Ir para o conteúdo

Dito & Feito: Boneco de Alberto Neto armado na porta de gabinete assusta os desavisados

Quem passa no gabinete 946 dá de cara com a imagem em tamanho real do deputado de um policial PM fardado e armado com um fuzil nas mãos, em posição de ação, leva um susto

O totem de papelão que o deputado bolsonarista, de extrema direita, Alberto Neto (PL-AM) expôs na porte de seu gabinete do Anexo 4 da Câmara dos Deputados, em Brasília, deixou muita gente de cabelo em pé e  despertou as críticas da imprensa do Planalto Central.

Quem passa no gabinete 946 dá de cara com a imagem em tamanho real do deputado de um policial PM fardado e armado com um fuzil nas mãos, em posição de ação, leva um susto.

Um dos que detonaram a imagem absurda de Neto foi o jornalista Ricardo Noblat que, em seu blog, lembrou que o parlamentar amazonense é ligado à bancada da bala e um dos autores de um projeto que susta o decreto de Lula que suspende novos registros para Caçadores, Atiradores e Colecionadores, os Cacs. Para o parlamentar, a medida de Lula foi um atitude “flagrantemente revanchista”.

Ódio ao Lula

O ódio a Lula não é novidade nenhuma.

Na sua ânsia em defender o seu “ herói” Bolsonaro, Alberto Neto faz críticas e ataques ao governo petista e a seus ministros.

Defendendo terrorismo

Por exemplo, sobre os ataques do 8 de janeiro, quando bolsonaristas invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), “o deputado acusa o ministro Alexandre de Moraes de adotar medidas autoritárias” e usa o termo “ditadura da toga”, escreveu Noblat.

Defendendo o 8 de janeiro

Para o também capitão Alberto, há uma decisão autoritária do ministro Alexandre de Moraes, que, quer achar culpados em meio as manifestações de indignação do povo ao novo governo.

*

— Atribuindo a culpa em Policiais Militares do Distrito Federal e ao Governador (Ibaneis Rocha), Alexandre de Moraes mais uma vez recorreu a uma decisão monocrática, e o afasta do seu cargo por 90 dias, na tentativa de calar os manifestantes –, criticou o porta-voz dos extremistas.

Tal pai...

Se bem que o totem de um deputado armado na porta de um gabinete da Câmara é estarrecedor?

É sim, mas bem menos que a imagem que Alberto Neto postou em suas  redes sociais, em abril de 2021,  ao lado do filho Felipe, de 8 anos,  empunhando um fuzil.

O deputado Alberto Neto com o filho: "amor às armas de pai para filho"

Amor por armas

No texto,  o parlamentar bolsonarista disse que aquele foi um momento de confraternização e de “ amor que pai e filho têm por armas”.

— Já que hoje é dia de #TBT… compartilho com vocês um amor de pai para filho! Gostaram da minha foto com o F.?”, comentou Alberto Neto na publicação.

Deus que te livre!

Pra fechar com “ chave de ouro”  a heresia, Alberto Neto citou um verso bíblico que diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6.

Braga e Omar na ética

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) foi eleito vice-presidente do Conselho de Ética do Senado Federal, nesta terça-feira (28).

O titular do Conselho é o senador Jayme Campos (União-MT). O Amazonas tem mais um representante no Conselho de Ética, que é formado por 13 parlamentares. É o senador Omar Aziz (PSD-AM).

Direitona presente

A direitona bolsonarista também está presente. Os senadores  Magno Malta (PL-ES), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Jorge Seif (PL-SC).

O Conselho de Ética é responsável por analisar representações e deliberar eventuais punições a senadores.

*

Essas sanções vão desde repreensões verbais ou advertências até perda parcial ou definitiva do mandato.

Plínio defende impeachment

Em pronunciamento na terça-feira (28), o senador Plínio Valério (PSDB-AM) criticou proposta que dispõe sobre crimes de responsabilidade e disciplina o respectivo processo e julgamento (PL 1.388/2023).

A matéria foi apresentada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e sugere um novo rito para os processos de impeachment contra autoridades

Ato democrata

Na justificativa para detonar o projeto, Valério disse que os obstáculos colocados aos processos de impeachment são "seletivos, feitos para proteger alguns e perseguir ou impedir que outros denunciem".

— O pedido de impeachment é um ato de proteção da democracia e não deve ser limitado, o que enfraquece o cidadão – afirmou o tucano de Eirunepé.

Cutucando a OAB

Para o senador, o projeto tem um extremo viés político-partidário.

Plínio critica que as novas regras dificultam muito a apresentação de pedidos de impeachment por parte de cidadãos, mas facilita para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e sindicatos.

Perguntar não ofende

E no governo Bolsonaro, o senador Plínio Valério era a favor do impeachment?

Ao que sabemos, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, sentou durante dois anos sobre mais de 100 pedidos de impeachment de Bolsonaro e o senador Plínio Valério nunca foi à tribuna pedir que ele saísse de cima.

Radares? Ainda não

A Prefeitura de Manaus decidiu colocar fim à rede de boatos sobre a instalação do nefasto radar no trânsito da cidade.

Através do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informou que

que não procede a informação sobre a instalação de fiscalização eletrônica (radares) em Manaus.

*

Na verdade, as equipes estão nas ruas implantando câmeras de monitoramento que não são utilizadas para autuar, como é o caso de outras que já existem.

Apertem os cintos

Mesmo assim, a nota da Prefeitura deixa claro que a qualquer momento os radares retornarão, para pavor de motoristas e seus bolsos.

“Informamos ainda que, no momento em que estes redutores de velocidade forem implantados, a prefeitura fará ampla divulgação, “mostrando transparência no trato com a coisa pública”, diz o informe.

Bolsonaro intimado

Polícia Federal intimou Jair Bolsonaro e seus ex-ajudantes de ordens na Presidência, Mauro Cid e Marcelo Costa Câmara, a prestar depoimento no próximo dia 5 de abril, em Brasília, no caso que investiga o recebimento de joias da Arábia Saudita pelo ex-presidente.

O Piquet de sempre

A boa relação entre Jair Bolsonaro (PL) e Nelson Piquet fez com que o ex-presidente escolhesse a fazenda do tricampeão mundial de Fórmula 1, em Brasília, no Distrito Federal, para guardar os presentes que recebeu durante o seu mandato, incluindo os conjuntos de joias sauditas.

*

Aliás, Nelson Piquet nunca enganou ninguém. Sempre esteve na contramão da história envolvido em atos vergonhosos, antiéticos e politicamente incorretos. É só ler a sua trajetória.

Esconde aí!

Em um primeiro momento, Bolsonaro – que também nunca enganou ninguém – determinou o despacho das joias no dia 7 de dezembro.

Porém, os presentes só foram levados para a fazenda do ex-piloto no dia 20 do mesmo mês, 11 dias antes do final do mandato de Bolsonaro.

*

A tentativa de resgate das caixas com os diamantes no aeroporto de Guarulhos para Michelle Bolsonaro aconteceu na semana seguinte.

Fica com os livros...

Bolsonaro deixou claro que o objetivo era ficar apenas com itens de grande valor material.

Cartas e livros, por exemplo, foram enviados para o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro e a Biblioteca Nacional do Rio.

... que eu fico com as joias!

Segundo a apuração da publicação, as caixas com os presentes de Bolsonaro saíram pelas garagens privativas do Palácio do Planalto e do Palácio do Alvorada até a propriedade de Piquet no Lago Sul, uma das regiões nobres de Brasília.

ÚLTIMA HORA

Ministério da Cultura está de volta

Margareth, Janja e Martina reinauguram um novo tempo no Ministério da Cultura

Com um uma  apresentação artística, o  governo federal reinaugurou nesta quarta-feira (29), o letreiro na fachada do Ministério da Cultura, na Esplanada dos Ministérios, que marca a recriação do ministério. Foi um dia de festa com muito samba na entrada do bloco B da Esplanada dos Ministérios para comemorar a ocasião. Além da ministra da Cultura, Margareth Menezes, o evento contou com a presença de Janja Silva, esposa de Lula, e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Ao assumir a Culrura no governo Lula, Margareth comemorou a recriação do ministério, destruído durante a gestão de Jair Bolsonaro. A artista, que exerce ativismo social e político, criticou os retrocessos enfrentados pela área na gestão passada e prometeu a reconstrução de políticas públicas e incentivos para o setor cultural.

— Nunca mais a pasta perderá seu status de ministério. Como aceitar que, de repente, nosso Ministério da Cultura, dessa profunda riqueza, tenha desaparecido por duas vezes do nosso horizonte? Nunca mais -, assegurou, na ocasião, Margareth.

*

Margareth destacou que o a extinção do Ministério da Cultura e o desmonte de políticas públicas do setor trouxeram “problemas econômicos e muita dor”.

— Por que o Minc foi extinto? Obviamente não porque é irrelevante. Combate-se a cultura quando se quer um país calado. Nós merecemos o nosso ministério. O Brasil tem uma das mais ricas, potentes e respeitadas forças de produção cultural do mundo. Que o nosso Minc nunca mais desapareça –00, defendeu.

ORGULHO

Graça Figueiredo: Homenageada com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Militar

A desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, do Tribunal de Justiça do Amazonas, foi laureada na manhã desta quarta-feira (29/03) com a “Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Militar”, no grau Alta Distinção, concedida pelo Superior Tribunal Militar (STM). A solenidade de outorga da condecoração aconteceu no Clube do Exército, em Brasília (DF), como parte das comemorações dos 215 anos da Justiça Militar da União (JMU), e contou com a presença do ministro-presidente do STM, tenente-brigadeiro do Ar, Francisco Joseli Parente Camelo, que é o chanceler da Ordem.A tradicional Ordem do Mérito Judiciário Militar foi criada em 1957 e destina-se a homenagear pessoas e instituições, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, por meio da concessão de insígnias nos seguintes graus: Grã-Cruz, Alta Distinção, Distinção e Bons Serviços.

VERGONHA

Michelle gastando na Prada depois de pedir ajuda por morar de aluguel

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira (16/3), que "não deve nada a ninguém". A declaração ocorreu após ter sido criticada na web por ter sido filmada em uma loja da Prada, uma das maiores marcas de luxo do mundo, em Orlando, na Flórida.

No vídeo em questão, a mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece ao lado do maquiador Augustin Fernandez, olhando produtos da grife de luxo italiana conhecida por produzir bolsas, roupas e calçados de alto valor. Por meio das redes sociais, Michelle alegou ainda ter "vida própria e independência financeira". Disse isso, mas dias antes andou pedindo vaquinha para adotar cães, justificando que mora em casa alugada.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes