Ir para o conteúdo

Dito & Feito - As gracinhas do “véio da Havan”na CPI da Covid

Após chegar à CPI com Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), senadores bolsonaristas e uma hora de advogados, Luciano Hang, o véio da Havan, conseguiu o que queria: suspendeu a sessão após ironizar senadores e mostrar duas plaquinhas onde se lia: “não me deixam falar” e “liberdade de expressão”.

Hang mostrou as plaquinhas após o senador Rogério Carvalho (PT-SE) pedir que um dos advogados de Hang deixasse a sala por desacato. Hang também provocou Carvalho fazendo sinal para o petista falar mais baixo.

Tão “bonzinho”

Em sua fala inicial, o véio da Havan disse que não é “negacionista” e que sempre defendeu a vacinação.

O empresário afirmou ter doado 200 cilindros de oxigênio e outros insumos para pacientes no estado do Amazonas.

Cartão vermelho

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD), sempre demonstrou durante a condução da CPI da Covid que paciência tem limite.

Depois de uma série de “gracinhas” do empresário Luciano Hang e da interferência ostensiva de seus advogados, expulsou um deles.

O advogado havia batido boca com o senador petista Rogério Carvalho.

No olho do “01”

Omar Aziz e Flávio Bolsonaro bateram de frente: "O Terra enganou teu pai!"

Omar Aziz  também  discutiu com o filho “01” do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ).

O arranca rabo começou depois que Hang foi questionado sobre as previsões de morte por COVID feitas pelo médico bolsonarista.

—  Terra é um fanfarrão. O senhor é um dos maiores disseminadores de fake-news, não tem capacidade para falar sobre isso (óbitos por COVID). Nem o senhor, nem Osmar Terra.

“Enganaram teu pai”

Em seguida, o senador Flávio Bolsonaro interrompeu Aziz. Não é possível escutar o que o filho do presidente diz, mas Aziz o interrompeu aos gritos.

— Osmar Terra é um fanfarrão! Ele enganou teu pai. Enganou teu pai! Ele disse para teu pai que ia morrer 600 pessoas. Ele enganou ele! –, grita.

Acre, uma tragédia ambiental

Por mais de 20 anos o Acre exerceu certo protagonismo na preservação de sua cobertura florestal.

Mas,  hoje,  é referência naquilo que há de pior em termos de política ambiental por conta do desmonte das políticas de proteção do meio ambiente promovida pelo governo Bolsonaro.

O desastre Cameli

No entanto, isso  não pode ser atribuído apenas ao governo federal. O governador do estado, Gladson Cameli, também tem responsabilidade sobre esta tragédia ambiental.

Ao assumir o governo do Acre, em janeiro de 2019 ele  destruiu todo o arcabouço institucional de proteção da Amazônia construído durante as duas décadas de governos do PT.

Florestania destruída

A  política gestada durante o chamado governo da floresta de Jorge Viana (1999-2006), conhecida como florestania, passou a ser o inimigo público número um de Gladson Cameli.

Na visão dele, a florestania era responsável por colocar o Acre na miséria, apontando o agronegócio como solução mágica.

A biruta virou

O Amazonas deve enfrentar mais um problema: o corte de 10% das alíquotas do Imposto de Importação (II), o que afetaria diretamente a Zona Franca de Manaus.

É o que alerta o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), que repudiou, nesta quarta-feira(29), a postura do Governo Federal em meio à crise econômica.

—A biruta virou. Dada à instabilidade política que o país vive, o negacionismo do presidente da República e a falta de controle do ministro Paulo Guedes, no que diz respeito à economia, o que estamos assistindo são as contas de energia explodindo, agora, com a bandeira vermelha e bandeira de escassez híbrida. Isso jogou todas as contas lá para cima ם, cutucou o líder do PSB.

Desemprego à vista

Serafim avalia que a intenção do Ministro da Economia, Paulo Guedes, em cortar 10% das alíquotas do II, impactaria diretamente da perda de milhares de empregos no Polo Industrial de Manaus (PIM).

— Isso representa o golpe fatal no PIM, porque na hora que diminuir 10%, os preços daquilo que é produzido na Zona Franca de Manaus perderão competitividade diante dos importados.

Filme triste

Economista, Sarafa garante que já viu esse filme.

—  O que nós vamos ver é aquele mesmo quadro de 1990, quando milhares de trabalhadores do Distrito Industrial foram mandados embora quando centenas de empresas quebraram e fecharam. Meu repúdio à política econômica do governo, completamente equivocada. O que temos é uma instabilidade.

Incentivo à aviação

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados deu um importante passo para viabilizar o incentivo do uso de combustível sustentável por parte das empresas aéreas brasileiras.

O CCJ aprovou o Projeto de Lei 9321/17, do Senado, que cria o Programa Nacional de Bioquerosene.

Mais fácil voar

Ao apresentar a matéria, o autor, senador Eduardo Braga (MDB-AM), esclareceu que, além de incentivar a aviação brasileira e da sua contribuição à sustentabilidade ambiental, a proposta dará a possibilidade de expandir a aviação regional e reduzir o valor das passagens aéreas.

Principalmente nos trechos que ligam as cidades do interior da Amazônia, tornando viável a interiorização do transporte aéreo no Brasil.

Arthur vai à luta

Com a desistência de Tasso, Arthur está no páreo com Leite e Dória

Confirmado candidato às prévias do PSDB, que indicará o candidato do partido à presidência da República, o presidente do PSDB-AM, Arthur Virgílio, intensificou sua campanha junto aos filiados e em suas redes sociais.

Amazônia e Zona Franca

Entre as propostas estão a unificação e o fortalecimento do partido, a defesa da democracia, a defesa da Amazônia e da Zona Franca, com a proposta de um Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável para a região mais estratégica do país.

— É a primeira vez que um amazonense está disputando a prerrogativa de ser candidato à presidência da República e eu pretendo fazer um papel bonito. Tenho muito orgulho de estar entre os, agora, três candidatos às prévias partidárias –, destacou Virgílio.

Entre Arthur,  Dória e Leite

Diante da desistência do senador do Ceará, Tasso Jereissati, a  disputa será entre Virgílio e os governadores de São Paulo e Rio Grande do Sul, João Doria e Eduardo Leite, respectivamente.

Streap tease na Câmara

O vereador Luan Varnier, do MDB de Urussanga, tirou a gravata e o paletó ao discursar em sessão na Câmara na noite desta terça-feira (28).

O gesto foi uma demonstração de indignação contra a reprovação da Comissão Processante que investigaria o prefeito afastado Luís Gustavo Cancelier, do PP.

X

No discurso, Varnier fala do pedido para a instalação da Comissão, cita os vereadores que votaram contra e acusa a assessoria jurídica da Câmara de ter consultado um advogado ligado ao prefeito para emitir parecer.

ÚLTIMA HORA

GREVE – Caminhoneiros se voltam contra Bolsonaro

A sequência de aumentos no preço do diesel fez a categoria dos caminhoneiros cogitar entrar em greve para forçar o governo a baratear o combustível. Novo reajuste foi anunciado ontem. Presidente do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC), Plinio Dias diz que o assunto vai ser tratado na próxima reunião das lideranças da categoria, que será realizada no dia 16 de outubro, no Rio de Janeiro.

— Tem vários motoristas querendo parar, mas tudo vai depender desse encontro no Rio –, afirmou Dias. "Nossa intenção não é essa e sim sentar e dialogar pra todos saírem com ótimas condições de trabalho, sem ter que paralisar nosso país".

Assim como várias outras que representam os motoristas de caminhão, a entidade de Plinio Dias não apoiou a mobilização de caminhoneiros convocada no dia 7 de setembro, em apoio ao presidente Bolsonaro. Para ele, o movimento, que criou barricadas em estradas de vários estados, foi obra de profissionais ligados ao agronegócio e não de caminhoneiros autônomos.

ORGULHO

Um problema de matemática que estava sem solução há anos, foi resolvido por um detento autodidata. Mais que isso: depois disso, ele encontrou sua missão! Christopher Havens, de 40 anos, está preso há 9 anos por assassinato. Nesse tempo, ele se dedicou a aprender matemática dentro da cadeia e tem obtido grandes resultados. Ele frequenta a biblioteca do presídio e descobriu que pode ajudar, inclusive, na formação de outros detentos. Exatamente o que tem feito. A administração da casa de detenção informou que tudo o que Christopher aprendeu foi depois da prisão.

VERGONHA

Vão mexer com a  paixão nacional. E aí a casa vai desabar de vez. Por conta da crise, a  cerveja ficará mais cara. A Ambev, dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois, aumentou o preço de seus produtos e já repassou o reajuste a lojistas e distribuidores. Os novos valores entram em vigor a partir de sexta-feira. A empresa não deu detalhe sobre os novos preços, limitando-se a dizer que vão variar "de acordo com as regiões, marca, canal de venda e embalagem". A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), avalia que o reajuste para o consumidor fique em torno de 10%. Cerca de 37% dos bares e restaurantes do país estão com prejuízo. Em São Paulo, essa porcentagem é de 50%.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes