Ir para o conteúdo

Dito & Feito: CABRA MARCADO PARA MORRER

Polícia Federal descobre plano do PPC para matar Sérgio Moro

A Polícia Federal (PF) encontrou nesta quarta-feira, 22, um esconderijo de criminosos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC), que planejavam assassinar autoridades, entre elas, o senador Sergio Moro (União Brasil-PR).

A ação foi batizada de Sequaz e tem por objetivo desarticular o grupo que “pretendia realizar ataques contra servidores públicos e autoridades, incluindo homicídios e extorsão mediante sequestro, em pelo menos cinco unidades da federação”.

Como ministro da Justiça do governo Bolsonaro (PL), Sergio Moro transferiu vários chefes do PCC, entre eles Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, para o sistema penitenciário federal.

O principal líder do PCC foi transferido do sistema penitenciário estadual de São Paulo para a penitenciária federal em Brasília em fevereiro de 2019. Meses depois, seguiu para uma unidade federal em Rondônia e depois retornou para a capital federal.

Além dele, outros 21 integrantes da cúpula da facção foram transportados naquele momento em um avião das Forças Armadas a partir do aeroporto da vizinha Presidente Prudente (SP) para a transferência.

*

— Sobre os planos de retaliação do PCC contra minha pessoa, minha família e outros agentes públicos, farei um pronunciamento à tarde na tribuna do Senado. Por ora, agradeço a PF, PM/PR, Polícias legislativas do Senado e da Câmara, PM/SP, MPE/SP, e aos seus dirigentes pelo apoio e trabalho realizado –, escreveu o senador.

Pimenta no dos outros...

Aliás, Moro disse repudiar uma declaração de Lula sobre pensar, na cadeia, em se "vingar" de Moro.

—  Quando o presidente utiliza essa linguagem ofensiva, de baixo calão, ao meu ver ele gera até um certo risco pessoal para mim, para minha família –, reclamou.

...É refresco!

Moro diz isso, mas esquece o mal que  causou para Lula e sua família.

Ou ele já esqueceu que mandou o presidente pra cadeia sem provas e sem julgamento, só para tirá-lo da eleição.

Um plano nefasto urdido por ele, Bolsonaro, Michel Temer e Eduardo Cunha, que começou com o impeachment de Dilma.

O míssil de Sassá

O vereador Sassá da Construção Civil (PT) disparou outro míssil contra o deputado federal bolsonarista Alberto Neto (PL-AM).

Alberto, que coloca as duas mais no fogo e mais os pés, por Bolsonaro, assinou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que acaba com o Ministério Público do Trabalho.

*

— Tem deputado federal e senador covardes que querem fazer uma lei para extinguir o Ministério Público do Trabalho. Quem faz isso é quem é contra o trabalhador.

É uma covardia

Sem citar nomes. Sassá cutucou:

— Um deputado do Amazonas assinou uma lei querendo extinguir o MP do trabalho para não fiscalizar o trabalho escravo. Isso é uma covardia muito grande –, disparou Sassá.

Garimpeiros na Câmara

A Associação Urihi, que representa mais de 150 comunidades Yanomami em Roraima, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a audiência pública que pretende ouvir representantes de cooperativas de mineração e de associação do ouro.

Yanomamis protestam

A reunião estava marcada para esta quarta-feira (22), às 9h, na Comissão Temporária Externa criada para apurar a crise sanitária no território da etnia. A audiência está prevista para a próxima quarta-feira 22.

*

No documento, a entidade pede a proibição da oitiva e argumenta que houve desvio de finalidade no item que prevê os depoimentos dos garimpeiros.

Feliz aniversário na Papuda!

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub ironizou o aniversário de Jair Bolsonaro (PL), celebrado nesta terça-feira 21. O ex-presidente completa 68 anos.

*

— É pique, é pique, é pique! É hora, é hora! Rá, tim, bum! Papuda, Papuda! Tá rico, tá milionário rindo de nós. Será que mandará um pedacinho de bolo para os presos? Será que ele ganhou um relógio de diamantes de algum amiguinho? –, escreveu Weintraub, ex-aliado de Bolsonaro, nas redes sociais.

Ponte que caiu!


A deputada Joana Darc (União Brasil) cobra esclarecimentos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) sobre a recuperação da ponte Curuçá, na BR-319.

A ponte caiu em  setembro de 2022 e até agora nada.

Cadê o DNIT?

La Darc soltou os cachorros e disse que a empresa contratada pelo DNIT está deixando os habitantes numa situação de isolamento de abandono total.

A deputada recebeu queixas da comitiva de vereadores do município de Autazes, que precisou pagar uma quantia no valor de 40 reais para fazer a travessia.

*

— O rebocador da empresa terceirizada pelo DNIT, solução improvisada pelo Órgão, não tinha combustível suficiente para realizar a travessia completa, conforme estabelecido pelo próprio departamento –, arregaçou Joana.

Trio assombro

Preso desde 2 de fevereiro em Bangu 8, Daniel Silveira mantém contato com dois políticos bolsonaristas.

Na cadeia, o ex-deputado se aproximou ainda mais de Roberto Jefferson, chefe do PTB, e do ex-vereador Gabriel Monteiro, filiado ao PL de Bolsonaro.

Orelha quente

O trio costuma conversar sobre amenidades, mas a política, claro, é tema recorrente.

E Bolsonaro não gostaria de ouvir, sobretudo, o que Jefferson tem dito sobre ele. É de esquentar a orelha do ex-capitão.

Amazônia Viva

"Amazônia Viva", filme em 3D desvenda um dos lugares mais importantes do Planeta

O filme em  3D “Amazônia Viva”, assinada pelo cineasta Estevão Ciavatta, é uma experiência imersiva pela região do Rio Tapajós, no Estado do Pará.

O documentário utiliza filmagens em 360º para desvendar um dos lugares mais importantes do planeta e, assim, aproximar a Amazônia cada vez mais das pessoas.

Guia indígena

O  filme um  instrumento virtual para alertar sobre o real.

E a realidade de que se fala é urgente: a preservação da floresta amazônica.

Com nove minutos de duração, a “viagem” é conduzida pela cacica Raquel Tupinambá, da comunidade de Surucuá.

*

A liderança indígena guia virtualmente o espectador por um dos biomas mais relevantes, fascinantes e, infelizmente, ameaçados pela ação do homem.

Dentro da floresta

Conta Carlos Vicente, coordenador do projeto da Iniciativa Inter-religiosa Pelas Florestas Tropicais (IRI Brasil), que a missão do filme ‘Amazônia Viva’ é trazer a floresta para perto das pessoas.

— E ao mesmo tempo levar as pessoas para dentro da floresta, ainda que seja em termos virtuais –, explica

Tarefa pra Bolsonarista!

A possibilidade de criação de mandatos no STF (Supremo Tribunal Federal) não é prioridade, desagrada parte dos ministros da corte e divide os senadores, porque só quem defende isso são os bolsonaristas.

*

No Amazonas, por exemplo, o único que embarca na bandeira de Bolsonaro contra o STF é o senador Plínio Valério (PSDB-AM), fiel escudeiro do ex-presidente.

Nem contra...

O  líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), por exemplo, não é contra, mas também não é a favor.

— Nós temos duas vagas [para o Supremo] neste ano. Uma PEC sobre um tema desse não se resolve em uma semana nem em seis meses –, afirma

... E nem a favor!

Braga diz que é preciso ter cautela em relação a isso.

— Não é que eu seja contra a discussão ou o debate do mérito. O que eu acho é que o momento não é oportuno", completa, ressaltando que o debate também pode contaminar a sabatina dos futuros indicados por Lula.

Trabuco na mochila

O deputado estadual Felipe Souza (Patriota), apresentou o Projeto de Lei propondo a instalação de detectores de metais nas escolas públicas do Amazonas.

O projeto apresentado recomenda a criação de estratégias que impeçam o acesso de armas nas dependências escolares.

Armado não entra

O deputado acredita que isso é suficiente  para garantir que a segurança pública consiga combater qualquer tipo de atentado com armamento nas unidades escolares.

E a campanha de conscientização nas salas de aulas?

ÚLTIMA HORA

Waldemar Cota Neto diz que joias para Bolsonaro não foi um assalto

“Às vezes você comete erros, mas sem má fé!” , defende o presidente do PL

Costa Neto só vê "inocência" nos escândalos das joias para Bolsonaro e MIcheque

Nesta terça-feira (21), o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, comentou sobre o caso das joias doadas pela Arábia Saudita ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

— O caso das joias: ele devolveu, não é um assalto. Vai passar. As coisas acontecem, a gente erra demais –, disse o presidente da sigla ao ser questionado por jornalistas durante a cerimônia de posse de Michelle Bolsonaro como presidente do PL Mulher, em Brasília.

— Às vezes você comete erros, mas sem má fé. Desde que não dê prejuízo para o país –, acrescentou Valdemar Costa Neto.

A defesa de Bolsonaro disse hoje que está “em total condição” para entregar as armas presenteadas pelos Emirados Árabes.

*

Segundo o comunicado, o despacho depende agora do envio do endereço para o qual os equipamentos devem ser entregues.

Os advogados disseram ainda que estão aguardando a expedição da “Guia de Tráfego Especial”, documento imprescindível para garantir o trânsito legal na entrega das duas armas.

ORGULHO

A venda da aeronave EMB-505 pode salvar a Americanas afetada pelo rombo

A Americanas anunciou que venderá uma aeronave que pertence ao grupo para ajudar no processo de recuperação judicial. Trata-se da EMB-505, fabricada em 2014 pela Embraer. Jato mais importante e líder de vendas por dez anos consecutivos, o Phenom 300 é avaliado em 9,4 milhões de dólares (R$ 48,8 milhões), enquanto a dívida da Americanas está na casa dos R$ 43 bilhões. Desde o lançamento do modelo, a Embraer informa que vendeu uma média de 50 unidades por ano, o que totaliza 640 aviões no mercado.

Ideal para voos mais curtos, de menor distância, o jato atinge a velocidade máxima de 847 km/h, tem capacidade de alcance de 2.000 milhas náuticas e pode voar a até 45 mil pés, o equivalente a 13,7 mil metros.

VERGONHA

Ministro Ricardo Lewandowski: xingamentos durante o voo

Na terça-feira (21), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, foi xingado por uma fanática bolsomínia durante um voo que partiu de São Paulo (SP) com destino a Brasília. O ocorrido foi durante o voo LA 3088, da Latam, por volta das 13h. Pouco antes do desembarque, com a aeronave já em solo, a passageira se direcionou ao ministro e disse: “Deus existe, e o diabo vai te levar para o inferno”.

O ministro do STF não reagiu ao xingamento e a tripulação correu na direção da passageira. Eles pediram que ela agisse com modos e respeito.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes