Ir para o conteúdo

Dito & Feito: “DEZ É A CAMISA DELE, QUEM É QUE VAI PRO LUGAR DELE?”

Quando Pelé deu a volta olímpica e se retirou da vida para sempre, o samba de Luiz Américo volta a ecoar nas cabeças brancas dessa geração que um dia viu o rei com a bola nos pés

O Brasil foi Tricampeão na Copa do Mundo de 1970, no México.

Foi lá, no estádio de Jalisco, localizado em Guadalajara, o último palco da genialidade de Pelé. A partir dali ele anunciou que não mais jogaria na seleção brasileira.

Na Copa de subsequente, a de 1974, a seleção não andava bem das pernas, apesar de Zagalo ainda ter no time os tricampeões Jairzinho, Rivelino, Wilson Piazza e Leão. O fracasso parecia iminente. Foi aí que o cantor Luiz Américo, um sambista baixinho e simpático, que usava boné e se intitulava “ o amigo do Rei”, gravou um samba cujo refrão pegou que nem chiclete e fez sentir, pela primeira vez que a nunca mais ninguém nunca mais substituiria o Negão. “É camisa dez da seleção, laia, laia, laia É camisa dez da seleção, laia, laia, laia Dez é a camisa dele, quem é que vai no lugar dele?”, cobrava o samba.

E hoje, quando Pelé deu a volta olímpica e se retirou da vida para sempre, o samba de Luiz Américo volta a ecoar nas cabeças brancas dessa geração que um dia viu o rei com a bola nos pés: “Dez é a camisa dele, quem é que vai pro lugar dele”.

Pelé Eterno

O futebol mudou, é verdade.

Depois de Pelé tivemos a sorte de ver jogar Zico, Maradona, Sócrates, Zinédine Zidane , Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Messi, Cristiano Ronaldo, Mbappé, Neymar...mas, com todo respeito a essa legião de craques, ainda não apareceu nada comparado a Pelé. Ele sim, o eterno.

Nasceu o Rei

Quem batizou coroou Pelé como “ rei do futebol” foi um gênio da crônico e da dramaturgia brasileira: Nelson Rodrigues.

O garoto Edson Arante do Nascimento tinga é tinha 17 anos quando Nelson o viu jogar numa partido do Santos contra o América do Rio, e fez a previsão em forma de crônica:

*

—   Pelé leva sobre os demais jogadores uma vantagem considerável – a de se sentir rei, da cabeça aos pés –, disse  o escritor na crônica publicada na revista Manchete Esportiva, do dia 8 de março de 1958.

Nunca perdeu a majestade

A partir daquele dia, Pelé virou rei para sempre.

Para se ter uma ideia de sua grandeza nos campos, com a seleção brasileira, Pelé conquistou três Copa do Mundo em 12 anos –1958, 1962 e 1970, em quatro edições disputadas.

*

Já a seleção dos últimos tempos conquistou duas Copa (1994 e 2014)  em 44 anos.

Parem a   guerra

Tem outra curiosidade da grandiosidade de Pelé quem os cronistas esportivos daquela época adoram contar.

Em 1969, numa partida em que Pelé era, houve um acordo para que a guerra entre a República Democrática do Congo e a Nigéria parassem a guerra porque Pelé ia jogar.

*

Depois de o Santos deixar o território nigeriano, a disputa recomeçou e o pau voltou a cantar.

Pelé em Manaus

Pelé jogou ao menos três vezes em Manaus.

A primeira no estádio da Colina, em  1968 pelo Santos, quando derrotou o Nacional Futebol Coube por 2 a 1; A segunda em  1970 pela Seleção Brasileira a caminho do México.

*

E a  terceira em 1974, já no estádio Ivaldo Lima, ainda chamado de “Tartarugão”, quando voltou a derrotar o Nacional pelo Campeonato Brasileiro.

Defesa da Amazônia

Pelé era apaixonado pela Amazônia.

E não se omitiu, como muitos,  por ocasião do desaparecimento dom indigenista Bruno Ferreira e do jornalista Dom Phillips.  No Twitter, o Rei escreveu que a  luta pela preservação da Floresta Amazônica e pela proteção dos povos indígenas é de todos nós.

*

— Estou comovido com o desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Ferreira, que dedicam suas vidas para isso. Me junto as muitas vozes que fazem o apelo para intensificarem as buscas – disse Pelé.

Iluminado

Foto premiada: O instrumento musical formou uma aura em torno da cabeça de Pelé

No início da década de 1970, um fotógrafo de jornal cobria  um jogo da seleção e, quando o time entrou em campo, ele fez uma foto do Rei no momento da execução de Hino Nacional.

*

A lente captou Pelé e um instrumento de sopro por trás de sua cabeça, dando a  impressão de uma aura que santifica o mito. Na verdade, apenas rara felicidade do fotógrafo, que acabou ganhando prêmio com a fotografia.

Bate coração

Uma mancha de suor forma um coração na camisa de Pelé, em jogo de seleção

Uma outra foto de Pelé entraria para a história do foto jornalismo.

Durante outro jogo da seleção, um fotógrafo captou a  imagem da transpiração de Pelé sobre a camisa amarelinha, formando  uma imagem semelhante a um coração. Outro feliz flagrante fotográfico.

Pelé massacrava...

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou homenagem a Pelé em seus perfis nas redes sociais nesta 5ª feira (29).

Para Lula,  “não houve camisa 10 como ele” no futebol.

...O time de Lula!

O presidente disse ainda que “sempre admirou” Pelé, apesar de ter raiva porque o ex-jogador “massacrava” o time do petista, o Corinthians, de São Paulo.

Meninos, eu vi!

Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show”, afirmou....

Alegria do povo

David Almeida, lamentou a morte de Pelé.

Para o  prefeito de Manaus, Pelé foi um ser humano ímpar que trilhou o caminho do esporte e é responsável pela alegria de muitas gerações de torcedores brasileiros.

*

— Seus gols, que são verdadeiras obras de artes do mundo futebolístico. Ficamos sentidos pela perda desse ícone. Que sua família encontre conforto e possamos celebrar a imortalidade do nosso rei Pelé pelo seu legado esportivo –, comentou o prefeito.

Edson se foi, Pelé não!

De Galvão Bueno sobre Pelé, seu amigo:

— Meu amigo Edson se foi, mas Pelé não. Porque Pelé é eterno. Pelé sempre será eterno. O Rei Pelé, primeiro e único. O Rei do futebol. O rei que não pertence a um só país. Era um brasileiro rei do mundo inteiro. Rei do mundo do futebol –, disse.

Homenagem no espaço

Os tributos ao Rei Pelé  não ficaram apenas entre os habitantes do planeta Terra.

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) fez uma bonita postagem em homenagem à passagem de Pelé.

*

“Nós destacamos a passagem do lendário Pelé, conhecido por muitos com o rei do ‘jogo bonito’. Essa imagem de uma galáxia em espiral na constelação Sculptor exibe as cores do Brasil”, publicou a Nasa.

Olho nos terroristas

A diretoria do Sindicombustíveis do Distrito Federal, publicou uma nota de orientação para os postos de combustíveis ajudarem a resguardar a segurança da capital Federal no dia da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A maior instrução é sobre a venda de galões de gasolina.

*

De acordo com o comunicado, os funcionários e gerentes de postos devem estar atentos para que “abastecimentos suspeitos sejam avaliados”. “Observem principalmente a venda de galão de gasolina”, completa a nota.

ÚLTIMA HORA

Viagem de Bolsonaro é fuga, diz deputado

O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) entrou com uma representação na Procuradoria-geral da República (PGR) contra a viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao exterior no final de seu mandato. As informações são da Folha de S. Paulo.

O mandatário deve se deslocar em avião da FAB (Força Aérea Brasileira) à Flórida até esta sexta-feira (30), para não passar a faixa presidencial a seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

— A viagem, que aconteceria na última semana do mandato de Jair Bolsonaro na Presidência da República, tem evidente caráter ilegal e imoral, já que a utilização da aeronave pertencente à FAB se destinaria a fins de natureza evidentemente particular e personalíssima —, argumentam eles na ação.

*

Falcão cobra a adoção de medidas preventivas e cautelares para evitar que o dano ao patrimônio público material e moral se concretize, "incluindo eventual prestação de informações pelos órgãos federais supostamente envolvidos na narrativa, bem como bem como do próprio presidente da República." O parlamentar também requer a abertura de um procedimento investigativo para a apurar a conduta do presidente no que se refere à violação de princípios da impessoalidade e moralidade, assim como "eventual abuso de poder e desvio de finalidade na utilização indevida da aeronave pública [...] para viagem pessoal em final de mandato."

ORGULHO

Nova camisa: Coroa simbolizando o rei Pelé, agora no escudo do Santos

O Santos vai realizar uma alteração no uniforme em homenagem ao Rei Pelé. Segundo o presidente do Conselho Deliberativo, Celso Jatene, o manto santista terá uma coroa em cima do escudo. A alteração foi definida na recente reforma do estatuto. Com Soteldo de modelo, o Santos divulgou nesta quarta-feira, 28, a imagem da nova camisa com coroa em homenagem a Pelé no escudo. O uniforme já será estreado pelo time sub-20 durante a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A homenagem ao ex-jogador já havia sido confirmada no final da última semana pelo presidente do Conselho Deliberativo do clube, Celso Jatene, durante uma live do canal de YouTube “Soul Santista”.

— A coroa (em homenagem ao Pelé) já vem na camisa de 2023. O Santos já vai jogar em 2023 com a coroa no distintivo. As duas estrelas e a coroa acima do distintivo –, disse Jatene.

VERGONHA

“Não mobilizei nada, então não vou desmobilizar nada", disse

Bolsonaro durante encontro com aliados na casa do ministro das Comunicações, Fábio Faria. O Ex-presidente se recusou a desmobilizar os manifestantes acampados em frente a quartéis do Exército em todo o país. Conforme publicou o Estadão nesta quinta-feira (29), o presidente teria dito a aliados, no encontro na casa de Fábio Faria que não era responsável pelas mobilizações. Não mobilizei nada, então não vou desmobilizar nada”, disse Bolsonaro. Ainda segundo o Estadão, Bolsonaro prometeu aos presentes que não faria “nenhuma aventura” no fim do seu mandato. Portanto, leso é quem ficou dois meses nas portas dos quarteis, dormindo no chão, em barracas, pegando sol, chuva e gripe e sacrificou suas crianças, enquanto o “ mito” de araque  está de malas prontas para os EUA.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes