Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Até o New York Times exalta nosso tacacá na frente do Teatro Amazonas; e você?

Jornal americano aponta que tomar o tacacá no Largo de São Sebastião é programa imperdível

O parque nacional dos Lençóis Maranhenses, no Nordeste, e a cidade de Manaus, na região Norte, são os dois destinos brasileiros que aparecem em lista do jornal The New York Times com as 52 melhores localidades para conhecer em 2023. A lista é encabeçada por Londres.

O jornal americano descreve Lençóis, que aparece na 11ª posição, como "o antídoto contra a sensação claustrofóbica da era Covid —uma passagem lunar vasta onde se pode vagar livremente". Diz ainda que quem visita o local se sente "vagamente no planeta Terra" entre suas dunas de areia impecavelmente brancas e lagoas azuis preenchidas por água da chuva. Já quando fala da capital amazonense, que figura em 41º lugar, o New York Times se derrama sobre a sua culinária. "Restaurantes estrelados de São Paulo usam ingredientes amazônicos para parecerem exóticos, mas em Manais pode-se saborear cabaças fumegantes de tacacá em barracas na frente do Teatro Amazonas."

Manaus na lista

A lista do New York Times traz, logo depois de Londres no primeiro lugar, os seguintes destinos em seu ranking: Morioka (Japão), Monument Valley (EUA), Kilmartin Glen (Escócia), Auckland (Nova Zelândia), Palm Springs (EUA), Kangaroo Island (Austrália), Vale do rio Vjosa (Albânia), Accra (Gana) e Tromso (Noruega).

*

Não há outros destinos brasileiros na lista além de Lençóis Maranhenses e de Manaus.

Ibaneis joga ...

O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), prestou depoimento voluntariamente à Polícia Federal (PF), nesta sexta-feira (13), por volta das 11h. Ele se eximiu de qualquer participação nas manifestações radicais, no Distrito Federal, no último domingo (8).

...Exército no fogo!

Ibaneis atribuiu culpa aos eventos ao Exército, ao ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, e ao governo Lula (PT) pelos atos extremistas.

De acordo com a CNN, Ibaneis relatou que teria determinado a retirada do acampamento dos manifestantes, em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, no dia 29 de dezembro.

*

Mas, segundo o governador do DF,  o Exército teria obstruído essa operação.

A cara não treme?

Capitaneado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP), deputado bolsonarista Alberto Neto (PL-AM), partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, está cobrando a garantia de direitos humanos aos presos nos atos golpistas de domingo (8/1).

O bolsonarista Alberto Neto participou de manifestações golpistas

A cara não treme 2

O pedido conta com a assinatura de 19 parlamentares – entre eles o amazonense de extrema-direita – , incluindo deputados eleitos em 2022 e que ainda não tomaram posse.

*

Todos os parlamentares bolsominions já acionaram a Defensoria Pública da União para cobrar a garantia de direitos humanos aos presos nos atos golpistas de domingo (8/1).

Cadeia não é hotel

No ofício, datado desta segunda-feira (9/1), o grupo afirma ter recebido denúncias de que os bolsonaristas presos pelos ataques aos Três Poderes estariam sofrendo com condições “indignas”, privados de água, comida e alojamento.

Perguntar não ofende

Ah, se a prisão é “indigna” será que Alberto Neto  acha que destruir o patrimônio  da Nação e obras de arte – um crime contra a humanidade – , é um “ato digno”?

Visto confiscado

A vida dos mais de 2.000 criminosos baderneiros bolsonaristas que foram presos durante a esculhambação terrorista do último domingo na Praça dos Três Poderes ficará muito difícil caso desejem fugir do Brasil.

*

Os consulados de países como Estados Unidos, Canadá, Índia e México, além de todas as nações europeias da Eurozona signatárias do Tratado Schengen, receberão cópias dos fichamentos policiais promovidos na esteira da reação à balbúrdia terrorista.

Crime de terrorismo

A massa de manobra utilizada nos ataques aos palácios dos Três Poderes da República, e as empresas e os empresários que estão sendo investigados pelos crimes, são acusados pelo Estado de crime de terrorismo.

Vistos cassados

A simples investigação da participação de qualquer indivíduo em atos de terrorismo é suficiente para provocar a imediata rejeição de pedidos de visto de entrada nesses países – notadamente EUA e Canadá.

*

E, dependendo da gravidade do indiciamento dos elementos, vistos já concedidos podem ser cassados e determinada a deportação dos brasileiros por ilegalidade flagrante.

Extradição já

Na tarde desta sexta-feira (13), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que aguardará até a próxima segunda-feira (16) para que Anderson Torres se entregue à Polícia Federal (PF).

Caso isso não aconteça, o governo dará início aos procedimentos para pedir a extradição do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-secretário de Segurança Pública do DF.

*

— Caso a apresentação não se confirme, por intermédio dos mecanismos internacionais, vamos deflagrar na próxima semana os procedimentos voltados à extradição, uma vez que há ordem de prisão –, afirmou o ministro.

PVC quase fora da Globo

O jornalista esportivo PVC deve deixar a Globo, onde trabalha desde 2020.

Paulo Vinícius Coelho está sendo alvo de uma oferta tentadora, quase que irrecusável, da Paramount, que irá exibir a Libertadores.

O maior

As especulações apontam que conversas estão em andamento entre as partes.

Mas o eventual acerto, por enquanto, se encontra pendente.

PVC é considerado no meio esportivo como “um dos maiores comentaristas do Brasil na atualidade”.

Democracia agoniza

O Papa Francisco não silenciou diante da tentativa de golpe no Brasil, no último fim de semana. Para Sua Santidade, os atos terroristas contra o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) no domingo em Brasília, no Brasil são prova do "enfraquecimento da democracia" no planeta, mencionando.

*

Em comentários que não haviam sido antecipados para a imprensa, o Pontífice argentino disse que está "pensando no Brasil" frente ao atentado dos bolsonaristas radicais.

Faltou pra Manaus

Bolsonaro mantinha cilindro de oxigênio em seu quarto, no Alvorada

Do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao chegar no Palácio do Alvorada e encontrar dois tubos de oxigênio, grandes.

— Se foi ele que utilizou, por que não conta? Qual é o problema? Faltou para Manaus oxigênio, mas na casa dele tinha!

ÚLTIMA HORA

“ESSA SENHORA PARECE QUE TEM UM FETICHE COMIGO”

“Engavetador da República” ataca MÍriam Leitão com fala sexista e machista - Chgarge publicada pelo Metrópoles

Que o  procurador-geral da República, Augusto Aras, é “engavetador da República”, todo mundo sabe. O que ninguém savbia é que o capacho de Bolsonaro era misógino e machista. Numa fala sexista  durante entrevista ao programa Fato&Opinião, da BNews TV, Aras atacou a colunista Míriam Leitão, da Globo. O assunto começou quando os apresentadores citaram um texto de Míriam, onde ela apresentava um ofício emitido pela Procuradoria-Geral da República (PGR). No domingo, 8, dia das invasões terroristas em Brasília (DF), a jornalista relembrou, em sua coluna no O Globo, um ofício assinado pela PGR, em novembro de 2022, que acabou com os grupos das procuradorias que atuavam contra os atos antidemocráticos. O procurador-geral não só rebateu Míriam, como atacou pessoalmente a jornalista.

— Essa senhora parece que tem um fetiche comigo, talvez porque eu não tenha atendido às matérias seletivas para ela e à família dela. Essa senhora foi cortada da seletividade que tinha na Operação Lava Jato. E, provavelmente, o jornal dela ganhou mais dinheiro do que com a novela das 8 –, alfinetou Aras.

*

Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou uma nota de repúdio nesta terça-feira aos ataques do procurador-geral da República, Augusto Aras, à jornalista e colunista de O Globo Míriam Leitão. No comunicado, a instituição afirmou que as ofensas são ainda mais graves "quando partem de uma autoridade que deveria zelar pela proteção legal à imprensa". O caráter ofensivo das manifestações se torna ainda mais grave quando partem de uma autoridade que deveria zelar pela proteção legal à imprensa e, ao mesmo tempo, defender o respeito às mulheres jornalistas, que têm sido as mais agredidas no Brasil nos últimos anos.

ORGULHO

Peritos avaliam a obra de Di Cavalcanti, vandalizada durante atos terroristas

É quase certo dizer que a maioria dos  terroristas bolsonaristas que invadiram as sedes dos Três Poderes não tenham conhecimento  e nem cultura para saber a dimensão do que estava destruindo. Se soubesse, saberiam que cometeram um crime contra a humanidade. Uma semana  depois dos protestos antidemocráticos de Brasília, uma notícia encheu o país de esperança. A maioria das obras de artes danificadas pelos manifestantes será restaurada nos próximos meses. A informação foi divulgada pelo Ministério da Cultura, que solicitou a restauração para servidores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A ministra Margareth Menezes confirmou as restaurações na conta dela do Twitter e prometeu atualizar sobre o andamento do projeto. A ministra da cultura Margareth Menezes garantiu que todos os danos serão avaliados, assim como os culpados, que serão investigados, punidos e terão que pagar do próprio bolso pelos prejuízos causados.

— A dilapidação do patrimônio público e da consciência livre do nosso povo não será tolerada. Os culpados serão identificados e rigorosamente punidos na forma da lei”, postou a ministra no Twitter.

VERGONHA

Chefe do Gabinete do Ódio e um dos maiores entusiastas do golpe no clã, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) reagiu com ironia ao plano de um golpe de estado que seria dado pelo pai, Jair Bolsonaro (PL), evidenciado após o encontro de uma minuta na residência do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, que previa a instauração do Estado de Defesa.

Em seu canal no Telegram, Carlos Bolsonaro destilou ironia ao comentar o decreto ensaiado pelo pai para dar o golpe de Estado. "Acho que só no Brasil um golpe tem que ser aprovado por Conselho, publicado em DOU e votado pelo Congresso", escreveu o filho 02 de Bolsonaro. É um despreparado que não sabe que, apesar de depender da aprovação posterior do Congresso, o próprio decreto prevê que entraria em vigor assim que assinado pelo ex-presidente. Mas é verdade, só no Brasil um imbecil fascista como ele defende ganhar eleição às custas de golpe e de atos terroristas.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes