por que será que apesar da indiferença de Jair Bolsonaro em relação à Zona Franca, os empresários amazonense continuam apoiando sua reeleição?

Vexame em Recife

Rejeitado pelo Nordeste, Jair Bolsonaro foi na Recife tentar faturar votos mas acabou discursando em ato esvaziado.

Apesar grande da estrutura montada, o evento realizado no Recife contou com a participação de menos de 500 pessoas.

Gatos pingados

Por volta das 11h45, o candidato saiu do Transamerica Hotel Recife para discursar para os apoiadores que esperavam em frente do hotel com um trio elétrico e ruas interditadas onde o presidente discursaria.

Mas as ruas de Boa Viagem estavam esvaziadas enquanto Bolsonaro fazia sua fala de apenas sete minutos.

Lembrete na fatura

A ação que tentou derrubar a obrigatoriedade de mensagem de incentivo à doação de sangue nas faturas de telecomunicações no Amazonas foi baixada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Sem novos recursos, a Corte manteve a declaração de constitucionalidade da norma, conforme julgamento realizado em agosto. Transitado em julgado, a decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 13.

Doe sangue

A lei estadual em questão, nº 4.658/ 2018, exige que as prestadoras de serviços de água, luz, telefone e internet inseriram a frase “Doe Sangue” nas faturas de consumo, acompanhada do endereço eletrônico e contato do Hemocentro do Amazonas. A norma não cita punição a quem descumprir a regra.

Reação contra

No entanto, a obrigação foi questionada pela Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado (ABRAFIX) e pela Associação Nacional das Operadoras Celulares (ACEL).

As duas ajuizaram uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a medida, alegando que apenas lei federal e resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) poderiam dispor sobre a matéria disciplinada pela lei amazonense.

ÚLTIMA HORA

DAMARES ESTÁ ENROLADA

Ministro Lewandowski manda que ex-ministra seja investigada. Xuxa lidera petição com 500 mil assinaturas pedindo a cassação da senadora eleita

A Senadora eleita pelo Distrito Federal neste ano, Damares Alves é alvo de uma petição com quase 500 mil assinaturas pedindo a cassação do mandato dela. Uma das apoiadoras do abaixo-assinado é a apresentadora Xuxa Meneghel, que compartilhou o link pelo Instagram, na terça-feira (11/10). Além da rainha dos baixinhos, outros famosos como a atriz Patricia Pillar e os jornalistas Xico Sá e Marcelo Tas também compartilharam o link da petição, que solicita que a ex-ministra do governo Jair Bolsonaro (PL) seja cassada antes mesmo de assumir a cadeira, em 1º de janeiro de 2023. A descrição da petição destaca a denúncia feita por Damares, no último dia 8, em uma igreja da Assembleia de Deus Ministério Fama, em Goiânia. No altar, Damares diz ter descoberto que “crianças brasileiras, de três, quatro anos, que quando cruzam as fronteiras sequestradas, os seus dentinhos são arrancados, para elas não morderem no sexo oral” e que só “comem comida pastosa para o intestino ficar livre na hora do sexo anal”.

Documentos apresentados por  Damares para garantir a veracidade de denúncias não comprovam o que foi dito pela senadora eleita pelo Distrito Federal durante um culto no último domingo (9) em uma igreja evangélica.  O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Justiça Federal do Pará decida se deve abrir ou não uma investigação para apurar a O magistrado argumentou que não cabe ao STF analisar o caso, visto que ela não tem foro privilegiado.

ORGULHO

Freddie Mercury era apaixonado pelo Rolls-Royce Silver Shadow

O companheiro de estrada do eterno Freddie Mercury, um Rolls-Royce prateado, está em leilão para ajudar vítimas da guerra na Ucrânia. O carro, que já tinha sido leiloado em 2013 por US $105.000 (equivalente a mais de R$ 500 mil), foi de Mercury até sua morte em 1991. Essa relíquia será oferecida em novembro no leilão da RM Sotheby’s em Londres, na Inglaterra. E quem arrematar vai levar junto alguns documentos que foram do Freddie. O valor arrecadado será doado para o Superhuman Center, programa médico especializado em tratamento protético para vítimas da guerra na Ucrânia. O Rolls-Royce Silver Shadow cinza de 1974 foi comprado em 1979 pela empresa do cantor, Goose Productions. Ele foi conduzido pelos motoristas de Freddie Mercury desde os tempos áureos do Queen até a morte da estrela, em novembro de 1991.

VERGONHA

Educação Básica encerrou 2021 com baixa prioridade na execução do orçamento do Ministério da Educação (MEC). É o que aponta o relatório “Execução Orçamentária do Ministério da Educação”, elaborado pelo Todos Pela Educação a partir de dados oficiais do governo federal. Entre os agrupamentos de subfunções do MEC — administração e encargos, Educação Básica, Educação Superior e Educação Profissional —, a educação básica teve a segunda menor taxa de empenho (93%) e a menor taxa de pagamento (77%). De acordo com o relatório, apesar da alta taxa de empenho para as emendas impositivas (98%), não houve pagamento dessas despesas no exercício de 2021. Conhecidas como “orçamento secreto”, as emendas de relator tiveram taxa de pagamento de 25% de sua dotação total. “Chama atenção o crescimento das emendas de relator em relação ao total de recursos das emendas dos últimos dois anos”, detalha o relatório. As emendas de relator foram 72% do orçamento total de emendas no último quadrimestre de 2020 e de 67% no mesmo período em 2021.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes