Ir para o conteúdo

Dito & Feito: antecipando 2026, Eduardo Braga lança Lula à reeleição

Segundo o senador, o presidente lidera "o projeto de reconstrução de um projeto nacional"

Charge de Mário Adolfo

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) considera natural que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja o candidato para a reeleição em 2026, porque ele lidera "o projeto de reconstrução de um projeto nacional".

A afirmação foi feita na noite desta segunda feira, quando o senador amazonense foi entrevista nmo programa Roda Viva. da TV Cultuira:

— Lula é naturalmente candidato à reeleição. Ele lidera e capitania o projeto de reconstrução e, portanto, é natural (a candidatura). O nosso partido está no governo e também no apoio das bancadas do Senado e da Câmara", afirmou Braga, nesta segunda-feira (7/8), durante o programa Roda Viva, da TV Cultura.

Lula não esquece

Lula pode ter perdoado, mas não esquece que a bancada do Amazonas – á exceção de então senadora Vanessa Grazziotin – votou pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Inclusive Eduardo Braga, que foi ministro das Minas e Energia no governo de Lula.

Olhar para frente

Por isso, até hoje o líder do MDB é cobrado e criticado, até mesmo por Lula.

No entanto, Eduardo Braga afirmou que é "preciso olhar para o futuro", e, nesse sentido, o senador não vê problemas de a legenda compor chapa com Lula em 2026.

*

— É absolutamente legítimo que um partido como o MDB tenha pretenções de compor a chapa majoritária com o presidente Lula –, afirmou.

Ainda é cedo

Eduardo também evitou levantar a bola da ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) ou cogitar seu nome para ser a vice de Lula em 2026.

— Ainda é muito cedo para essa definição -, considerou o senador.

Eduardo Braga foi entrevistado no Roda Viva

Olho nas duas Casas

Para Eduardo, o MDB tem condições de voltar a presidir as duas Casas do Congresso Nacional.

— É natural que o MDB postule a presidência da Câmara e do Senado –, disse.

*

O senador afirmou que a disputa será acirrada e o partido já está negociando com outros senadores o aumento da bancada, de 11 parlamentares na Casa.

David no senado

O  prefeito  David Almeida teve, nesta terça-feira (8),  um encontro com o  presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e depois com o relator da Reforma Tributária, senador Eduardo Braga.

David integra a comitiva da Frente Nacional de Prefeitos, que se reuniu com o presidente da Casa.

Unificação de impostos

No encontro, os prefeitos apresentaram propostas para mudança do texto da reforma, que traz a unificação de dois tributos, o Imposto sobre Serviços (ISS), municipal, com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), estadual, formando o novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

*

—Na reunião com o presidente do Senado, sob a articulação do senador Omar Aziz, tivemos a garantia de que os municípios serão ouvidos. Temos propostas de mudanças –, disse o prefeito de Manaus.

Golpe de morte

De acordo com David,  da forma como está, médios e grandes municípios brasileiros – que representam 75% do PIB e 65% de toda a população brasileira – terão um golpe de morte com a descontinuidade de seus serviços.

*

— Vamos perder autonomia na administração e na gestão do nosso principal imposto, que é o ISS –, declarou o prefeito

Discurso engavetado

O ex-ministro das Comunicações, Fábio Faria, enviou no dia seguinte do segundo turno das eleições de 2022 uma versão do discurso de derrota para o então presidente Jair Bolsonaro (PL).

O texto, no entanto, nunca foi lido publicamente pelo ex-chefe do Executivo.

Faltou grandeza

Quase dois dias depois do pleito, Bolsonaro quebrou o silêncio, agradeceu aos eleitores, condenou bloqueios nas rodovias, mas não citou em nenhum momento o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

*

E o que é pior, não reconheceu ter perdido. O material foi revelado nesta terça-feira (8/8) pelo jornal O Globo.

Vai já doar, hein?

E por falar em Bozo, a Comissão Justiça e Paz de São Paulo inicia, nesta sexta-feira (11/8), uma campanha para pressionar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a doar parte dos R$ 17 milhões que recebeu em doações via Pix para crianças e adolescentes que ficaram órfãos durante a pandemia de Covid.

Isso é o que faria...

O ex-chefe do Executivo arrecadou mais de R$ 17 milhões depois de uma campanha para ajudar o ex-presidente a quitar multas com o estado de São Paulo por não usar máscara durante a pandemia.

...Se tivesse dignidade!

A ideia da entidade, criada pelo arcebispo dom Paulo Evaristo Arns em 1972, é que Bolsonaro transfira para esses grupos o que sobrar após o pagamento das multas.

Salvem o Mindu!

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) vem desenvolvendo um importante projeto para o meio ambiente: a revitalização do leito do igarapé do Mindu, maltratado durante anos pela própria comunidade que atira lixo em suas águas.

*

O projeto é financiado pelo Ministério das Cidades, do governo federal, com aporte repassado pela Caixa Econômica Federal.

Pau no mineiro

Os vereadores de Manaus saíram em defesa da Zona Franca, rebatendo falas preconceituosas do governador Romeu Zema, de Minas Gerais, que busca criar uma frente de “protagonismo” dos estados do Sul e Sudeste.

Brasil para ricos

O governador mineiro tornou a falar sobre a necessidade de união de estados do Sul e do Sudeste frente ao Norte e Nordeste do país para articulação política e participação na divisão de verbas da União.

Preconceituoso

Zema falou besteira e está levando cacete no Norte e no Nordeste.

Sua fala foi considera como declarações de teor preconceituoso e separatista.

Para o vereador Sassá da Construção Civil (PT), não se pode tratar com respeito uma fala que fere a manutenção da Zona Franca.

Mais respeito

Para Marcel Alexandre (Avante), o governador precisa conhecer a Amazônia e entender mais sobre o modal ZFM, que vem funcionando há anos e que além de gerar benefícios para o Amazonas, beneficia o país como um todo.

*

— Temos que ter o crédito por ser o Estado que mais preserva também. E além dessa preservação, somamos economicamente para o Brasil.

Xandão avisa!

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes afirmou, nesta segunda-feira (07), que “colocar em dúvida o funcionamento da urna eletrônica é colocar em dúvida a democracia brasileira”.

A declaração foi dada na sede da Escola Paulista de Magistratura (EPM), no centro de São Paulo, onde o ministro fez palestra.

Mauro Cid torrou joias

Mauro Cid vendeu joias árabes a preço de promoçao

A Polícia Federal (PF) encontrou, no armazenamento em nuvem do celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), gravações que mostram que ele também negociou e vendeu joias nos Estados Unidos (EUA) neste ano.

Queima de estoque

Mauro Cid teria realizado a negociação das joias durante o período em que esteve na Flórida, com o ex-presidente, no início do ano.

O ex-ajudante de ordens e Bolsonaro ficaram três meses no exterior, retornando ao Brasil em 30 de março.

ÚLTIMA HORA

30 anos de prisão para os golpistas do 8 de janeiro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou a condenação de 40 pessoas acusadas de participarem dos atos golpistas do 8 de janeiro que resultaram na invasão e depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes.

Pelos crimes previstos, as penas podem chegar a 30 anos de reclusão. São cinco crimes tipificados no Código Penal: associação criminosa armada; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência; e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima.

As petições detalham os fatos registrados no dia da invasão aos prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF a partir de provas reunidas durante quase oito meses de investigação.

ORGULHO

Onda “Barbiecore”: As Barbies da terceira idade se divertem no cinema

Nunca é tarde para embarcar na onda cor de rosa da Barbie que toma conta do mundo. Um grupo de idosas chamou a atenção ao ir ao cinema ver o novo filme da Barbie, entrando na onda “Barbiecore”, todas vestidas de rosa. As vovós viralizaram nas redes e viraram atração em um shopping de Salvador, na Bahia. As senhorinhas que entraram na personagem são alunas da Faculdade da Maturidade Graça Senna, um projeto da capital baiana que funciona há mais de 30 anos e promove atividades para pessoas a partir de 50 anos.

— Eu costumo dizer que sou uma bela adormecida acordando para a vida. Quando me aposentei, achei que a vida tinha acabado e meu dia se resumiu a cuidar da casa e dormir à tarde. Depois da faculdade, eu encontrei uma nova versão de mim –, disse Gilda Sampaio, de 70 anos.

VERGONHA

Nikolas: Deputado usou peruca na tribuna da Câmara para debochar de pessoas trans

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) perdeu uma ação no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e terá que excluir dez publicações de teor transfóbico de suas redes sociais. A decisão da juíza Priscila Faria, da 12ª Vara Cível de Brasília, diz que as postagens são “discurso de ódio” e geram “risco de aumento da violência”. Segundo o jornal “O Globo”, as publicações fazem referência ao discurso do deputado no Dia Internacional da Mulher, quando ele colocou uma peruca e se autodenominou “Nikole”. A ação foi movida pela Aliança Nacional LGBTI, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH), e pela deputada federal Erika Hilton (Psol).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes