Ir para o conteúdo

Dito & Feito: Amazonas é o 3º do Brasil com menos de dois médicos por mil habitantes

A média é de 1,36 médicos por mil habitantes, ficando atrás de Roraima (1,64) e Acre (1,41)

O governo federal pretende contratar 28 mil profissionais até o fim deste ano por processo seletivo em todo o país

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) propôs a ampliação da presença dos profissionais da saúde nas áreas remotas e vulneráveis da Amazônia.

Com o relançamento do programa Mais Médicos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT),  o líder do MDB no senado defende que é necessário buscar estratégias para que mais médicos passem a atuar de forma mais precisa  na região.

O senador também sugeriu que seja priorizada a atividade de médicos em áreas de vulnerabilidade da Amazônia Legal. Com o objetivo de incentivar os profissionais de saúde a trabalhar nesses locais, pelo prazo de 48 meses ininterruptos, Eduardo Braga indicou que seja pago a eles uma indenização 25% maior do que a que já será concedida aos que irão para as áreas de difícil fixação. Entre os estados, o Amazonas é o terceiro do Brasil com menos de dois médicos por mil habitantes. A média é de 1,36 médicos por mil habitantes, ficando atrás de Roraima (1,64) e Acre (1,41).

Lula resgata Mais Médicos

O governo federal pretende contratar 28 mil profissionais até o fim deste ano por processo seletivo em todo o país.

Paralisado há anos, o programa foi lançado em 2013 na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Emendas de Braga

Para tenta reverter o caos deixado pelo governo de Bolsonaro que acabou com o programa Mais Médicos,  o senador apresentou três emendas à Medida Provisória nº 1165, que cria a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, no âmbito do programa, publicada em 21 de março, no Diário Oficial da União (DOU).

Grandes desafios

Eduardo alerta que a Amazônia enfrenta grandes desafios quanto à estruturação do sistema público de saúde, devido às suas características geográficas, demográficas e urbanização recente, se comparada a outras regiões.

ZFM escapa fedendo

A proposta de reforma tributária apoiada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva prevê a manutenção do Simples e há um acordo político para manter também a Zona Franca de Manaus.

Foi o que garantia, nesta terça-feira (4), o diretor de Programa da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Rodrigo Orair.

Eliminação do IPI

Em evento do Bradesco BBI, Orair também disse que a proposta prevê ainda uma eliminação gradual do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Ele também afirmou que se forem incluídos benefícios para favorecer determinados setores, os demais teriam de ter suas alíquotas elevadas para compensar.

Militares no garimpo ilegal

Uma operação contra o garimpo ilegal de ouro prendeu cinco pessoas na Floresta Nacional (Flona) de Urupadi, no sul do Amazonas.

Entre os presos estão dois militares do Exército.

*

Realizada pela Força Nacional de Segurança e pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), a operação durou cinco dias e desmantelou 34 acampamentos ilegais, equipados com televisão e acesso à internet.

Exército não compactua

Sobre os militares detidos, o Exército informou, em nota, não compactuar com atos ilegais por parte de seus membros.

A corporação afirma ainda que abriu investigação interna sobre o caso.

Expulsão

Segundo o Exército, um dos militares não está lotado em nenhuma unidade, porque estava inativo desde 2011.

O outro será alvo de processo para ser excluído do serviço ativo, porque tem condenação na Justiça Militar superior a dois anos.

Bozo inelegível

O “fora Bolsonaro” ainda não acabou.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça (4) aponta que 51% dos brasileiros defendem que Jair Bolsonaro (PL, foto) seja condenado por ataques às urnas eletrônicas e se torne inelegível por oito anos, conforme prevê a lei.

Bolsomínions

Outros 45% acreditam que o ex-capitão, que retornou ao Brasil na semana passada após quase três meses nos EUA, deve ser liberado pela Justiça Eleitoral para disputar pleitos. O restante (4%) não soube dizer.

Na mira do TSE

Há 16 ações contra Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), incluindo uma que trata do encontro que ele teve com embaixadores estrangeiros em julho do ano passado.

Na ocasião, o então presidente fez ataques às urnas sem apresentar provas.

Se a moda pega...

A  Assembleia Legislativa de Goiás (Alego)  iniciou um processo de compra de 41 caminhonete 4X4 para atender a demanda dos deputados estaduais.

O edital de licitação, publicado nesta segunda-feira, (4) é o primeiro da gestão de Bruno Peixoto (UB), que assumiu a presidência em 1º de fevereiro.

*

A farra com o dinheiro público vai custa aos cofres da Alego a bagatela de R& 10,8 milhões.

Os mais ricos do Brasil

A bilionária Vicky Safra está na listaa dos mais ricos do mundo da revista Forbes

A revista Forbes divulgou, nesta terça-feira (4/4), a lista das pessoas mais ricas do mundo.

Entre os 200 primeiros nomes com maior renda, estão quatro brasileiros, sendo que a bilionária Vicky Safra, viúva do fundador do banco Safra, Joseph Safra, lidera a lista no país.

Os mais ricos do Brasil 2

Confira quem são os quatro brasileiros que estão entre os 200 mais ricos do mundo:

Vicky Safra: a bilionária aparece na 100ª posição, com patrimônio de U$ 16,7 bilhões

Jorge Paulo Lemann: o empresário ocupa 108ª posição, com U$ 15,8 bilhões

Marcel Herrmann Telles: o empresário está na 165ª posição, com U$ 10,6 bilhões

Eduardo Saverin: o cofundador do Facebook está na 171ª posição, com US$ 10,2 bilhões.

General na CPI

A “CPI dos Atos Antidemocráticos”, instalada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, marcou para 4 de maio o depoimento do general Augusto Heleno.

*

Para quem não lembra, o general era o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional do governo de Jair Bolsonaro.

O outro também

Os deputados distritais que integram a comissão também definiram que dia será o interrogatório do general Gustavo Henrique Dutra de Menezes (chefe do Comando Militar do Planalto na gestão passada): 18 de maio.

*

Esses são dois dos 24 nomes aprovados para convocação, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (4).

Essa joia não te pertence

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entregou à Caixa Econômica Federal, nesta terça-feira (4/4), o terceiro conjunto de joias recebido pelo governo da Arábia Saudita e incorporado ao acervo pessoal do ex-titular do Planalto, em 2019.

Põe na sacola

Até agora, descobriu-se que Bolsonaro recebeu pelo menos três conjuntos de joias do país do Golfo Pérsico.

Duas remessas vieram com o ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, em 2021; o primeiro lote a ser revelado foi uma coleção feminina, com colar de R$ 16,5 milhões, e o segundo trata-se de um grupo de joias masculinas.

ÚLTIMA HORA

“TEM EU!” — Acredite, Damares quer ser candidata a presidente

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou que pode ser uma das opções para eleições de direita caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja declarado inelegível para a próxima eleição presidencial. A ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos – aquela que viu Jesus subindo na goiabeira –,  colocou seu nome junto a outros políticos que participaram do último governo para uma eventual candidatura em 2026....

— Tem eu. Não esqueçam de mim, sou boa. Temos muita gente boa na direita, o [Rogério] Marinho, que é extremamente discreto, mas que foi um grande ministro, deu conta do recado. Tem o [Hamilton] Mourão, Tarcísio [Freitas], [Romeu] Zema, temos muita gente boa na direita –, declarou a senadora em entrevista publicada pelo jornal O Globo nesta 3ª feira (28.mar.2023).

— Agora o nosso líder ainda é Bolsonaro. Se ficar inelegível essa conversa com certeza vai ser feita e vamos escolher quem tem mais chance –, disse.

*

Questionada sobre uma eventual candidatura da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Damares afirmou que a presidente do PL Mulher não deseja disputar nenhum cargo eletivo.

—  Hoje o que ela quer fazer é ajudar a fortalecer a direita, quer bater um recorde de mulheres filiadas ao partido. Cargo eletivo ela não fala, hoje não está no coração dela.

ORGULHO

Pela primeira vez Nasa vai lançar ao espaço um astronauta negro e uma mulher

Pela primeira vez em 50 anos a NASA vai enviar uma mulher e um homem preto à Lua. Ambos são astronautas experientes com mais de uma década de trabalho na agência espacial norte-americana. A missão inclui ainda um canadense e o comandante que tem larga experiência no espaço. A missão está prevista para 2024. Christina Koch, de 44 anos, uma astronauta da NASA que detém o recorde de voo espacial mais longo de uma mulher, será especialista em missão no voo Artemis II ao redor da Lua no próximo ano.

Victor Glover, de 46 anos, também da NASA, é um aviador naval, pilotará a espaçonave Orion que circundará a Lua em novembro de 2024, tornando-se o primeiro homem negro a participar de uma missão lunar.

VERGONHA

Uma técnica de enfermagem de Belo Horizonte (MG) foi demitida por  justa causa por ter feito comentário de cunho racista a um bebê o comparando-o a um "macaquinho". A sentença foi realizada pelos julgadores da Nona Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG). A técnica de enfermagem – que teve o nome mantido em sigilo – estava em um plantão noturno e se aproximou da paciente, que havia dado à luz a filhos gêmeos. A ex-funcionária então disse o seguinte comentário: "nossa, seu menino parece um macaquinho".  Segundo testemunhas, os pacientes e todos no setor ficaram desconcertados com o comentário racista e não conseguiram esboçar nenhuma reação, por ter ficado extremamente constrangida.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes