Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Apesar dos pesares, Wilson Lima está cada vez mais fiel a Bolsonaro

O governador Wilson Lima (UB) continua fiel ao presidente, candidato à reeleição, dizendo que vai montar o maior palanque para ele no Amazonas

Apesar de todos os decretos que Jair Bolsonaro, na calada da noite, assinou contra a Zona Franca de Manaus o governador Wilson Lima (UB) continua fiel ao presidente, candidato à reeleição, dizendo que vai montar o maior palanque para ele  no Amazonas.

A confirmação foi feita durante entrevista à CBN Amazônia, na  manhã desta segunda-feira(22), onde Lima continuou  defendendo Jair com unhas e dentes e fazendo declarações firmes na defesa do mandatário, fazendo vista grossa para os decretos contra a Zona

Franca de Manaus, para a  falta de oxigênio na crise da pandemia; para  a indiferença em relação ao desmatamento da floresta Amazônica; à invasão de garimpeiros em terras indígenas,  à demora na licença para o asfaltamento da BR-319,   promessa de campanha  em 2018 que só saiu agora no finalzinho do governo.

Perguntado sobre o tratamento que Bolsonaro dá à Zona Franca de Manaus, Wilson tratou logo de blindar o presidente e debitar tudo na conta de Paulo Guedes:

— Bolsonaro não trata de questões econômicas. Ele joga tudo para o Paulo Guedes. Mas eu não tenho nenhum constrangimento em externar minha insatisfação com o a equipe econômica do governo. E ele tem sido muito ruim com o Amazonas – respondeu o governador.

BR-319 “até que foi rápida”

Perguntado se não questionava nem mesmo a demora na licença para a pavimentação da BR-319, Wilson respondeu que, para quem esperou 40 anos, “até que foi muito rápido”.

— É um avanço histórico. Esta foi a maior sinalização e a mais positiva para a BR-319, não conhecemos outra -, respondeu o governador.

Otimismo

Wilson Lima demonstra não ter nenhuma dúvida em reação ‘a sua reeleição e à de Jair Bolsonaro.

— E se o Lula ganhar, o senhor vai negociar ? –, cutucou o radialista.

— Isso aí  a gente deixa lá pra a frente, mas tenho certeza que o presidente Bolsonaro vai vencer as eleições –, garantiu.

Agora vai!

E como na sua visão ele e Bolsonaro devem vencer as eleições, o governador ele acredita que a BR-319 vai estar pronta em 2023. Simples assim.

Outra do Chico

Chico da Silva emplaca mais um jingle de campanha

É de autoria de Chico da Silva a marchinha de campanha do apresentador do Boi Garantido, Israel Paulain, candidato a deputado federal. A gravação foi feita pelo levantador de toadas, Sebastião  Jr,

*

Em dos trechos o jingle de campanha diz que  a “o povo, Amazonino e unidos pelo amor numa causa gloriosa...”

Roda do destino

Para quem não lembra Chico da Silva também é  o autor de um dos jingles de maior sucesso da carreira política de Amazonino Mendes, quando o então prefeito deixou o cargo de  o cargo para se candidatar a governador, em 1986.

*

“Deixa girar a roda do destino/ sei que vais voltar/ até breve Amazonino...”

Marina defende Lula

Evangélica da Assembleia de Deus e candidata a deputada federal por São Paulo, Marina Silva (Rede) criticou as fake news divulgadas por aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) – como o deputado federal e pastor Marcos Feliciano (PL-SP) –, de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fechará igrejas caso seja o vencedor nas urnas nas eleições de outubro.

Manipulação perversa

Em entrevista ao site GGN, Marina destacou que Lula foi presidente do Brasil por dois mandatos e que durante os oito anos de governo "nunca fechou igrejas".

Para a ex-senadora, fazer uso da fé para interferir no resultado das eleições é algo "letal" para a democracia, pois "fé e política devem estar separadas".

*

— O Estado laico é uma benção para todos. Agora, nesse momento, você tem essa manipulação perversa que é péssima para a fé, é péssima para a política.

Shádia de volta

O prefeito de Manaus, David Almeida, oficializou, nesta segunda-feira, 22/8, o retorno de Shádia Fraxe à frente da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Fraxe deixou a titularidade da pasta em abril, por conta de uma eventual disputa nas eleições deste ano, o que não se concretizou.

E dá-lhe, Lula!

Pesquisa realizada por telefone pelo Instituto FSB, contratada pelo Banco BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira (22) hoje, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida à Presidência da República, com 45% das intenções de voto na pesquisa estimulada –, quando o entrevistado recebe uma lista prévia com os nomes dos candidatos.

Bolsonaro oscila

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, oscilou de 34%, na pesquisa BTG/FSB divulgada na segunda-feira (15), para 36% neste novo levantamento. Portanto, a variação ocorreu dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Ciro desaba, Simone empaca

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) flutuou negativamente, de 8% para 6%. Já a senadora Simone Tebet (MDB) variou de 2% para 3%. Considerando a margem de erro, os dois estão tecnicamente empatados.

Na lanterna com 1%

Já a  sindicalista Vera Lucia (PSTU) e o empresário Pablo Marçal (Pros) oscilaram um ponto para cima, de 0% para 1%. Levando em conta a margem, os dois empatam com Tebet, mas não com Ciro. Os demais candidatos não pontuaram.

Pode dar 1º Turno

Como Lula tem 45% das intenções de voto e a soma dos outros candidatos dá 47%, existe a possibilidade de o petista vencer no primeiro turno, considerando a margem de erro.

*

O ex-presidente pode variar de 43% a 47%, enquanto seus adversários, juntos, variam de 45% a 49%.

Pedalada

A Fundação Manaus Esporte (FME), com o apoio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e das federações de ciclismo, realiza nesta quinta-feira (25), o passeio de faixa liberada “Pedalando por Manaus”.

*

A “ pedalada” será em comemoração ao Dia Municipal do Ciclista. A programação inicia às 19h, com a concentração partindo do Teatro Amazonas em direção ao complexo turístico Ponta Negra.

Cabeça de Bolsonaro...

Com dois quilos e meio, uma réplica ultrarrealista da cabeça do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi usada como bola de futebol no começo da tarde deste domingo, dia 21, no Minhocão, o elevado Presidente João Goulart, em São Paulo.

Cabeça vira bola de futebol: Protesto contra o presidente Bolsonaro

...vira bola de futebol!

O evento, organizado pelo coletivo americano Indecline, foi uma mistura de performance e protesto contra o governante, que neste ano tenta reeleição. A  ação é parte do projeto "Freedom Kick", ou chute da liberdade

ÚLTIMA HORA

Trabalhador brasileiro teve reajuste salarial abaixo da inflação

Dos reajustes salariais registrados em julho deste ano, 47,3% tiveram ganhos abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses e medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). O cálculo é do Dieese que indicou, ainda, que em 20,8% dos casos, o índice foi igual ao da inflação. Somente 31,8% dos brasileiros que tiveram aumento salarial no período estudado observaram ganhos acima da inflação. Em relação à variação real média dos reajustes salariais de julho, isto é, a média simples das variações reais de cada reajuste na data-base, o saldo foi negativo. De acordo com o Dieese, essa média foi de -1,10%.

*

Quando levado em conta somente os reajustes abaixo da inflação, o percentual é ainda menor, -2,57%. Já nos casos em que houve ganhos acima do INPC, a variação de julho foi de 0,39%. O documento também mediu o percentual de reajuste necessário para “zerar a inflação”, que seria de 10,12%. O comércio foi o setor que teve o maior percentual de reajustes iguais ou acima da inflação (69,6%). Em segundo lugar aparece a indústria (65%). Já no setor de serviços a situação se inverte e mais da metade dos aumentos concedidos ficou abaixo da inflação (53,6%).

ORGULHO

Assembleia: Sessão em homenagem ao aniversário da lei Maria da Penha

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta segunda-feira (22), Sessão Especial em homenagem aos oito anos de existência da Lei nº 11.340 de 7 de agosto de 2006, conhecida como “Lei Maria da Penha”. A capitã Franciane de Oliveira, que comanda a Ronda Maria da Penha, avaliou a importância dos programas de combate à violência de gênero e afirmou ter a alegria de poder contar com os parlamentares amazonenses, através da Comissão da Mulher da Aleam.

— Nesses oito anos de serviços, atendemos mais de quatro mil mulheres, realizamos mais de 14 mil visitas de verificação de medidas protetivas, mas nosso melhor índice é saber que nenhuma das mulheres acompanhadas foi vítima de feminicídio”, afirmou.

VERGONHA

O humorista e candidato a deputado federal Pedro Manso (PL) está sendo acusado de ter feito comentários homofóbicos contra o ator Jesuíta Barbosa, o Jove de Pantanal. Manso se defendeu nas redes sociais lembrando que foi padrinho de um casamento lésbico. Tudo começou quando Pedro comentou, com a conta verificada dele, uma foto postada no site Notícias da TV em que Jesuíta aparece beijando Cícero Ibeiro, apontado como novo namorado do ator, numa praia do Rio de Janeiro. "O final dos tempos está chegando. Antigamente a gente correria atrás da mulherada e era difícil. Hoje em dia, os caras têm a mulher que eles querem, mas preferem eles serem as mulheres. Papel inverso. Eu não troco uma mulher por nada. Se Deus fez coisa melhor que a mulher tá com ele guardado!", disse, Manso levou tanto cacete nas redes  que  foi à própria conta do Facebook dar explicação aos fãs e ao eleitorado. Ele nega que seja homofóbico e explica que o comentário dele era "um simples comentário sem nenhuma maldade" e que ele tentou fazer foi uma piada.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes