Ir para o conteúdo

O número de mortos pelo novo coronavírus chinês subiu para 132 e o de casos confirmados no país chegou a 5.974. Diante do quadro grave, a Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou para esta quinta-feira 30, o comitê de emergência sobre o coronavírus que apareceu na China, a fim de determinar se a epidemia constitui ou não um alerta internacional. O Brasil já registrou nove casos suspeitos de coronavírus em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Ministério da Saúde já recebeu 33 notificações de municípios, sendo que nenhum caso foi confirmado ainda. E Manaus, como está se preparando para enfrentar essa ameaça mundial?

Estamos preparados

De acordo com o prefeito Arthur Virgílio (PSDB), a cidade já deu início, nesta quarta-feira, 29/1, ao plano de ação para o possível enfrentamento do novo Coronavírus.

— Estamos em alerta e as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão prontas para enfrentar, se necessário, mais essa batalha.

Plantão nas UBSs

Atualmente a prefeitura conta 23 UBSs de referência para o tratamento das Síndromes Gripais.

E também vai mapear, entre essas unidades, em quais serão estrategicamente centralizados os atendimentos ao novo vírus.

Alerta nos aeroportos

A Semsa também tem colaborado com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ficar alerta nos aeroportos.

A agência reforçou a atenção para casos suspeitos de coronavírus em portos e aeroportos.

Em em especial nos que recebem passageiros procedentes da China, local onde foram registradas as primeiras ocorrências do vírus.

Babaquice sem limites

O deputado federa Marcelo Ramos (PR-AM) postou um vídeo para desmentir o que ele chamou de “meme”, com a informação de que ele teria sido vaiado e expulso por frequentadores da churrascaria Gaúcho’s.

—   Moçada, eu estou aqui em Brasília voltando pra Manaus, mas resolvi gravar esse vídeo só porque a babaquice não em limites.

Faz-me rir!

No vídeo Ramos diz que havia acabado de receber o meme que os “otários andam distribuindo dizendo que fui vaiado e expulso da Gaúcho’s.

— He he he, só rindo desses babacas que me divertem.

Nunca serão

Marcelo disse que a última vez que esteve na churrascaria foi recebido, como sempre sou em todos os cantos de Manaus, com muito carinho dos funcionários e de todas as pessoas.

— Então, aos babacas: vocês nunca serão. Um abraço! – disse o parlamentar.

Posted by Marcelo Ramos on Monday, January 27, 2020

Coisa do Menezes”

Marcelo Ramos  nem tocou no assunto, mas gente influente entre seus apoiadores garante que “isso é coisa dos minions amigos do Menezes”.

Uma referência ao superintendente da Suframa, Coronel Alfredo Menezes, que vem travando um feroz combate com o deputado.

Abenção do bispo

Sob as bênçãos de Dom Sérgio Castriani, ex-arfcebispo de Manaus, o deputado federal José Ricardo faz nesta quinta-eira, 30, uma prestação contas do seu 1° ano de mandato.

Dá-lhe, Zé!

Zé 13 aproveita para adiantar as  ações que pretende abraçar em  2020, entre elas, uma possível candidatura a prefeito de Manaus.

No mesmo evento, o deputado lança seu livro com uma coletânea de artigos publicados na imprensa de Manaus.

Paga e não bufa

A nova administração do  Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) não está para brincadeira.

Multou em  R$ 1 milhão uma usina de reciclagem por emissão atmosférica de gases tóxicos.

Usina poluidora

A usina foi autuada, nesta quarta-feira (29/01), devido ao incêndio ocorrido pela manhã na sede da empresa, localizada na avenida Colantino Aleixo, no Puraquequara, zona leste de Manaus.

— Havia emissão atmosférica de gases tóxicos oriundos dos materiais que estavam lá em incineração –, denunciou o  gerente de fiscalização do Ipaam, Hermógenes Rabelo.

Carga pesada

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

proibiu o tráfego de veículos de passeio e de cargas com peso superior a 23 toneladas, no Km-831 da BR-317, na entre a divisa do Pará com o Amazonas.

Rota de perigo

De acordo com a Portaria nº 340, de 21 de janeiro de 2020,  estudos técnicos realizados pelo setor de engenharia do órgão, a rodovia por ser de revestimento primário. Isto é, o pavimento está em leito natural e as  pontes em sua maioria são de madeiras e não possuem mais a capacidade de suportar veículos pesados.

Perguntar não ofende

E porque isso não foi percebido isso no processo  licitatório  para a construção da estrada e das pontes?

Por que autorizou?

Afinal, antes de iniciar construções próximas às pistas da BR-101 Sul, é necessário consultar o Dnit para ter conhecimento da extensão das faixas de Domínio e Não Edificante da rodovia.

Ou seja, é preciso  saber onde há terreno em condições de receber alguma construção e se há segurança naquele local.

Câmara transparente

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) avançou na questão da transparência.

Saltou do  49ª para a primeira posição, no ranking de transparência entre todas as 62 câmaras de vereadores dos municípios do estado.

A Casa saiu de uma situação crítica de 12,05% em 2018, para 70,6% no ano passado, o que corresponde a quase nove meses de avanço,

Quem garante

Os números são do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) e correspondem ao exercício de 2019, primeiro ano de gestão do atual presidente do poder legislativo, Joelson Silva (PSDB).

E dá-lhe Joelson!

E é claro que Joelson agra está com tudo e não está prosa.

— Isso é reflexo e fruto do trabalho em conjunto dos servidores. Queremos uma Câmara mais transparente e mais próxima do povo", destacou Joelson Silva – disse o presidente.

Damares hostilizada

A ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, foi alvo de protestos na 14ª Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe, que acontece no Chile.

De costas

A ministra discursava sobre o combate à violência contra a mulher no Brasil, quando um grupo se levantou e ficou de costas para a ministra, que continuou seu discurso.

O evento acontece na sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), em Santiago.

Abstinência sexual

Como se sabe, Damares Alves vem  defendendo a proposta da pasta de incentivo à abstinência sexual como política pública para combater a gravidez precoce e a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

EM ALTA

O exemplo é comovente: No meio da destruição e da tristeza, moradores de Sabará, uma das áreas atingidas pela chuva forte em Minas Gerais, encontram força na alegria para arregaçar as mangas e limpar a lama que invadiu casas da região. Em um vídeo postado no Instagram esta semana, várias pessoas aparecem cantando alto e dançando – com uma animação de impressionar – enquanto tiram a sujeira. Espetacular exemplo e força e resiliência.

EM BAIXA

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, cometeu um erro de português nesta quarta-feira (8) ao escrever em uma rede social que um fato era "imprecionante". Ele redigiu a palavra impressionante de maneira incorreta ao enviar uma mensagem ao deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Esta não é a primeira vez que Weintraub comete esse tipo de erro. Ele já escreveu, por exemplo, "paralização" e "suspenção". As palavras corretas são paralisação e suspensão.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes