Ir para o conteúdo

Dito & Feito: Avô da capivara Filó é predador voraz e um dos “produtores” da fumaça que sufocou Manaus

Elmar Cavalcante Tupinambá, avô de Agenor Tupinambá, foi multado por destruir ou danificar mais de 240 hectares de floresta nativa

Charge de Mário Adolfo

Boa parte da fumaça que encobriu Manaus durante a a maior estiagem da história do Amazonas, vem do município de Autazes ( a 112 quilômetros de Manaus), uma das regiões mais desmatadas do estado.

E sabe quem está entre os maiores desmatadores do município? Ele mesmo: Elmar Cavalcante Tupinambá, avô de Agenor Tupinambá, o tiktoker pai da capivara Filó que viralizou nas redes sociais e dividiu as opiniões aos ser multado pelo Ibama por criar dentro de casa animais silvestres e postar vídeos fazendo cafuné na capivara.

O avô da Filó foi multado em fevereiro de 2022 pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM)  por destruir ou danificar mais de 240 hectares de floresta nativa às margens do Rio Paraná Madeirinha e do Lago Imbaúba. O valor das multas soma mais de R$ 1,2 milhão.

Predador voraz

Gente, o avô de Filó é  um predador voraz.

Sozinho o cabra foi responsável por 42% do desmatamento registrado no município nas duas últimas décadas, segundo os dados disponíveis nos sistemas de consulta pública do Ibama e do IPAAM.

Filó intimada

Agora uma coisa D&F garante, se intimarem Filó pra depor sobre as acusações de desmatamento e queimadas contra o seu avô,  a deputada Joana Darc  vai entrar em ação. De novo!

Reforma aprovada

Aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta terça-feira (7), a reforma tributária foi aprovada por 20 votos favoráveis. Foram somente 6 votos contrários.

*

O texto estabelece novas regras e modelo para o sistema tributário brasileiro

Enfim juntos!

Ao menos dessa vez a bancada do Amazonas no Senado votou coesa.

Os senadores Omar Aziz (PSD), Eduardo Braga (MDB)  Plínio Valério (PSDBI votaram  a favor das Reforma.


Vencemos a batalha

O governador Wilson Lima festejou a aprovação parcial que, por enquanto,  passou pela CCJ do Senado.

Mas ao mesmo tempo  alertou que algumas mudanças  ainda poderão ser feitas e por isso a bancada do Amazonas permanece atenta a esta movimentação.

— Isso é uma outra batalha, mas a gente está muito atento a essa movimentação. A reforma ainda vai para a Câmara e volta para o Senado. Mas, enfim, a gente tem saído vitoriosos dessas batalhas em defesa da Zona Franca.


Banda dos descontentes


Os senadores contrários ao texto foram principalmente os de oposição ao governo Lula (PT). Isto é, os mesmo de sempre.

Para eles, não interessa qual seja a matéria. Se for favor[avel ao governo Lula eles estão conta. Veja quem são eles:

*

Sérgio Moro (União Brasil-PR)- contra

Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) - contra

Flávio Bolsonaro (PL-RJ) – contra

Carlos Portinho (PL-RJ) - contra

Rogério Marinho (PL-RN) - contra

Eduardo Girão (Novo-CE) – contra

O aval de Lula

Relator da reforma, o  senador Eduardo Braga passou por uma verdadeira maratona para concluir o relatório.

Na noite desta segunda-feira, 6, às vésperas de levar o texto para votação na CCJ do Senado, o senador se reuniu com o presidente Lula (PT).

*

O encontro marcado às pressas e, inicialmente, fora da agenda do presidente começou às 19h30 e se estendeu por quase três horas.

A maratona de Braga

Para chegar a um texto de consenso e conseguir mais apoio do que rejeição à proposta, participou de cerca de 150 reuniões no seu gabinete.

*

Se considerados eventos públicos, foram dezenas de entrevistas pelos corredores do Congresso, nove audiências na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e duas no plenário.

1,3 mil pessoas no gabinete

Segundo o balanço feito pela sua assessoria, nesses 120 dias, sua equipe de gabinete recebeu cerca de 1,3 mil pessoas de diferentes setores e segmentos da sociedade que pediram para ajustar, tirar ou manter partes do texto.

Tudo azul

Já estão abertas as inscrições para  os funcionários da Assembleia Legislativa dispostos a fazer exames de próstata.

A consulta faz parte da à campanha “Novembro Azul”, que visa o combate ao câncer de próstata

*

O pacote inclui exame de sangue (PSA), de imagem USG (ultrassonografia), exame clínico e consulta disponibilizados sem custo aos servidores.

Perigo na aldeia

ANM (Agência Nacional de Mineração) tem em seu sistema 363 pedidos autorizados para exploração ou estudo dos recursos naturais dentro de terras indígenas (TIs) homologadas no Brasil.

Seria ilegal

A autorização em si não quer dizer que haja a exploração dentro dos territórios – o que seria ilegal –, mas evidencia brechas no sistema de controle oficial.

Vale quanto pesa

A Vale é a empresa com mais processos para exploração dentro de territórios indígenas. A também mineradora Belo Sun vem em segundo lugar.

Mexeram no zap errado

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) identificou que ao menos seis ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tiveram os perfis de WhatsApp “clonados” pelo grupo de estelionatários alvo de busca e apreensão em Recife (PE) e João Pessoa (PB), na manhã desta terça-feira (7/11).

Os alvos da mutreta

Até o momento, foram identificadas como vítimas do grupo criminoso, entre outras autoridades, os ministros:

Jucelino Filho (Ministério das Comunicações); Camilo Santana (Ministério da Educação); Renan Filho (Ministério dos Transportes); Rui Costa (Casa Civil); Luiz Marinho (Ministério do Trabalho); Carlos Lupi (Ministério da Previdência Social).

Alto escalão

A Operação Alto Escalão foi deflagrada por agentes da 5ª Delegacia de Polícia (Área Central).

Segundo a investigação, a quadrilha enganava as vítimas se passando por autoridades do primeiro escalão do Executivo federal clonando perfis de WhatsApp.

*

Além de utilizar suas imagens, nomes e informações colhidas em fontes abertas.

ÚLTIMA HORA

FesPIM – Aberta em Brasilia Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus

Foi aberta nesta  nesta terça-feira (7) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento, que vai até a quinta-feira (9), em Brasília,  a 2ª  FesPIM (Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus).

de acordo com o superintendente da autarquia, Bosco Saraiva, o objetivo de promover a sustentabilidade na região alinhada à tecnologia. "A feira irá abordar práticas sustentáveis, soluções inovadoras e tecnológicas para a preservação da floresta em pé", disse o superintendente.

Durante a exposição, mais  de 30 estandes estarão à disposição do público, apresentando produtos e inovações vinculados ao Polo Industrial de Manaus. Entre os temas a serem debatidos, estão a Zona Franca de Manaus como modelo de proteção da Amazônia, a relação entre a Amazônia e a Bioeconomia, as estratégias para a Zona Franca em 2073, a importância da Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia, e a Universalização Energética da região.

*

Com a FesPIm, a Suframa expande a importância do do modelo econômico para a Região Norte, sobretudo a relevância da autarquia para os estados do Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e Amapá. Isso tudo amparado pelo conceito de sustentabilidade onde a preservação da natureza permanece presente ao longo dos 56 anos do Polo Industrial de Manaus (PIM).

ORGULHO

Senador Omar Aziz: Título de Cidadão do Distrito Federal

O senador Omar Aziz (PSD-AM) recebe nesta quarta-feira (8), na  Câmara Legislativa do Distrito Federal, o título de Cidadão Honorário de Brasília ao senador Omar Aziz (PSD/AM). A propositura, de autoria dos deputados Robério Negreiros (PSD) e Jorge Vianna (PSD), foi aprovada no dia 28 de agosto.

O projeto é um reconhecimento do Distrito Federal ao trabalho do senador como relator do arcabouço fiscal no Senado. Com isso, Aziz evitou que as regras do arcabouço tirassem de Brasília uma verba de R$ 87 bilhões, em dez anos. Pela proposta do governo, o Distrito Federal poderia perder o seu Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).

— É uma honra muito grande pra mim. Eu não fiz nada de mais para Cidadão. Eu fiz foi justiça com Brasília.  Brasília não poderia ficar  sem o Fundo Constitucional garantido para a sobrevivência da população. Nem todo mudo aqui que ora em Brasília tem o poder aquisitivo para não precisar desse dinheiro tem para viver sem, esse dinheiro ela  –, disse o senador ao discursa nesta terça-feira.

VERGONHA

Padre Júlio Lancellotti: O povo palestino não é Hamas e o Hamas não é o povo palestino

Acostumado a receber críticas de setores conservadores por causa de sua militância social, o padre Julio Lancellotti conta que pediu força divina para concluir, no último domingo (5), a missa que celebrava na paróquia São Miguel Arcanjo, na zona leste de São Paulo.

— Fui bombardeado de todos os lados, principalmente por católicos, católicos muito religiosos, muito ortodoxos, muito fidelíssimos à ortodoxia da igreja, que não são capazes de refletir que o povo palestino não é Hamas e o Hamas não é o povo palestino“, afirmou o coordenador da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo.

Padre Julio, como é mais conhecido, virou alvo de ataques no fim de semana depois que participou de um ato pró-Palestina na capital paulista. Com microfone em punho, chamou Israel de Estado “assassino” e “covarde” pelos bombardeios que resultaram na morte de mais de 10 mil pessoas na Faixa de Gaza.

— Nem todos os judeus e nem todos os israelitas comungam e apoiam esse governo assassino, esse governo que mata e que destrói o povo palestino –, afirmou na ocasião.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes